Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão em tratamento dos distúrbios do sono é sobre o uso de acessórios que auxiliam à terapia, como o travesseiro antironco. Afinal, será que ele funciona mesmo? O travesseiro antironco pode ajudar a parar de roncar? A CPAPS responde!
Desenvolvido especialmente para auxiliar as pessoas que sofrem com distúrbios relacionados ao sono, como o ronco e a apneia do sono, os travesseiros antironco possibilitam maior adaptação e relaxamento dos músculos do pescoço e garganta. Eles possuem estruturas de viscoelástico que posicionam o indivíduo confortavelmente, de forma que a passagem do ar pela traqueia aconteça mais facilmente, permitindo que a coluna vertebral fique alinhada. Ao facilitar a respiração, o acessório reduz a ocorrência dos episódios de apneia do sono.
“As vias aéreas ficam mais estreitas e impossibilitam a passagem do fluxo de ar pela garganta. No entanto, é importante lembrar que, apesar de ser um aliado, o travesseiro antironco sozinho não é eficaz para o tratamento do ronco. O acessório deve ser usado como um aliado na terapia respiratória com CPAP, e precisa ser escolhido levando em consideração detalhes como a altura e o material para que ele seja o ideal para cada usuário”, explica o fisioterapeuta da CPAPS, Clêdisson Souza.
Travesseiro antironco: como escolher?
Para evitar vazamentos e desconfortos, escolha um travesseiro antironco que proporcione a sustentação correta do pescoço. Para quem faz tratamento da apneia do sono com uso de um aparelho CPAP, o Travesseiro Viscoelástico Multi-Máscaras, da Perfetto, se ajusta perfeitamente ao corpo, proporcionando um apoio confortável e ideal para utilizar com qualquer tipo de máscara. Outra opção é o Travesseiro CPAP Pillow, da Viscomed, também projetado para pessoas que dormem com máscara de CPAP.
Na loja online da CPAPS, você vai encontrar essas e outras opções de travesseiros antironco. Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro dos melhores produtos para o tratamento da apneia do sono e do ronco.
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
8 comentários