O ronco pode ser um problema para o paciente em diversos momentos. Seja na saúde, no trabalho ou no relacionamento a dois, o distúrbio do sono traz prejuízos para o dia a dia. Continue lendo e saiba mais sobre os efeitos do ronco no corpo humano!
Ronco: indisposição e cansaço
O ronco é um obstáculo para uma boa noite de descanso. As pessoas que são acometidas pela disfunção têm dificuldade de atingir o sono profundo, o que explica o fato do cansaço ser um dos sintomas do distúrbio.
A interrupção da respiração durante o sono também faz com que acorde várias vezes durante a noite, mesmo sem perceber. Por isso, é comum que o portador da apneia do sono acorde mais cansado e fique indisposto durante o dia.
Tendência para ganho de peso
O cansaço derivado de noites de sono mal dormidas interfere nas atividades cotidianas. E você sabia que isso pode acarretar no ganho de peso? Ao se sentir mais cansado, o paciente se sente indisposto para desempenhar atividades físicas. Assim, a tendência é que engorde.
A explicação científica para isso está no fato de que, durante o sono, é liberado o hormônio que controla a sensação de saciedade, a leptina. Além dele, o cortisol faz o controle do nível de açúcar no sangue.
No entanto, a interferência do ronco na qualidade do sono compromete a liberação dessas substâncias e faz com que outros hormônios circulem no sistema sanguíneo. Um deles é a grelina, o hormônio da fome, que intensifica a vontade de comer e culmina no consumo maior de calorias. Como resultado, o aumento de peso é um reflexo da apneia do sono no sistema endócrino, que regula os hormônios no corpo.
O ronco prejudica o desempenho sexual
A má qualidade de sono também atrapalha o desempenho sexual. Por isso, as pessoas que sofrem com o ronco possuem tendência maior a serem acometidas pela disfunção erétil, por exemplo.
As chances são ainda maiores se o paciente acometido pelo ronco for do sexo masculino e possuir idade acima de 40 anos.
Desgaste no relacionamento
Além de afetar a saúde do paciente, o ronco tem consequências negativas no relacionamento a dois. O som é alto e se torna um incômodo para o parceiro, que, por muitas vezes, escolhe dormir em quartos separados. Com o tempo, a relação pode ser prejudicada pelo desgaste das noites mal dormidas. Por isso, procurar o tratamento também é uma forma de preservar o relacionamento.
O ronco é um distúrbio que possui tratamento para evitar o som alto e persistente. Para isso, procure um especialista que indique qual o melhor tratamento. Atualmente, o CPAP é o aparelho mais utilizado no combate ao ronco e a CPAPS possui opções diversificadas do equipamento. Confira na nossa loja online!
- Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMENTRO - 12 de janeiro de 2021
- Como manter o tratamento para apneia nas férias? - 30 de dezembro de 2020
- 15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono - 29 de julho de 2020