privação do sono

A privação do sono pode prejudicar a visão

Tempo de leitura 2 minutos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em cada dez pessoas no mundo, quatro sofrem com algum distúrbio do sono. Mas você sabia que, além de comprometer o funcionamento do organismo, a privação do sono pode prejudicar a visão? Alguns problemas de visão, como o glaucoma, estão relacionados, inclusive, à apneia do sono. Saiba mais neste post do Blog CPAPS!

Apneia do sono pode causar problemas na visão

De acordo com pesquisas feitas pela Mayo Clinic, a apneia do sono pode estar associada a uma variedade de condições oftalmológicas, como síndrome da frouxidão palpebral, glaucoma, neuropatia ótica isquêmica anterior não-arterítica e o papiledema. O líder do estudo, Andrew Waller, explica que isso acontece devido aos efeitos do distúrbio no sistema circulatório e vascular.

Devido a essa relação, os especialistas recomendam que pacientes que sofram com apneia do sono, realizem exames oculares periodicamente para verificar possíveis sinais precoces de glaucoma, segunda doença que mais causa cegueira por meio do aumento da pressão interna do olho.

Leia também: O que comer antes de dormir para ajudar a evitar insônia?

Privação do sono e alterações oculares

Não só a apneia do sono, mas também a privação do sono aumenta o risco de diversas alterações vasculares na retina que, quando não tratadas cedo, podem causar uma perda definitiva da visão. A luz regula todas as nossas funções biológicas, por isso uma boa noite de sono, com a ausência de iluminação, é essencial para a saúde.

privação do sono prejudica a visão
A insônia pode levar a diversos problemas na sua visão.

Além disso, as consequências negativas da privação do sono para os olhos são mais comuns em mulheres pelos mesmos hormônios sexuais femininos que fazem os distúrbios do sono serem mais frequentes entres elas. Contudo, isso não significa que os homens não devam se atentar ao tratamento da privação do sono o quanto antes.

A privação do sono também facilita a contração de conjuntivite viral e bacteriana ou de conjuntivite alérgica, principalmente em áreas secas, já que a pessoa diminui o tempo de lubrificação ocular durante a noite. Os distúrbios do sono comprometem, ainda, a capacidade do nosso organismo de combater essas infecções.

Leia também: Insônia e transtornos de ansiedade em época de coronavírus

7 dicas para tratar a privação do sono

A privação do sono em detrimento à insônia, como pudemos observar acima, causa muitos problemas à saúde. Por isso, o quanto antes começarmos a tratar o problema, menores são as chances de sofrermos as consequências das noites mal dormida. Para te ajudar nisso, trouxemos 7 dicas para te ajudar a acabar com a insônia. Confira!

  1. Evite o consumo de álcool antes de deitar;
  2. Não fume;
  3. Pratique exercícios físicos diariamente;
  4. Fuja de aparelhos eletrônicos antes de deitar;
  5. Evite cafeína e bebidas estimulantes à noite;
  6. Faça refeições leves;
  7. Tire um tempo para ler ou meditar antes de dormir.

O que achou das nossas dicas? Aqui no Blog CPAPS você tem acesso a essas e diversas outras dicas e informações interessantes sobre o tratamento da insônia e a potencialização da saúde respiratória. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *