Blog CPAPS

Oxigenoterapia: conheça 5 casos em que ela é indicada

oxigenoterapia-cpaps

A oxigenoterapia é um tratamento que tem como objetivo aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, que é o ideal para a saúde. É uma terapia complementar que, na maioria das vezes, é prescrita em auxílio a quadros de doenças respiratórias, que em muitos casos comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos do corpo. Continue lendo e entenda!

Quando a oxigenoterapia é indicada?

Fibrose pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e edema pulmonar são algumas das doenças respiratórias que atrapalham a absorção do oxigênio. Nesses casos, a oxigenoterapia é indicada para garantir que a saturação do sangue atinja níveis ideais para o funcionamento do corpo.

“O tratamento com oxigenoterapia é indicado às pessoas que, por algum motivo, ficam com a taxa de oxigênio baixa e precisam da complementação, que pode ser feita com um cilindro ou concentrador de oxigênio”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.

Listamos casos em que a oxigenoterapia é recomendada. Confira!

  1. DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um conjunto de doenças respiratórias que limitam o fluxo de ar e atrapalham a respiração, como a enfisema pulmonar, a bronquite crônica e a asma grave. É uma doença que não tem cura, obstrui os brônquios e dificulta a respiração, deixando o paciente fraco, cansado, com dores de cabeça e falta de ar.

Entre os sintomas da DPOC estão a tosse, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, desconforto no tórax e perda de peso não intencional. “Não há cura para essa doença, mas um tratamento adequado com uso de oxigenoterapia pode retardar a progressão e aliviar os sintomas. É o melhor método de tratamento para manter a DPOC sob controle”, reforça Clêdisson Souza.

Aqui no blog da CPAPS, você entende sobre a relação entre a DPOC e a apneia do sono.

  1. Fibrose Pulmonar

Quem sofre de fibrose pulmonar apresenta sintomas como dificuldade de respirar, fadiga, falta de ar e tosse seca. Essa doença respiratória é caracterizada pelo endurecimento e redução de tamanho dos pulmões. Ela ocorre quando cicatrizes aparecem no tecido dos pulmões, prejudicando a elasticidade e a troca gasosa.

“A fibrose pulmonar não tem cura, pois não é possível reparar os danos provocados no pulmão, mas é possível controlar a doença por meio de medicamentos. A oxigenoterapia é uma das opções mais recomendada pelos médicos, para aumentar o nível de oxigênio no sangue e, desta forma, melhorar a respiração”, completa o fisioterapeuta.

  1. Edema Pulmonar

O edema pulmonar é caracterizado pelo acúmulo de líquidos no órgão. Ele é causado por insuficiência cardíaca, que leva ao aumento da pressão nas veias pulmonares e provoca muita falta de ar. Quando o indivíduo tem uma crise, é necessário recorrer à oxigenoterapia imediatamente, para aliviar os sintomas.

  1. Pneumonia

Com a infecção recorrente da pneumonia, a entrada e saída de gases é comprometida, impedindo que a troca de oxigênio por gás carbônico seja realizada. Desta forma, quanto maior a infecção, mais dificuldades o paciente apresenta para respirar, sendo necessária a utilização da oxigenoterapia para garantir o nível adequado de oxigênio no sangue. “Nesse caso, a oxigenoterapia é utilizada para compensar a baixa concentração de oxigênio no organismo”, diz Clêdisson.

Clique aqui e descubra mais como a oxigenoterapia atua no tratamento da pneumonia!

  1. Taquipneia

A respiração acelerada pode ser causada por doenças pulmonares e outros distúrbios. Fatores emocionais como ansiedade e estresse, além da DPOC, podem provocar a taquipneia, que ainda pode ocorrer após um período intenso de atividades físicas. Para tratamento pontual da taquipneia, pode ser utilizada a oxigenoterapia.

Oxigenoterapia: cuidados necessários

A oxigenoterapia deve ser sempre orientada por um profissional, uma vez que o excesso de oxigênio no organismo pode ser tóxico para pulmão e sistema nervoso central. Utilizar o equipamento adequado e certificado, como os que você encontra aqui na CPAPS, também é essencial para garantir os resultados.

Quer saber qual é o médico responsável por indicar a oxigenoterapia? Clique aqui!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o seu tratamento com oxigenoterapia. Nós temos os melhores concentradores de oxigênio, cilindros, cânulas e máscaras, acessórios e oxímetros para a sua terapia. Caso tenha dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Oxigenoterapia: conheça 5 casos em que ela é indicada' 10 Comentários

  1. 21 de novembro de 2019 @ 10:01

    Estou em Porto Velho – RO e meu pai está com FIBROSE PULMONAR; estamos pesquisando o preço de um um CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO PORTÁTIL COM ESTOJO, pois precisamos sair com ele para passear, e não podemos levar um cilindro de oxigênio, pelo tamanho. Por favor peço cotação.

    • 21 de novembro de 2019 @ 10:12

      Bom dia Euro! Tudo bem?
      Um de nossos consultores encaminhará orçamento para o seu e-mail.
      Tenha um excelente dia!

  2. 13 de dezembro de 2019 @ 11:47

    Bom dia Srs.
    Tenho uma filha qual esta com Fibrose Pulmonar, adquirido por pássaros (Calopsita), e no momento gostaria de esta vendo com Srs., se alguém teria um cilindro de oxigênio para doar, pois estamos em dificuldades acho que todos nós não é ?
    Porem estou falando em nome de uma pai que que não deseja a ninguém tal doença, peço que se alguém puder ou não me ajudar, desde estarei orando por esse filho de Deus…

    • 13 de dezembro de 2019 @ 12:38

      Olá Sr Carlos. Tudo bem?
      Existem algumas opções para conseguir o equipamento necessário. O senhor pode entrar em contato com a secretaria de saúde da sua cidade, ou mesmo entrar com ação no ministério público.
      Alguns planos de saúde também fazem reembolso ou mesmo o fornecimento dos produtos necessários no tratamento.
      Como recebemos muitas solicitações semelhantes, não conseguimos atender da forma como gostaríamos, mas podemos ajudá-lo com a informação de que vários de nossos clientes adquiriram os aparelhos dessa forma, através do SUS ou plano de saúde.
      Desejamos tudo de melhor para o senhor e sua família.

  3. 31 de maio de 2020 @ 16:29

    Boa tarde! Meu sogro está se recuperando da Covid e está necessitando do auxílio do oxigênio. Estou procurando um lugar que alugue. Gostaria de saber se vcs podem me atender e valores. Obrigada! Verônica Rio de Janeiro

    • 2 de junho de 2020 @ 18:03

      Olá Verônica, como vai?

      Em breve um de nossos consultores do setor comercial, entrará em contato com a senhora para te passar melhores informações. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  4. 28 de junho de 2020 @ 20:45

    Tenho 47 anos, com sobre peso, não fumo, não bebo e não faço atividades físicas frequentes. Minha pressão sanguínea é sempre baixa, chega no máximo 13 x 9 com agitação. Desde novo tive episódios de parar de respirar a noite, mas sempre com melhoras e pioras. Mas de uns anos pra cá minha qualidade do sono piorou muito, me viro na cama a noite inteira, as vezes tenho pesadelos. Agora comprei um oxímetro de dedo e comecei a monitorar. quando estou ativo, fica entre 95 e 97 mas se paro num lugar e fico muito tempo vem caindo. A noite quando começo a adormecer cai tanto que já chegou a 88, ai parece que o meu próprio corpo dá uma descarga de adrenalina e meu coração dispara. A impressão é que as vezes esqueço de respirar. Mas olha o interessante. Se eu pegar a minha bicicleta e sair, as vezes ando 25 km e não sinto nada, não tenho tontura, só mesmo batimento cardíaco aumenta. Eu moro em Goiânia que é uma cidade relativamente alta 2750 pés, percebo que quando estou no litoral do Paraná ou na Florida durmo melhor e não tenho tanto mau estar, teria alguma relação. Será que seu mudar pra uma cidade beira mar esse problema pode melhorar. Gostaria de saber se preciso procurar um cardiologista ou um pneumonologista. Muito obrigado.

    • 17 de julho de 2020 @ 17:22

      Olá Francklin, como vai?

      A altitude interfere sim na oxigenação. A saturação baixa é um sintoma de diversas patologias, seria importante que o senhor realizasse um check up, com alguns médicos para identificar a causa, mas de imediato, o mais indicado seria um pneumologista.

  5. 4 de julho de 2020 @ 23:36

    Boa noite,gostaria de saber valor dos oxigênio e se enviam com urgência para Porto Velho-rondônia. Meu esposo está com covid e têm obesidade,em quantos dias chega aqui? . Lu Barros!

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook