Oxigenoterapia

5 coisas que você precisa saber sobre oxigenoterapia

Tempo de leitura 2 minutos

Você já ouviu falar de um método terapêutico que utiliza o concentrador de oxigênio para o tratamento? É a chamada oxigenoterapia, indicada para pacientes com doenças pulmonares que podem ter baixos níveis de oxigênio no corpo e precisam complementá-los com uma porção extra para a melhoria da qualidade de vida.

Oxigenoterapia

O oxigênio é uma necessidade vital para nós, seres humanos. No processo respiratório, o ar que respiramos possui 21% de gás oxigênio. A oxigenoterapia é indicada para aumentar ou manter acima de 90% o nível desse gás, que é trocado entre o sangue e os tecidos.

Dúvidas sobre o tema são bastante frequentes. Fizemos uma listinha de 5 coisas que você precisa saber sobre oxigenoterapia. Se você conhece alguém que faz o tratamento ou precisa iniciá-lo, não deixe de compartilhar essas informações.

  • A oxigenoterapia pode ser feita em casa?

Sim, com o auxílio do concentrador de oxigênio, que é o objeto que armazena moléculas de oxigênio sob a forma de gás comprimido. O Concentrador de oxigênio EverFlo é um modelo estacionário, indicado para uso domiciliar, com simples manuseio. Seu design ergonômico o torna mais fácil para se movimentar, guardar e transportar, permitindo que o paciente leve o equipamento para onde quiser.

  • Preciso de oxigênio extra quantas horas por dia?

Em regra, ele deve ser utilizado 24h, mas em alguns casos, os pacientes só utilizam o oxigênio suplementar para dormir ou realizar atividades físicas. Tudo vai depender da orientação do seu médico.

  • Vou utilizar oxigênio para sempre?

Depende. Os pacientes que necessitam de oxigênio extra para tratar uma doença crônica, devem usá-los sempre. Aqueles que precisarem usar durante uma infecção, por exemplo, podem reduzir e até cessar o uso nos casos de melhora do quadro clínico. É bom lembrar que o paciente nunca deve reduzir ou parar sua oxigenoterapia por conta própria. Em todos os casos, o médico deve ser consultado.

  • Quais são os tipos suplementares de oxigênio?

Existem três tipos: concentrador, sistema líquido ou pressurizado em cilindro de metal. A escolha leva em conta o tempo que você precisa utilizá-lo, além do local onde você mora, custos e demais restrições.

  • O que devo fazer quando for viajar?

É preciso planejar com antecedência e cuidado para viajar com o oxigênio extra.  Já existem concentradores de oxigênio portáteis para essas ocasiões, mas antes consulte as políticas de viagem disponíveis nas companhias de transporte para que ele não falte durante suas viagens, mesmo em casos de atrasos ou emergências. É importante manter uma cópia da prescrição médica de oxigênio extra, além de números de emergências para ligar caso necessário.

Conte com a CPAPS.com.br para adquirir os melhores aparelhos para a oxigenoterapia e tenha mais qualidade de vida!

19 comentários

  1. Estou muito infeliz os Dr. Diz que eu tenho dpoc mais eu desacordo eu tenho certeza E outra doença mais nem se preocupam de investigar so Deus preparando um anjo pra poder descobrir
    • Olá Rita, como vai? Para adquirir o produto pelo SUS, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Saúde de sua região para verificar quais são os procedimentos necessários à serem realizados. Comercializamos concentradores de oxigênio, segue link para verificar as opções e ofertas: https://www.cpaps.com.br/oxigenoterapia/concentrador-de-oxigenio
  2. Sempre que tenho dúvidas em relação a diagnóstico, procura mais de uma opinião, isso ajuda muito, e o principal, sentir confiança no profissional de saúde
  3. Eu uso 2 medicamentos para DPOC.e enfisema por conta que fumei muitos anos .não sinto falta de ar Só cansaço e minha saturacao e sempre baixa 88% depois sobe um pouco mais não passa 91%.que devo fazer .
  4. A 10 dias meu pai está fazendo uso de oxigênio e já começaram a falar que aquele líquido que serve para umidecer as narinas causa água nos pulmões, gostaria de saber se isso procede?
    • Olá Leila, tudo bem? Agradecemos pelo contato. O Umidificador é um acessório com finalidade de proporcionar conforto ao paciente, aliviando os sintomas indesejados como ressecamento e congestão nasal, normalmente provocados com oxigenoterapia acima de 3 litros por minuto.Quando a água retorna para a cânula, é preciso diminuir a quantidade de água no copo do Umidificador. Para maiores informações, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! Estamos à disposição!!
    • Olá Marinete, boa tarde! Como vai? O tempo de utilização do oxigênio é bem particular, onde existe pacientes que utilizam por 24h por dia e outros que só utilizam de forma suplementar, para dormir ou realizar atividades físicas, depende bastante da patologia e orientação do seu médico. 😁
  5. Minha avó tá internada teve gripe e acabou arrancando a bronquite dela . Ela usava bombinha . Mas agora que ela tá pior não tá conseguindo ficar sem oxigênio e tbm deu no exame que ela tá com arritmia cardíaca. O médico disse q ela terá q usar balão d oxigênio em casa. Será que é só por enquanto ou vai ficar dependente pra vida toda ? Obs... Eu estou longe dela no momento . Minha mãe q está com ela
    • Ei Márcia, tudo bem? É muito importante realizar esse tipo de verificação com o profissional que acompanha o paciente pois ele terá a prontidão as devidas informações. Desejamos melhoras e permanecemos à disposição!❤
  6. Para Maria Amélia santos de Oliveira Não sei quais os seus sintomas, mas você já procurou um dentista especializado em problemas orofaciais? Às vezes os problemas na mandíbula ou outra região da face atrapalham a respiração, causando má oxigenação. Descobri esse tratamento e não precisei usar CPAP Boa sorte.
  7. Minha mãe terá usar oxigenio em casa pois oxigenio dela tá abaixo 88 Será ela terá usar para sempre isso pode atrapalha cirurgia de ernia Ela tetra fazer está cirurgia
    • Olá Adriana, como vai? É muito importante buscar o profissional que realiza o acompanhamento da sua mãe, para que possa sanar todas as dúvidas conforme o caso dela. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *