Máscara facial ou máscara nasal, você sabe qual é a terapia respiratória ideal para seu tratamento da apneia do sono? Atualmente, existem modelos diferentes para cada paciente. Foi pensando nisso, que nós do Blog CPAPS, separamos algumas características para te ajudar a escolher entre a máscara facial e a máscara nasal!
Máscara nasal: qual escolher?
A máscara nasal tem como função transportar o fluxo de ar do CPAP ao sistema respiratório do paciente, através da respiração nasal. Ela é indicada para pessoas que conseguem respirar somente pelo nariz durante o sono e para quem está em fase de adaptação.
A estrutura da máscara nasal é bastante eficiente para pacientes que respiram somente pelo nariz, pois envolve apenas essa região do rosto. Na maior loja online de CPAP no Brasil, você encontra máscara nasal para pessoas com claustrofobia, que usam barba, que dormem de lado ou que possuem sono agitado. Confira em nosso site!
Máscara de almofadas nasais: o que é?
Existem diferentes tipos de máscaras nasais. Uma delas inclui almofadas nasais, que projetam o fluxo de ar enviado pelo CPAP diretamente nas narinas do usuário.
Fabricada a partir de materiais como silicone e gel, essa máscara nasal é desenhada com intuito de dar mais conforto e liberdade durante o sono no tratamento da apneia do sono.
Especialistas recomendam esse tipo máscara de almofada nasal para pressões entre 4cm/H2O e 11cm/H2O em razão do conforto, uma vez que tem contato direto com as vias respiratórias.
Quando usar máscara facial?
A máscara facial deve ser usada quando há incômodos de ressecamento na boca e na garganta durante o uso do CPAP ou quando se percebe vazamento de ar pela boca. As pessoas que estão iniciando a terapia e respiram pela boca, como acontece em casos de rinite e sinusite, por exemplo, precisam optar pela máscara facial para evitar qualquer desconforto. Ao contrário da máscara nasal, a estrutura abrange a boca e o nariz. Ela possui duas classificações principais, a oronasal e a total.
Além disso, a máscara facial envolve as regiões do nariz e da boca, com intuito de evitar que o fluxo de ar escape. A facial total possui o mesmo objetivo, mas foi projetada especificamente para pacientes acamados e que tenham dificuldade de ajustar a máscara, pacientes que utilizam dentadura ou que possuam alguma irregularidade facial.
Como comprar uma máscara facial
Por ter mais contato com o rosto, a máscara facial deve ser escolhida com critério para que não cause desconforto durante o uso. É preciso considerar todos os aspectos, primeiramente a pressão de tratamento da apneia do sono, o tipo de pele, se tem um sono agitado ou não, e principalmente se faz uso de barba ou bigode.
A máscara facial oronasal, por exemplo, deve ser bem escolhida quando for atrelada a um aparelho CPAP automático. Isso porque o equipamento compensa possíveis fugas de ar, o que pode ser desconfortável para o paciente em tratamento da apneia do sono. Assim, o modelo da máscara deve ser aconchegante, para que o paciente se sinta bem durante a noite.
Na maior loja de CPAP no Brasil, estão reunidas máscaras nasais e máscaras faciais diferenciadas no mercado. Confira em nosso site!
- Saúde do cérebro pode ser afetada pela posição de dormir - 30 de agosto de 2024
- Entenda os riscos de adaptar máscaras e acessórios CPAP - 29 de agosto de 2024
- Como um CPAP de última geração pode transformar seu sono - 28 de agosto de 2024
15 comentários