Os 3 fatores que mais atrapalham na hora de dormir

Você já se pegou revirando na cama sem parar, acordando durante a noite, ou encarando o teto sem conseguir dormir?  Dormir é uma ação natural do corpo, que exige descanso após um longo dia, mas pode acabar sendo uma imensa dificuldade para aqueles que não conseguem “pregar os olhos” à noite. A dificuldade em adormecer ou manter o sono não é raro, e pode acometer as pessoas por diversos motivos.

Rotina irregular

O sono pode ser facilmente prejudicado por conta de uma rotina irregular. Nosso relógio biológico sincroniza todas as células em nosso corpo para funcionarem em um período de 24 horas, no ritmo circadiano. Esse período é dividido em dois: dia e noite, que o corpo sincroniza de acordo com a luz e o escuro. 

A luz do dia faz com que o cérebro reduza a produção de melatonina, o “hormônio do sono”. E esse hormônio é o que induz o corpo a dormir. Uma rotina irregular (dormir durante o dia ou ficar acordado durante a noite) atrapalha o relógio interno. Isso leva o corpo a sentir vontade de dormir em momentos em que a pessoa precisa estar alerta, como no trabalho ou dirigindo, por exemplo.

Alimentação

Algumas comidas e bebidas podem interferir no sono por agirem como estimulantes, como a cafeína. Além dessa substância, a ingestão de álcool antes de dormir atrapalha nos ciclos de REM (movimento rápido dos olhos), no qual, ao invés de sete ciclos, pode-se ter apenas um ou dois – o motivo pelo qual você acorda cansado no dia seguinte.

Alimentos que contém a substância química tiramina, como bacon, queijo, nozes e vinho tinto também podem te manter acordado. A tiramina prova a liberação de noradrenalina, um estimulante cerebral. Sendo assim, será mais difícil pegar no sono. 

Ansiedade e estresse

Os 3 fatores que mais atrapalham na hora de dormir

É difícil dormir quando a mente está cheia de preocupações, repensando sobre o dia ou o que acontecerá depois. Por isso, o ideal é praticar algum exercício de relaxamento (como um jogo de quebra-cabeça ou utilizar técnicas de meditação e respiração) antes de dormir. Manter o celular próximo do travesseiro também deve ser evitado. Desative todas as notificações no período noturno para que, assim, você não seja atrapalhado quando estiver prestes a descansar.

LEIA TAMBÉM

+ Entenda o que é mindfulness e como pode te ajudar a dormir melhor

+ Remédio para dormir pode ser prejudicial para quem tem apneia do sono?

+ 5 chás que podem te ajudar a dormir melhor

Compartilhe esse conteúdo

Um comentário

  1. Eu já fiz polissonografia c cepas, .uma vez sem , é outra com cepas… não deu apneia . Mas para ser sincera com o sono o fato de dormir muito já até acostumei . Mas oque me incomoda é quando perco a força no corpo . Quebro copo , prato.pq perco a força nas mãos, isso é já fiquei com olho roxo , braço perna de pancada quando caio.. é sabe o pior na sua mente vc tá vendo.que vai Se machucar se cair , mas a mente não controla o corpo .. . E a vergonha ?fui mandada do serviço pq não tava entendendo oque tava acontecendo isso já tem 7 anos e até agora não. Consegui provar oque realmente tenho .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *