Neste mês de novembro, no dia 17, é comemorado o dia da CRIATIVIDADE! Essa aptidão tão importante pode até ser mais aflorada em algumas pessoas, mas todos nós somos pelo menos um pouco criativos.
A criatividade é a habilidade de encontrar soluções, ideias originais e inovadoras para resolver determinados problemas no dia a dia, no trabalho, em casa e até na terapia do sono, por que não?! E quando se trata de criatividade para dormir com o CPAP, as soluções são inusitadas, porém frequentemente perigosas então é preciso tomar cuidado. Quer conhecer as 6 soluções mais criativas já registradas na CPAPs.com.br? Continue lendo o post.
Colar peças da máscara
Quando a máscara de CPAP quebra bem na hora de dormir, é um verdadeiro pesadelo. Não tem como comprar outra na mesma hora, então o jeito é encontrar uma solução rápida até conseguir substituir a peça ou trocar a máscara. Por isso, é bastante comum colar peças da máscara, mas isso nem sempre é uma solução segura. Houve um caso em que recebemos um cliente com o cotovelo da máscara colado e parte do respirador bloqueado. É uma situação perigosa que compromete o desempenho da máscara a oferece riscos à saúde. Quando qualquer peça dela estragar, é fundamental substituí-la o mais breve possível.
Costurar o fixador da máscara
Talvez essa seja a solução mais frequente quando o velcro descola do fixador, mas está longe de ser ideal. Quando o fixador chega ao ponto de descolar o velcro quer dizer que está bastante relaxado e, portanto, impróprio para uso. Isso significa ter que apertar a máscara mais do que o necessário para obter o mínimo de vedação, prejudicando drasticamente o conforto. O fixador dura em média de seis a 12 meses e deve ser trocado antes de ficar relaxado para manter o conforto ao utilizar a máscara.
Tampar furos na traqueia
Algumas pessoas procuram tampar pequenos furos ou rasgos na traqueia com fita crepe ou adesiva. Parece uma solução inocente, mas não é! A coisa mais inteligente é comprar uma nova traqueia, ou até duas para ter uma de reserva. A terapia toda pode ser prejudicada devido ao(s) vazamento(s), pois o CPAP não vai ser capaz de entregar o nível de pressão que deveria. Se você precisar fazer isso, que seja por poucas noites, até sua traqueia nova chegar.
Usar qualquer espuma como filtro do CPAP
Os filtros de CPAP não são feitos de uma espuma qualquer. Eles são produzidos com manta específica para equipamentos médicos. Ao utilizar uma espuma comum, como a de poliuretano, seu equipamento não terá a ventilação necessária, provavelmente irá superaquecer e parar de funcionar. Infelizmente já vimos isso acontecer. A assistência técnica caracteriza isso como mau uso e a garantia não cobre. É um exemplo do famoso barato que sai caro. Trocar os filtros não é um gasto desnecessário, e sim um cuidado essencial com sua saúde e seu equipamento.
Usar umidificador não compatível com CPAP
Para quem não está familiarizado com os equipamentos CPAPS, essa imagem pode representar só um aparelho no mínimo diferente. Mas na realidade são equipamentos de marcas totalmente diferentes utilizados em conjunto, e de maneira bem errada. O CPAP M-Series (aparelho preto) é um equipamento da Respironics, que já saiu de linha há algum tempo, então é difícil encontrar um umidificador para ele. Talvez tenha sido por isso que o Umidificador da Apex Medical foi curiosamente adaptado no CPAP M-series. Essa imagem foi retirada de um anúncio nos classificados online. O vendedor descreveu que o aparelho era novo e estava vendendo porque não havia se adaptado. Também pudera! Ninguém consegue conforto e eficácia usando produtos incompatíveis.
Usar máscara facial como nasal e vice-versa
Infelizmente, já registramos mais de uma vez algumas pessoas tentando usar máscara facial somente no nariz, ou uma tentando fazer a máscara nasal caber no nariz e na boca. Além de perigoso, é extremamente ineficaz e o desconforto é tão grande que é impossível dormir uma noite sequer. Ao comprar sua máscara no site CPAPs.com.br, certifique-se de escolher o modelo conforme a recomendação do médico, e sempre faça o guia de tamanho para garantir que a máscara escolhida não ficará nem pequena e nem grande demais no seu rosto. Esse é definitivamente o primeiro passo para conseguir se adaptar e dormir bem com o CPAP.
Algumas dessas soluções criativas são algumas vezes inevitáveis, mas devem ser temporárias e não definitivas. Inspecione máscara, traqueia e filtros com frequência e faça sua substituição assim que encontrar qualquer problema. Manter os produtos em perfeitas condições é a melhor forma de ter o tratamento da apneia do sono verdadeiramente eficaz e uma boa noite de sono.
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023