Adotar uma dieta adequada de alimentação é essencial para manter o seu organismo em funcionamento da melhor maneira. E ter uma alimentação saudável é uma preocupação atual de muitos brasileiros, como indica um estudo realizado pela Ticket. Com base na participação de 45 mil trabalhadores de 19 países diferentes, incluindo o Brasil, a pesquisa afirma que 73% dos participantes estão cada vez mais atentos aos hábitos alimentares e à saúde.
O estudo da Ticket também contou com a participação de 1.700 restaurantes que atendem este público e percebeu que 61% desses estabelecimentos notou uma busca maior por uma alimentação mais saudável – sendo que o público brasileiro se destaca, tendo 70% dos consumidores optando por refeições mais saudáveis.
É fato que ter uma dieta adequada de alimentação contribui para um estilo de vida mais saudável e traz diversos benefícios para a saúde humana. Mas como ela influencia na qualidade do seu sono?
Continue a leitura do conteúdo de hoje para descobrir as vantagens de adotar hábitos alimentares mais saudáveis e melhorar seu sono com a CPAPS!
Leia também – Qualidade de vida é uma prioridade para os jovens
Vantagens de adotar uma dieta equilibrada
Uma alimentação equilibrada é essencial para encaminhar os nutrientes à corrente sanguínea e, assim, a todo o organismo. Quando falamos em nutrientes, nos referimos a vitaminas, minerais, aminoácidos e demais itens que são primordiais para a saúde – e para manter o corpo em pleno funcionamento ao longo do dia.
Assim, com uma dieta alimentar adequada, é possível:
- Ajudar no controle de peso;
- Contribuir para ter mais energia, disposição e menos cansaço;
- Fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças;
- Equilibrar os níveis de nutrientes que influenciam o psicológico e o emocional;
- Melhorar sua qualidade de vida e de sono.
Qual a relação entre o sono e a dieta adequada?
O sono é essencial para restaurar algumas funções do nosso organismo, como repor energias, equilibrar os níveis metabólicos e produzir proteínas, por exemplo. E, quando você possui uma dieta adequada de alimentação, seu sono se torna ainda melhor – e mais saudável.
Isso acontece devido à ingestão dos nutrientes que compõem a sua alimentação ao longo do dia. Elaborar uma dieta equilibrada com frutas, fibras, grãos e leguminosas influencia no tempo e na qualidade do seu sono. Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine indica que pessoas que consomem mais fibras e menos gorduras em sua alimentação dormem mais e melhor – uma média de 6 a 9 horas de sono.
+ Ler também: Resposta definitiva: chocolate faz mal para a saúde ou não?
Como elaborar uma dieta adequada
Elaborar uma dieta adequada de alimentação, com mais frutas, verduras, legumes e fibras, é a melhor maneira de melhorar toda a qualidade da sua vida – e, consequentemente, do seu sono. Atenta à importância de um estilo mais saudável de vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente atualizou as diretrizes acerca do consumo de gorduras e carboidratos.
Esta é uma maneira de observar, com cuidado, a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos. Assim, a OMS recomenda:
> A ingestão de 10% de gordura saturada (presente em carnes gordurosas, laticínios e óleos) e de 1% de gordura trans (encontrada em frituras e salgadinhos industrializados), no máximo;
> A troca de gorduras saturadas e trans por ácidos de fontes vegetais (como azeite de oliva) e ácidos graxos poliinsaturados (que podem ser encontrados em óleos de peixes);
> Consumir diariamente cerca de 400 gramas de vegetais, 400 gramas de frutas e 25 gramas de fibras.
Cuide da sua qualidade de vida com quem cuida de você
Se alimentar adequada e corretamente permite que você aprimore, diariamente, a qualidade da sua vida e da sua saúde mental, emocional e física. E cuidar de você por completo é essencial para você melhorar a qualidade do seu sono e conseguir, por fim, descansar com tranquilidade e conforto.
Então que tal continuar cuidando da sua qualidade de vida com a CPAPS? Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem dicas, novidades e tendências relevantes para melhorar sua qualidade de vida e de sono. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Fontes: Journal of Clinical Sleep Medicine.