Ao ser diagnosticado com apneia do sono, a primeira preocupação do paciente é com a adaptação ao tratamento, que é feito por tempo indeterminado. Isso faz com que muitas pessoas fiquem inseguras e negativas quanto ao uso do novo dispositivo.
Geralmente, o primeiro contato com o aparelho acontece através do fornecedor. Assim, além de ter a oportunidade de conhecer melhor o tratamento e os produtos, é possível esclarecer muitas dúvidas sobre a terapia do sono. Inicialmente, é natural ter resistência ao uso do aparelho e enfrentar dilemas do tipo: como ter conforto usando um dispositivo para dormir.
Por isso gostaríamos de compartilhar algumas dicas que obtemos no decorrer do tempo, através da experiência de muitos usuários, e que comprovam que é possível, sim, ter conforto durante o sono com o CPAP, e aproveitar melhor cada minuto de descanso.
Ajuste a sua máscara
O ajuste da máscara é um fator importante para manter o conforto do tratamento. Usar uma máscara com ajuste inadequado ou desalinhado pode afetar a vedação e principalmente o bem-estar, além de influenciar na integridade do tratamento com CPAP.
Cada modelo de máscara possui um guia de ajuste no manual, que deve ser seguido tanto para o bem-estar do usuário quanto para aumentar a durabilidade do acessório, uma vez que o uso sem o ajuste adequado pode causar danos ao equipamento como rasgar a almofada de silicone, por exemplo.
Acomode o tubo/traqueia
O tubo é um acessório que pode incomodar durante a noite, principalmente se o usuário tiver o sono muito agitado, pois ele pode se envolver no paciente.
As máscaras possuem conectores giratórios de 360º, ou um tubo curto flexível, sendo assim, uma solução é passá-lo por trás do travesseiro, ou em cima da cabeceira da cama. Dessa forma, o paciente terá liberdade para se mover e o tubo não incomodará.
Use um travesseiro adequado
A posição na qual o usuário de CPAP se acomoda para dormir pode variar durante o sono, e isso acontece inconscientemente. Usar a máscara com um travesseiro comum, e deitar de lado, por exemplo, pode deslocá-la ou pressioná-la contra o rosto causando fuga de ar e desconforto, além de algumas vezes acordar com a face marcada devido à posição em que dormiu.
Atualmente existem travesseiros apropriados para usuários de CPAP, graças aos estudos constantes dessas necessidades. O travesseiro Multi – Máscaras da Perfetto, por exemplo, é um modelo que possui encaixe nas laterais, altura ideal para acomodar o pescoço e a cabeça, além de material viscoelástico, muito indicado por médicos e fisioterapeutas, devido ao alinhamento da coluna e melhor repouso do corpo.
Higienize os acessórios
A máscara e os acessórios, depois de algum tempo de uso, podem ficar com fortes odores, causar coriza, tosse e congestão nasal. Além disso, a almofada da máscara absorve a oleosidade e os resíduos da pele, o que afeta a vedação e o conforto durante o sono.
Por isso, a almofada deve ser higienizada diariamente, e os demais acessórios como tubo, fixador e armação, podem ser limpos semanalmente.
Na CPAPS.com.br você encontra diversos produtos para o tratamento da apneia do sono, além de uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.
- 6 dicas para melhorar sua terapia com CPAP em 2025 - 10 de janeiro de 2025
- Anvisa aprova detecção de apneia do sono pelo Apple Watch - 9 de janeiro de 2025
- Psicoterapia é eficaz contra a insônia? - 3 de janeiro de 2025
4 comentários