traqueostomia

Traqueostomia: 10 dúvidas mais frequentes sobre o tema

Tempo de leitura 4 minutos

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico indicado para quando há obstrução das vias aéreas ou quando existem condições que atrapalhem ou impossibilitem a respiração de uma pessoa. Apesar de ser um procedimento antigo na medicina, ainda existem muitas dúvidas sobre a traqueostomia – e a CPAPS responde às 10 mais frequentes!

1. O que é traqueostomia?

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia. O objetivo dessa cirurgia é manter a traqueia aberta por meio de um tubo de metal ou de plástico, conhecido como cânula.

2. Quando é necessário fazer traqueostomia?

É necessário fazer traqueostomia para complementar determinados procedimentos cirúrgicos ou para manter a respiração estável, sem comprometer tanto o conforto do paciente, durante a internação e o tratamento.

3. Qual é o objetivo da traqueostomia?

Ao realizar uma traqueostomia, o principal objetivo é oferecer acesso direto às vias aéreas, para manter o pleno funcionamento da musculatura respiratória. Esse procedimento ocorre principalmente em casos de urgência, em que o paciente tem acúmulo de secreção.

4. Quanto tempo o paciente fica com a traqueostomia?

O tempo para permanecer com a traqueostomia depende das condições do paciente – e estas são inúmeras, como se é um procedimento reversível, se será temporário, entre outras condições. Há casos em que a traqueostomia se torna definitiva para o paciente.

5. Quais os cuidados necessários com a traqueostomia?

A rotina de cuidados com a traqueostomia deve ser rigorosa para evitar graves complicações, como a infecção pulmonar e a asfixia. É necessário sempre retirar a cânula interna para higienizá-la, além de sempre trocar a gaze que fica ao redor do procedimento para limpar a pele do pescoço antes de inserir uma nova cânula.

duvidas traqueostomia

6. Como aspirar a traqueostomia?

Para evitar a obstrução da cânula, é preciso utilizar um aspirador de secreções. Esse tipo de procedimento é importantíssimo para aspirar o acúmulo de secreções – que pode dificultar a chegada do fluxo de ar aos pulmões.

Caso o cuidador não possua o aspirador de secreções, o paciente deve inalar ou receber 2 ml de soro fisiológico no interior da cânula externa. Esse produto ajuda a expelir a secreção por meio da tosse e, consequentemente, contribui para a limpeza da cânula.

7. Quais são os riscos da traqueostomia?

Assim como o tempo de permanência, os riscos de uma traqueostomia também variam de acordo com as condições do paciente. É preciso levar em consideração que, como qualquer procedimento cirúrgico, uma traqueostomia possui riscos como sangramentos, obstrução da cânula por secreção, infecção, lesão do esôfago, fístulas, edemas na região, problemas ao deglutir alimentos ou na cicatrização.

8. Quais são os modos ventilatórios utilizados em traqueostomias?

A escolha do modo ventilatório é outra situação que depende da necessidade do paciente. Os ventiladores mecânicos possuem alguns modos que podem ser ajustados com ventilação de volume não controlada, ventilação assistida controlada, ventilação com pressão de suporte e pressão positiva contínua.

9. Como é o procedimento de aplicação da traqueostomia?

Por ser um procedimento cirúrgico delicado, a traqueostomia é realizada com o paciente sob anestesia geral. A região é higienizada pelo cirurgião para receber o corte na traqueia – necessário para expor os anéis de cartilagem. Em seguida, o profissional é responsável por fazer um segundo corte entre dois anéis da traqueia para inserir a cânula, de maneira que a parte externa e o meio se comuniquem.

10. Em quanto tempo o paciente pode retirar a traqueostomia?

Quando o uso for temporário, o paciente pode retirar a traqueostomia. Isso significa que o quadro do paciente é reversível e ele já pode voltar a respirar saudavelmente. O tempo médio de recuperação do paciente que faz a decanulação é entre cinco e 30 dias.

Dicas de quem possui expertise no tema!

Para os pacientes que fizeram a traqueostomia, uma dica importante é usar o spray de barreira. Essa é uma solução de secagem rápida e incolor, não gordurosa, resistente a água e álcool, que forma uma película protetora na pele. Assim, o spray ajuda a amenizar irritações e incômodos da traqueostomia. Cada aplicação do produto pode ser feita a cada 72 horas, obtendo mais resultados a cada aplicação, e auxilia a prevenir possíveis dermatites e lesões.

Outra dica valiosa é utilizar a máscara de traqueostomia, que contribui para reduzir chances de escape de ar e melhorar o conforto de maneira segura para o paciente.

Tecnologia que oferece conforto aos pacientes

Na CPAPS, a segurança e o conforto dos pacientes é o nosso principal objetivo. Por isso, você pode encontrar o ventilador mecânico Trilogy 100, com modos ventilatórios e conforto excepcional, e o ventilador mecânico Astral 150 disponíveis em nosso site. A solução que proporciona cuidado de maneira segura possui tecnologia avançada e menu descomplicado para os profissionais da saúde que operam os equipamentos.

Além de equipamentos que oferecem conforto respiratório na ventilação mecânica, acessórios como cateter mount e filtro HME também podem ser encontrados em nossa loja online! Para receber informações e esclarecer dúvidas sobre outros produtos para uso em traqueostomias, acesse o nosso contato via chat online ou WhatsApp. Será um prazer te atender!

Conheça a CPAPS

Aqui em nosso blog, você fica por dentro de diversos temas interessantes relacionados à saúde, autocuidado, respiração, apneia do sono, qualidade do sono e hábitos saudáveis. E todos os nossos conteúdos sempre estão recheados de muitas dicas para você. Clique aqui, acesse a página principal do nosso blog e leia mais sobre saúde!

100 comentários

  1. Boa noite Fiz traqueostomia,fiquei 30 dias entubada devido ao covid19,sinto um desconforto na garganta depois que fiz a traqueo,fico como se tivesse secreção o tempo todo na garganta,mas não tem,estou de alta já fez dois meses,o que pode ser? Será que me machucaram ao fazer a traqueo? Fico nervosa pois não para de raspar a garganta,tbm sinto muito cansaço e falta de ar!!
    • Olá Leda, como vai? É muito importante que a senhora busque um profissional médico e apresente esses desconfortos para que possa obter melhores informações à respeito.
  2. Oiii boa noite Júlia tudo bem então minha vó tá enternada e tá entubada ela tá com 80% do pulmão machucado e ela vai fazer traqueostomia c ela fazer isso vai ajudar o pulmão dela ? A melhora tô muito preocupado com a saúde dela ......
  3. Gostaria de informação. O que devo fazer no caso do paciente que usa tqt está engasgado. Desensufleu o caff, já foi realizado aspiração tqt,nariz e boca. Ele foi colocado em inalação. Mas ainda continua engasgado . O que fazer ??????
  4. olá Boa noite meu filho está usando traqueio de metal teve alta com ela ele não fala mais se possível por favor me responde a secreção está clara e pode canula
    • Olá Glória, como vai? Seria muito importante buscar um profissional fisioterapeuta para analisar clinicamente o quadro do paciente para que possa responder a sua questão referente a fala.
  5. Boa noite Gostaria de saber se o corte da traqueo depois que é retirado e cano fecha e cicatriza sozinho ? Podendo a pessoa voltar a respirar sozinha
  6. Gostaria de informação. Minha mãe está na UTI pneumonia e COVID 19 e me ligaram pedindo autorização para Traqueo....ela está sedada entubada...Com a traqueo ela fica sem sedação?
    • Olá Márcio, como vai? Cada paciente possui um quadro clínico e uma recuperação diferente, seria muito importante sanar essa dúvida com o profissional que realizará o procedimento.
    • Olá João, como vai? Somos especializados na área do sono, no entanto, é de suma importância que o paciente realize acompanhamento com um profissional, pois cada caso é particular e deve ser analisado fisicamente por um especialista.
  7. Minha enteada usa traquia há dez anos. Na literatura médica sabe me dizer o registro do tempo máximo que um paciente usou ou ainda usa a traquia?
    • Olá Roberto, como vai? Há pacientes que utilizam a traqueostomia por longos períodos e até continuamente. O tempo para a permanência pode variar, pois depende do quadro clínico do paciente.
    • Olá Jéssica, como vai? Todos os procedimentos cirúrgicos possuem riscos. É de suma importância conversar com o profissional que realizará o procedimento, para que ele possa sanar suas dúvidas sobre a cirurgia baseado no quadro clínico do paciente.
    • Olá Ojana, como vai? Sempre buscamos informar e orientar nossos leitores corretamente, no entanto não conseguimos trazer indicações clínicas pois podem interferir diretamente na saúde do paciente. É muito importante manter um acompanhamento com um profissional médico e próximo. Permanecemos à disposição para ajudar! 😊
  8. Meu filho sofreu acidente teve TCE. 3 meses na UTI. Fez Traqueostomia, depois de 2 anos fez cirurgia na AACD. Cicatrizou perfeito. Agora se contaminou com covid. Tem 16 dias q esta entubado.. Os médicos querem reabrir a Traqueostomia, estou com receio. Será q terá evolução?
  9. Tenho mais de um ano que eu fiz uma traquiotomia .mais sinto muita tosse e faltar de ar.como se algo incomodasse muito.ir sinto tosse seca frequente. Pode mim dar uma explicação por favor.
  10. Ah um ano passei por um traquiotomia. Hoje cinto faltar de ar como se algo incomodasse de mais na minha garganta.e tenho uma tosse cerca.poderia mim dizer se depois de tanto tempo tem algum perigo de algum sangramento .ou algo mais.por favor mim sjude
    • Olá Raimunda, como vai? É normal que após a traqueostomia o paciente sinta alguns desconfortos. Sendo recorrentes, é importante que procure um profissional para analisar clinicamente.
  11. Olá. Por gentileza, pacientes que fazem traqueostomia por covid costumam ir para casa com a cânula? Ou é comum retirarem antes? Obrigada.
    • Olá Debora, bom dia! A traqueostomia pode ser temporária ou definitiva, depende bastante do quadro clínico do paciente. Nesse caso indico conversar com o profissional que está acompanhando de perto o tratamento.
  12. Boa noite! Meu sogro estar traqueostomisado devido um câncer maligno que o deixou sem ar , mais enfim. Ele parece evitar falar ou no consegue falar , bom as vezes da pra escutar a voz dele ,mais a maioria do tempo é só gesticulando, e outro só quer comer comida ralada ou bem amassada , ele pode continuar assim almoço e janta é um copo de comida ralada , ele começou a fazer a 1 sessão de quimioterapia, depois da químico a glicose alterou bastante mais com tempo formalizou. Será que ele não deveria ser incentivado a falar e comer a comida mais sólida no prato ,pq até agora é praticamente líquida pq ele almoça e bebe no copo como se fosse água
  13. Boa noite! A minha esposa fez uma traqueostomia, mas já se fechou é normal a pessoa desgustrar com sentimento de engasgado e falta de ar
    • Olá Núbia, como vai? A recuperação e o procedimento de Traqueostomia pode ter reações diferentes em cada paciente, por essa razão sempre aconselhamos à importância de verificar as questões clínicas fisicamente com o profissional que acompanhará o paciente no pré e pós - procedimento, tendo assim uma análise completa. Esclarecer questões clínicas sem avaliar o quadro do paciente poderá ser prejudicial à saúde e emocional do próprio leitor e paciente.
    • Olá Karol, como vai? Obrigada por entrar em contato. O período de sedação pode depender do procedimento. Essa questão é muito importante verificar com o profissional que realizará a cirurgia e acompanhará o pós operatório.
  14. Olá,meu filho ficou na UTI entubado por vinte e um dias. Foi feito a traqueostomia,já faz doze dias ele está estável, mas não fala só gesticulando. Isto pode ser passageiro ou pode não voltar a fala , estamos preocupados.
  15. Olá bom dia minha irmã faz um mês que esta entubada por conta do covid ontem fez traqueostomia sera que pode ter uma vida normal estou muito preocupada
  16. Olá qual o risco de nao fazer a traqueo depois de 20 dias entubada? Assinamos a altorizaçâo para realizarem o procedimento, mais Tiraram a intubação e agora está em total observação por 72 horas, pra ver como reage.
  17. Tem algum risco de tirar a canula externa por um tempo ( uma hora) ? Fica Mais fácil de falar sem ela. Estou na minha segunda tqt pra tratar uma estenose. Reparando os danos da covid!
  18. A minha filha tem 4 meses e precisou fazer traqueostomia. Estou no hospital com ela ainda. Nós moramos em casa de madeira, tem algum problema morar em casa de madeira, por conta da traqueostomia??
  19. Minha irma usá traqueostomia ja a 4 mes apos covid ela deu uma parada de 6 minuto ,esta em casa mas tem muita secreção gostaria muito de saber o que tenho que fazer pra melhorar, ou que devo fazer.
  20. Fiz traqueostomia dia 25 de junho saiu secreção amarela bem grossa e agora tá saindo secreção mais clara pois passei na médica e ela receitou acetilcisteina e inalação com soro para expectorar mesmo assim ainda tenho muita tosse. Esse procedimento foi feito por estava com falta de ar devido a um câncer de laringe. O que me incomoda muito é a tosse. Me alimento e bebo água normalmente graças a Deus e tenho fé e creio em nossa senhor Jesus Cristo que pelo poder dele serei curado. Vou fazer quimioterapia e radioterapia. Deus dá sabedoria de ciência aos médicos. Mas quem tem poder de curar é DEUS.
  21. Olá!Boa noite!Minha mãe está na UTI entubada há 11 dias.Segundo os médicos exames estão tidos satisfatórios, evoluindo na saúde , no aparelho da entubação o mínimo que ela tinha que marcar seria 200 , minha mae alcançou 260 , oxigenação melhorou, mas que ainda nota -se falta de ar e secreção , então a necessidade de fazer a Traqueostomia, não podendo fazer a exturbação ágora. Seria necessário mesmo a Traqueostomia? A minha dúvida é porque meses antes da minha mãe infectar pelo Covid , estava ja para fazer alguns exames estando com gosmas , refluxo, seria esta secreção deste refluxo e os médicos estão achando wue esta secreção é da Covid e estão inseguros de exturbá-la e fazer a Traqueostomia?
  22. Meu filho tem 4 anos e desde 1mes de vida usa traquiostomia. Agora os medicos que o acompanham , pediram para que eu ocluise o traqueostomo com o embolo da seringa de 20 ou com espalhadrapo. A minha duvida e se o espalhadrapo tem a mesma eficiencia do embolo ou se tem escape.
  23. Olá, boa tarde! No processo de cicatrização após a retirada da tráqueo, os cabelos atrapalham no processo de fechamento e cicatrização?
  24. Como posso saber se a cirugia de traqueostomia apos 15 anos dificulta minha respiração ? Pois sinto dificuldade em respirar , e quando puxo a area da cicatriz da traqueo a respiraçao melhora .
    • Olá Jonas, como vai? É normal que após a traqueostomia o paciente sinta alguns desconfortos. Sendo recorrentes, é importante que procure um profissional para analisar clinicamente. Permanecemos à disposição!
    • Olá João, como vai? Depende de qual tipo de traqueostomia que está sendo utilizada. É muito importante realizar esse tipo de verificação com o profissional que acompanha o paciente pois ele terá a prontidão as devidas informações.
  25. Meu esposo fez a traqueostomia tiraram 8 aneos da garganta então não terminaram a traqueo colocaram a cânula será que mais para frente vam tirar o tubo o não tá com três semanas da traqueostomia e possível ficar com ele definitivo
    • Olá Karen, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É muito importante realizar esse tipo de verificação com o profissional que acompanha o paciente pois ele terá a prontidão as devidas informações. A traqueostomia pode ser temporária ou definitiva, depende bastante do quadro clínico do paciente. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição! 😁
  26. Marido fez a traqueo tá com atraco mental mas tampa o buraco para ver se ele consegue respirar mas ele não consegue é normal
    • Olá Ana, como vai? Agradecemos imensamente pelo contato. É normal que após a traqueostomia o paciente sinta alguns desconfortos. Sendo recorrentes, é importante que procure um profissional para analisar clinicamente. Permanecemos à disposição!
  27. Bom dia.meu marido ficou 21 dia entubado por causa da covid nesse período não fizeram a traqueoscomia. Deram alta pra ele com 15 dias em casa começou com uma falta de ar voltou ao hospital fez uma broncoscopia e deu esteatose 80% da traqueia fechada. Tem reversão essa esteatose????
    • Olá Tatiana, boa tarde! Cada paciente possui um quadro clínico e uma recuperação diferente, é de suma importância que verifique essa informação com o profissional que está acompanhando o paciente, pois ele contém mais dados para poder lhe auxiliar.
  28. Minha filha fez a traqueo a 2 dias devido acidente de carro...mas é normal o pescoco inchar, o medico disse q deve ser algum escape de ar .Isso é normal ? Estamos preocupados , oq devemos fazer ??
    • Olá Maria, como vai? É normal que após a traqueostomia o paciente sinta alguns desconfortos. Sendo recorrentes, é importante que procure um profissional para analisar clinicamente. Permanecemos à disposição!
  29. Resposta pra todos meu esposo sofreu traqueo por covid e veio pra casa com a traqueo. Comi normalmente qualquer tipo de vomid carne, ovos, pão etc. A fala é o seguinte: quando quer falar é do colocarbo dedo no dito da trawueo que a vó sai. Temos um amigo que teve traqueo por 26 anos. A traqueo tem um sistema de ser retirada aos poucos: ao dr. Reyir a canula e coloca uma mais fininha e assim sucessivamente ora o duro ir reduzindo até não precisar mais de canula e cicatriza sim . Fica normal. Se a pessoa não operou as cordas vocais fala normalmente.
  30. Resposta pra todos meu esposo sofreu traqueo por covid e veio pra casa com a traqueo. Comi normalmente qualquer tipo de comida carne, ovos, pão etc. A fala é o seguinte: quando quer falar é só colocar o dedo no furo da traqueo que a vóz sai. Temos um amigo que teve traqueo por 26 anos. A traqueo tem um sistema de ser retirada aos poucos: ao dr. Retirar a canula e coloca uma mais fininha e assim sucessivamente para o furo ir reduzindo até não precisar mais de canula e cicatriza sim . Fica normal. Se a pessoa não operou as cordas vocais fala normalmente.
    • Olá Kaue, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É possível sim, exceto nos casos em que o paciente está usando sonda alimentar, nos quais deverá seguir a orientação de um nutricionista, será possível ingerir alimentos normalmente.
  31. Meu irmão teve câncer já faz wuase um ano e não pode fazer cirurgia pq está em cima da artéria está usando traquiotostomia já faz uns 6 messes os médicos falaram q não tem cura pois está avançado fez 20 radioterapia parece q diminuiu
  32. Bom dia Júlia ! Como vcs são especialistas em sono, poderia me tirar uma dúvida, pfv? Pacte TRAQUEOSTOMIZADO fazendo uso de bipap, sua apneia do sono ainda continua ???🤔obgda pela atenção !
    • Olá Livia, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É importante lembrar que a rotina de cuidados com a traqueostomia deve ser rigorosa, para evitar graves complicações, como infecção pulmonar e asfixia. É necessário sempre retirar a cânula interna para higienizá-la. Além da troca da gase que fica ao redor da traqueostomia, limpando a pele do pescoço antes de inserir uma nova. Caso o odor persista, Livia, seria muito importante sanar essa dúvida com o profissional que realizou o procedimento. Permanecemos à disposição! 😊✨
  33. Em 1998 fiquei internada no hospital portugues em salvador com problemas de intestinal tive que fazer Traque e a colostomia. Fiquei com a uns 70 dias e a colostomia quase um ano foram 86 dias na uti.. hoje em tenho crises de tosse com falta de ar.. Más vivo normalmente e tenho muita saude...tive infeção generalizada sera que isso é comum?dis alguns médicos q são sequelas da traque..
  34. Boa noite, tenho minha mãe acamada a 8 anos, vituma de um AVC, porem ela usa gastronomia de metal, de quantos e quantos tempo ele deve ser trocada ?
    • Olá Cristina, como vai? Nós somos especialistas na área do sono, e conseguimos te auxiliar nos sintomas que tem sentindo e suas dúvidas quanto a terapia. , Sempre orientamos que é de suma importância que o paciente realize acompanhamento com um profissional, pois cada caso é particular e deve ser analisado fisicamente por um especialista. Estamos à disposição!
    • Olá Selma, como vai? Normalmente, a traqueostomia é feita no paciente com sedação e anestesia local, mas após a cicatrização não há necessidade. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *