O BiPAP SBOX ST inclui dois modos de ventilação que atendem a pacientes com esforço respiratório voluntário, sendo o modo S (espontâneo) e o modo ST (espontâneo controlado). Além disso, o modo CPAP também pode ser ajustado para tratamento da apneia do sono, do tipo obstrutiva.
Principais características do BiPAP automático SBOX Duo ST SEFAM:
- Dupla modalidade de administração ventilação não invasiva
- Pressão efetiva com Tecnologia Circuit Select
- Design minimalista com menu simplificado e intuitivo
- Conexão e transmissão de dados ativa via Bluetooth
- Compatibilidade com módulo de umidificação (opcional)
Dupla modalidade de administração ventilação não invasiva
O suporte ventilatório do BiPAP SBOX Duo ST é ideal para casos de tratamento de insuficiência respiratória, em que o paciente precisa temporariamente de ventilação, mas não necessita de intubação.
Além disso, o suporte ventilatório deste BiPAP também pode ajudar na recuperação de quadros de distúrbios respiratórios, como no caso da asma grave e bronquite aguda crônica.
- O BiPAP no Modo S (espontâneo): aciona os parâmetros pré-definidos pelo administrador da terapia, incluindo pressão inspiratória a partir da detecção esforço inspiratório espontâneo do paciente. Em seguida alterna automaticamente para o fluxo de ar expiratório também pré-configurado, o que melhora a oxigenação.
- O BiPAP no modo S/T (espontâneo controlado): também modalidade que precisa de pré-ajustes, é capaz de responder ao esforço respiratório do usuário enviando fluxo IPAP/EPAP conforme o definido pelo administrador da terapia. Entretanto, quando os sensores detectam ausência de esforço inspiratório, o BiPAP alternará enviando um fluxo com a taxa de backup para garantir que atinja o BPM mínimo, caso o BPAP não identifique respiração espontânea.
Pressão efetiva com Tecnologia Circuit Select
O uso de máscaras de alta resistência, tubos extralongos e filtros adicionais podem influenciar nas resistências pneumáticas ao longo do caminho do fluxo de ar.
O Circuit Select é uma tecnologia SEFAM que possibilita ajustar o tipo de tubo utilizado no tratamento com ventilação não invasiva. A fim de fornecer a pressão correspondente ao definido nas configurações.
Basicamente, a tecnologia Circuit Select funciona elevando gradualmente a taxa de fluxo e medindo a pressão necessária para superar a resistência no caminho do fluxo de ar.
Design minimalista com menu simplificado e intuitivo
O formato simples e retangular, que remete a um relógio analógico de cabeceira, e também a uma pequena caixa, daí o nome da linha S.BOX, foi projetado pelo famoso designer francês Philip Starck.
Com apenas dois botões, sendo um “liga/desliga” o BiPAP, e outro “acionar rampa” oferece o principal intuito de tornar o uso cada vez mais acessível ao administrador da terapia e conveniente ao paciente. Além disso, descomplica a rotina de quem consegue executar pequenos cuidados com o dispositivo, principalmente em terapia domiciliar.
A tela frontal totalmente preta é sensível ao toque e possui sensor de movimento. Todos os ajustes terapêuticos e configurações podem ser feitas através desse visor do equipamento.
Este visor não se mantém permanentemente aceso após os ajustes, a fim de não dificultar o adormecer. Porém, como a tela é sensível ao movimento, um simples acenar de mão na frente da tela ativará a iluminação do visor novamente, facilitando o acesso, se necessário.
Conexão e transmissão de dados ativa via Bluetooth
O BiPAP automático S.Box Duo ST oferece armazenamento completo de dados terapêuticos e possibilita extração de relatórios que viabiliza a intervenção do profissional de saúde que faz acompanhamento do paciente.
Todos os dados terapêuticos ficam armazenados no banco de dados SEFAM, e o acesso é disponibilizado via aplicativo de uso profissional Sefam Acess, exclusivo para profissionais da saúde, clínica e hospitais.
Esse acompanhamento intermitente e diário, permite o controle total e remoto aos dados do dispositivo e configurações terapêuticas. Assim o médico, fisioterapeuta ou a equipe de enfermagem consegue prestar atendimento e monitoramento à distância, ou intervir na melhoria da saúde respiratória do paciente.
Compatibilidade com módulo de umidificação (opcional)
Apesar de opcional, o umidificador é um acessório que pode ser adquirido separadamente e adicionado para otimizar o tratamento e tornar a terapia mais agradável, amenizando desconfortos e possíveis efeitos colaterais do fluxo de ar contínuo nas vias respiratórias.
O uso do umidificador também pode amenizar complicações respiratórias em pessoas pré-dispostas a crises alérgicas e sinusite crônica, provocada por ar seco.
Avisos importantes!
- Se optar por adicionar o uso do umidificador, priorize o uso de água destilada, que é livre de sais minerais e calcário, o que preserva o aspecto do reservatório de água do umidificador, além de favorecer o aquecimento para gerar a umidade.
- Acompanhe sempre os dados do dispositivo disponibilizados nos relatórios, através deste é possível detectar falhas na terapia e pleno funcionamento do dispositivo.