O Filtro de Espuma nacional mede 2cm (A) x 4cm (L) e deve ser utilizado somente em aparelhos CPAP e BiPAP das linhas "M-Series" e "System One" e "A-Series" da Philips Respironics.
A utilização do Filtro de Espuma é obrigatória e fundamental para filtrar as impurezas contidas no ar que respiramos e impedir o acúmulo de sujeira no interior do equipamento. Utilizar o CPAP ou BiPAP com filtro sujo pode aumentar o nível de ruído, impedir que o sistema funcione corretamente e até danificar o equipamento. Além disso, o acúmulo de fungos nas partes internas do equipamento pode causar problemas respiratórios no paciente, tais como coriza e ressecamento da mucosa.
A troca dos filtros é a única manutenção preventiva que o paciente deve realizar no equipamento para garantir a qualidade do ar respirado e seu pleno funcionameto. O Filtro de Espuma é reutilizável e deve ser lavado semanalmente e substituído por um novo filtro a cada 06 (seis) meses. Os equipamentos CPAP e BiPAP da Philips Respironics deve utilizar o Filtro Ultrafino em conjunto com o Filtro de Espuma, pois ele é capaz de filtrar as micropartículas não barradas pelo Filtro de Espuma.
Limpeza e manutenção
- Considerando uma utilização regular, troque o Filtro Ultrafino pelo menos uma vez por mês, ou a cada 30 utilizações. Nunca lave e reutilize o Filtro Ultrafino.
- O Filtro de Espuma deve ser lavado com água e detergente uma vez por semana e substituído por um novo a cada 6 (seis) meses, ou antes, caso esteja danificado. Certifique-se de o filtro de espuma esteja completamente seco antes de recolocá-lo no equipamento.
- Para instalar os filtros corretamente, insira primeiro o Filtro Ultrafino e depois o Filtro de Espuma.
- Faça a substituição dos filtros com o equipamento desligado e fora da tomada.