A ventilação mecânica é um tratamento respiratório intensivo que é realizado no hospital, ou em casa, dependendo das condições do paciente. Pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica, precisam de ventilação mecânica, pois o tratamento oferece suporte para trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório.
A aplicação da ventilação mecânica é feita comumente em pessoas com problemas associados a doenças em fase terminal. Para compreender melhor sobre a ventilação mecânica, acompanhe o conteúdo a seguir, e você entenderá mais sobre os objetivos desta terapia e como ela é realizada. Continue lendo!
Oxigenoterapia: conheça 5 casos em que ela é indicada
Ventilação mecânica: como é feita e quais são os objetivos?
Indicada para pacientes no hospital ou em casa, a ventilação mecânica não invasiva é feita por meio de um ventilador mecânico e de uma máscara. De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, o método apoia a respiração do paciente sem a necessidade de intubação ou traqueostomia.
“A ventilação mecânica não invasiva é um tratamento indicado para diversas doenças que fazem com que o paciente tenha dificuldade de respirar, como DPOC, pneumonia, asma, doenças neuromusculares e deficiência respiratória devido a uma lesão na medula espinhal”, explica.
Benefícios da ventilação mecânica não invasiva
-
Facilita as atividades rotineiras: a terapia com ventilação mecânica ajuda os pacientes a utilizarem mais a capacidade dos pulmões. Dessa forma, o trabalho de respiração é menor, trazendo menos desconforto na mobilidade do paciente.
-
Alivia os sintomas: baixos níveis de oxigênio podem acarretar sintomas como dores de cabeças matinais, falta de ar e fadiga. A ventilação mecânica não invasiva normaliza os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no organismo, melhorando a qualidade de vida.
-
Reduz o tempo de internação: a ventilação mecânica não invasiva evita a insuficiência respiratória, garantindo que o paciente passe menos tempo internado, pois o tratamento pode ser realizado em casa.
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento com ventilação mecânica. Caso tenha dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 9 9575-6948.
Separamos outros conteúdos que podem te interessar:
BiPAP: Aparelho é indicado para tratar DPOC?
Oxigenoterapia: qual é o médico responsável por indicar?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
2 comentários