Às vésperas da viagem, uma dúvida comum é: posso viajar com CPAP? O que não posso esquecer? Afinal dormir bem é essencial para repor as energias e aproveitar ao máximo a viagem, e manter o tratamento da apneia do sono é fundamental para que isso seja possível. A maioria dos aparelhos CPAP, principalmente os mais modernos, são leves e portáteis e, assim, podem ser levados para onde for preciso. No entanto, você precisa tomar alguns cuidados dependendo do destino e de como irá viajar, por isso preparamos algumas dicas para você levar seu CPAP na viagem. Confira!
Cabos de energia
No mundo há diferentes tomadas com diferentes encaixes, pesquise se o local de destino tem uma tomada compatível com o cabo de seu CPAP. Providenciar antecipadamente um adaptador poderá livra-lo de uma noite mal dormida. Além disto, não esqueça a fonte do seu CPAP. Sem ela você não conseguirá liga-lo.
Viajar com o umidificador
Antes de colocar o umidificador na bolsa certifique que ela está vazio e seco. A água ou vestígios dela poderão danificar permanentemente o seu CPAP.
Se você vai viajar para um lugar com temperaturas mais altas ou mais baixas, ou mais úmido ou menos úmido, não se esqueça de ajustá-lo de acordo com o clima da região! Ele adiciona umidade ao ar que é levado até o paciente e ajuda a reduzir o desconforto desses sintomas.
Cuidados em locais mais frios
Se seu destino de escolha foi um local de clima frio, você pode enfrentar problemas com a condensação do ar e ter algum incômodo. Nesse tipo de situação, seu umidificador deve ser ajustado em um nível elevado e, em consequência pode ocorrer condensação dentro do tubo, o que pode causar barulho e até mesmo água dentro da sua máscara. Para evitar este desconforto você pode comprar um tubo aquecido (se estiver disponível para sua máquina) ou uma manta térmica que isola o tubo da temperatura do quarto.
Confira se seus acessórios estão em dia
Antes de viajar com o CPAP, confirme se a troca de seus acessórios está em dia. Alguns deles, como os filtros descartáveis, devem ser substituídos a cada 30 dias, então lembre-se de levar a quantidade necessária para não danificar seu equipamento ou prejudicar seu tratamento para apneia do sono.
Não deixe de verificar as condições da máscara. Antes de guardá-la na mala, faça uma higienização com solução de água e sabão neutro, e deixe-a pronta para usar na viagem. Além disso, vale a pena conferir toda a extensão do tubo, se há rasgos ou furos e também lavar para ter o acessório limpo durante todo o período que estiver em viagem.
Precauções ao viajar de avião
O primeiro cuidado ao viajar com seu CPAP de avião é levar a nota fiscal do equipamento, o que facilita o trabalho da alfândega, caso você seja parado. Para evitar maiores problemas, informe à companhia aérea que você precisa utilizar o dispositivo. Além disso, evite o uso de umidificadores durante os voos, pois há risco de vazamento que pode danificar o CPAP. Para completar, se previna e leve uma bateria do aparelho com você, garantindo, assim, sua terapia.
Em nossa loja CPAPS.com.br você encontra tudo que precisa para o tratamento da apneia do sono. Confira nossos produtos e tire suas dúvidas com nossos especialistas via chat online!
- Saúde do cérebro pode ser afetada pela posição de dormir - 30 de agosto de 2024
- Entenda os riscos de adaptar máscaras e acessórios CPAP - 29 de agosto de 2024
- Como um CPAP de última geração pode transformar seu sono - 28 de agosto de 2024
27 comentários