Imagem apresenta um senhor de idade praticando o autocuidado

Dia Nacional da Saúde: guia definitivo de autocuidado

Tempo de leitura 2 minutos

Cuidar da saúde vai muito além de se consultar com médicos especialistas e realizar exames regularmente – e muito além de cuidar apenas da saúde física. Os brasileiros já têm olhado com mais atenção para este fato, como indica um estudo desenvolvido pela Ipsos. Cerca de 75% dos entrevistados se preocupam com a saúde mental, que é a maior marca registrada entre os 30 países que participaram da pesquisa.

E o que é mais importante: as pessoas já começaram a observar que o cuidado com a saúde começa, antes de qualquer consulta, com o autocuidado. Por isso, no conteúdo de hoje, você vai conhecer o guia definitivo de autocuidado com a CPAPS. Boa leitura!

O que é o autocuidado?

Autocuidado é cuidar de si, promover o bem-estar consigo e dar tempo para compreender seus próprios pensamentos, sentimentos e necessidades. Quando você se dedica a cuidar de si, você também cuida da sua própria saúde – física, mental, emocional e até espiritual.

Por que praticar o autocuidado?

Praticar o autocuidado traz como principal vantagem compreender melhor quem é você, quais são as suas prioridades na vida e como você quer ter uma qualidade de vida melhor. Além disso, o autocuidado promove melhorias na autoestima e na autoconfiança, ajuda a aumentar a produtividade pessoal e, ainda, a controlar síndromes mentais, como a ansiedade.

Como praticar o autocuidado e melhorar a sua saúde

1. Atente-se à sua alimentação

O primeiro passo para cuidar da sua saúde é estar de olho na sua alimentação, afinal, o que consumimos é o que mantém o nosso corpo de pé. E nada melhor do que se alimentar com frutas, verduras e legumes para ter mais energia e disposição.

2. Mantenha seu organismo hidratado

A hidratação é essencial para o corpo e é uma das prioridades no autocuidado. Ela pode ser feita a partir da ingestão de chás e sucos, mas o líquido mais importante para manter o seu organismo hidratado é a água.

3. Tenha uma rotina regular de exercícios

Manter o corpo em movimento é uma boa prática de autocuidado. Por isso, prefira praticar exercícios ao ar livre, como uma caminhada leve, pois o contato com elementos naturais ajudam a relaxar, oxigenar o organismo e a estimular a circulação sanguínea do seu corpo. E lembre-se: mantenha a sua rotina de maneira regular.

4. Cuide da qualidade do seu sono

Outra prática essencial para a nossa saúde é o cuidado com o sono. Criar uma rotina leve de higiene do sono, longe de aparelhos eletrônicos e de alimentos que possuem cafeína, é uma das ações que podem garantir uma noite mais confortável, tranquila e relaxante de sono.

Acompanhe a CPAPS

Agora que você já conhece o guia definitivo para o seu autocuidado e, consequentemente, para melhorar a sua saúde, que tal conhecer outras dicas que podem ajudar na sua rotina de cuidados?

Conheça o nosso blog e tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem dicas, novidades e tendências relevantes para melhorar a sua qualidade de vida e de sono. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog para se atualizar!

Referências: Folha de São Paulo.

Unimed Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *