A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio quando o ar está obstruído. Mas, você sabia que um aparelho BiPAP pode ajudar – e muito – o tratamento de um paciente traqueostomizado? Continue lendo e entenda mais!
Traqueostomia: o que é?
Indicada em casos onde é necessária a desobstrução das vias respiratórias, a traqueostomia é uma cirurgia que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar. Ela pode ser permanente ou temporária, dependendo do caso.
O procedimento é feito por um cirurgião, que faz um corte na traqueia para expor os anéis de cartilagem presentes na região, corta entre dois desses anéis e insere a cânula, de forma que a traqueia e o meio externo se comuniquem. Feito isso, são conectados os aparelhos de respiração artificial na ponta da cânula.
Como o BiPAP pode ajudar?
O uso de um aparelho BiPAP gera um fluxo de ar, fazendo com que a pressão nas vias aéreas do indivíduo fique sempre positiva. Segundo o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, esse processo descansa a musculatura e mantém aberto o pulmão do usuário traqueostomizado.
“Na maioria dos casos de traqueostomia, a ventilação invasiva é a indicada. É importante que o usuário tenha acompanhamento de um médico, que irá definir quais são as necessidades e o modo ventilatório ideal”, completa Clêdisson.
Um dos aparelhos indicados é o BiPAP A40, da Philips Respironics, desenvolvido para trazer ainda mais conforto, mobilidade e segurança aos usuários. Ele conta com o modo AVAPS-AE, que monitora cada respiração e ajusta a pressão do fluxo de ar para que o paciente não tenha que se esforçar durante a expiração.
Conte com a CPAPS!
A CPAPS é a loja mais completa quando se fala de produtos para tratamentos respiratórios. Em nossa loja online, você encontra todos os dispositivos necessários para o seu tratamento. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605 e saiba mais!
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
15 comentários