bipap-tratamento-do-sono

Traqueostomia: como o BiPAP pode ajudar no tratamento?

Tempo de leitura 2 minutos

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio quando o ar está obstruído. Mas, você sabia que um aparelho BiPAP pode ajudar – e muito – o tratamento de um paciente traqueostomizado? Continue lendo e entenda mais!

Traqueostomia: o que é?

Indicada em casos onde é necessária a desobstrução das vias respiratórias, a traqueostomia é uma cirurgia que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar. Ela pode ser permanente ou temporária, dependendo do caso.

O procedimento é feito por um cirurgião, que faz um corte na traqueia para expor os anéis de cartilagem presentes na região, corta entre dois desses anéis e insere a cânula, de forma que a traqueia e o meio externo se comuniquem. Feito isso, são conectados os aparelhos de respiração artificial na ponta da cânula.

Como o BiPAP pode ajudar?

O uso de um aparelho BiPAP gera um fluxo de ar, fazendo com que a pressão nas vias aéreas do indivíduo fique sempre positiva. Segundo o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, esse processo descansa a musculatura e mantém aberto o pulmão do usuário traqueostomizado.

Na maioria dos casos de traqueostomia, a ventilação invasiva é a indicada. É importante que o usuário tenha acompanhamento de um médico, que irá definir quais são as necessidades e o modo ventilatório ideal”, completa Clêdisson.

Um dos aparelhos indicados é o BiPAP A40, da Philips Respironics, desenvolvido para trazer ainda mais conforto, mobilidade e segurança aos usuários. Ele conta com o modo AVAPS-AE, que monitora cada respiração e ajusta a pressão do fluxo de ar para que o paciente não tenha que se esforçar durante a expiração.

bipap-philip-respironics

Conte com a CPAPS!

A CPAPS é a loja mais completa quando se fala de produtos para tratamentos respiratórios. Em nossa loja online, você encontra todos os dispositivos necessários para o seu tratamento. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605 e saiba mais!

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

15 comentários

  1. Gostaria de saber se o aparelho BiPap A40 fornece a oxigenação para paciente traqueostomizado dependente da Ventilação Mecânica Controlada e Assistida cujo a Frequência espontânea (fespon) do paciente e zero. Se esse aparelho fornecerá o oxigênio necessário. Informo que já se encontra na dependência da maquina de ventilação mecânica controla ha 17 meses. E, que é cardiopata (infarto, parada cardiorrespiratória, fibrilação e arritimia (bradi e taquicardica). A paciente vive em um hospital ligada a maquina de ventilação mecânica com o Ar comprimido + oxigênio fornecido pelo hospital. Pergunto esse paciente de alto risco pode vir para casa. A maquina de ventilação fornece a frequência total de 16 (ftotal) e o volume d oxigenio é 21 (vol 21). Pergunto tem como ela ir para casa com esse aparelho.
    • Bom dia Ana! Tudo bem? O BiPAP A40 não é um aparelho de suporte à vida. E ele teria que ser usado com um concentrador de oxigênio, pois não faz suplementação de oxigênio. O paciente utiliza a oxigenação 24 horas por dia? Pois, nesse caso, somente um ventilador mecânico, como o Trilogy, e um concentrador de oxigênio, como o EverFlo, atenderiam.
  2. Boa noite! Uma pergunta a respeito de como ajudar uma paciente traqueostomixada já com total capacidade de respirar sozinha, porém ao se fechar/ocluir a cânula ela fica meio que nervosa e tensa e assim, baixa sua oxigenação, logo logo. Percebemos que é mais um fator psicólogo do que físico. Detalhe, quando no hospital, já conseguiu ficar fechada até 24 horas e depois q está em casa só conseguiu umas 3 ou 4 horas, ultimamente nem isso está conseguindo. Foi feito um exame e está tudo normal ela já estaria apta a respirar só, não tem nada q impeça esse processo de respiração dela, porém não está conseguindo. O balãozinho, que eu não lembro o nome agora, já está totalmente seco, mas não está conseguindo evoluir quanto a independência da traqueo. Teria alguma dica ou sugestão do que poderia ser tentado fazer para ajudar nessa situação? De já , obg!
    • Olá Maria Elivane, como vai? É preciso contatar um profissional fisioterapeuta pra ajudar na descanulação, pois é necessário realizar uma avaliação do estado geral dessa paciente.
  3. Tenho uma pergunta: Meu pai estava traqueostomizado, devido à COVID, ficou com este aparelho BIPAP, sozinho no quarto e teve 3 paradas cardíacas, o que resultou em morte cerebral. Pode o paciente pós COVID, ficar com o aparelho BIPAP, sozinho sem o acompanhamento da fisioterapeuta?
    • Olá Gildson, como vai? Os aparelhos que estão sendo utilizados no tratamento da COVID-19 são ventiladores mecânicos, concentradores de oxigênio e cilindros de oxigênio.
  4. Olá meu filho 8 meses é traquetomizado tem traqueomalacia qual modelo vc indica pra ele lembrando que precisa 24 hrs do aparelho E gostaria de saber também se precisar sair com ele quanto tempo dura a carga
    • Olá Marli, como vai? Entre em contato com a nossa equipe através do 0800 601 9922, com a indicação médica em mãos. Assim poderemos apresentar os modelos que atenderão a solicitação médica.
  5. Boa noite meu marido fez a traqueio devido a Covid-19 caso grave saiu da uti com um o bipap utiliza 2..0 de oxigenio perdeu muita massa muscular devido ao tempo de internação e uti e precisamos fazer o desmame mas esta dificil. tem ficado fora e não baixa muito a saturação . como podemos fazer esse desmame. queremos ele fora dessa maquina e sem dependencia de oxigenis
  6. Tive covid em março 2021, 3 meses CTI, 7 meses internação, 10 meses após covid retirei traqueostomia, porém continuo tossindo muito, isso está impedindo que fechamento buraco traqueo... Os médicos ainda não descobriram por que estou tossindo tanto. Continuo com uso de oxigênio 2 e fazendo fisioterapia.
  7. Bom dia. Tenho uma dúvida. Paciente com traqueostomia metálica pode fazer uso do BIPAP? A acoplagem é possível? Kelli fisioterapeuta
    • Olá Kelli, como vai? No caso não é recomendado por não possuir o balonete, dessa forma não é possível vedar as vias aéreas e evitar o escape de ar. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *