Que as noites mal dormidas afetam diretamente nosso humor e disposição todos nós sabemos, mas hoje iremos apresentar a vocês o porque isso acontece e como a apneia do sono está diretamente conectada à sua saúde mental. Continue a leitura e entenda essa relação!
A apneia e o sono
A apneia do sono é uma doença comum que se caracteriza pela obstrução das vias aéreas superiores durante a noite de sono, a síndrome se manifesta através de roncos altos, pausas respiratórias e microdespertares durante a noite que acabam interferindo na qualidade do sono, também podem trazer diversos outros problemas e consequências mais sérias.
A apneia consiste na vibração das estruturas das vias aéreas devido ao estreitamento que ocorre durante a respiração. A apneia pode prejudicar bastante a sua qualidade de vida, pessoas com essa doença tendem a desenvolver ansiedade e depressão.
O valor do sono
Uma boa noite de sono significa muito mais do que descanso físico, quando você dorme o seu cérebro trabalha para armazenar e consolidar as informações obtidas durante o dia. Mesmo durante o sono o cérebro segue trabalhando e processando informações.
A qualidade do seu sono se relaciona diretamente com a saúde mental. O sono é muito importante, é uma das atividades mais importantes do dia para o corpo, um momento de reposição energética, que revigora a mente e o corpo para o próximo dia.
O impacto do sono na saúde mental
Ficar sem dormir e ter o sono interrompido afeta diretamente os níveis dos hormônios e dos neurotransmissores do estresse, pode acarretar em estragos no cérebro que podem prejudicar o pensamento e a regulação emocional, o que agrava os efeitos de distúrbios psiquiátricos.
A falta do sono pode gerar sonolência, dificuldade de informações, mal estar emocional e também pode gerar alguns problemas de saúde mental como depressão, ansiedade, TDAH, síndrome do estresse pós-traumático, transtorno bipolar e outros.
Para você que tem dificuldade em dormir, separamos algumas dicas ações que podem colaborar para a tentativa de minimizar esse problema, confira:
- Evite ficar muito tempo acordado na cama, ao acordar de andamento a rotina;
- O banho morno de duas a três horas antes de deitar pode colaborar para o momento de descanso;
- Se estiver sem sono, encontre um ambiente silencioso para relaxar, faça a leitura de um bom livro e retome quando estiver com vontade de dormir;
- Evite as redes sociais e discussões durante a noite;
- Crie um ambiente adequado para dormir, com boa iluminação, acústica e temperatura;
- Evite cochilos durante o dia. Caso precise, opte por 30 minutos após o almoço.
Se apesar das diversas tentativas para dormir não solucionarem sua necessidade, busque a ajuda de um médico para reverter o problema.
CPAPS colaborando para o seu sono
Os aparelhos têm a função de colaborar com o seu sono, eles emitem um fluxo de ar contínuo para as narinas do paciente. Encontre o CPAPS ideal para a sua necessidade e garanta a qualidade do seu sono!
- 6 dicas para melhorar sua terapia com CPAP em 2025 - 10 de janeiro de 2025
- Anvisa aprova detecção de apneia do sono pelo Apple Watch - 9 de janeiro de 2025
- Psicoterapia é eficaz contra a insônia? - 3 de janeiro de 2025
Um comentário