Blog CPAPS

Os riscos de usar oxigênio sem indicação médica

oxigenoterapia-riscos

A oxigenoterapia e o uso do concentrador de oxigênio exige uma recomendação médica, já que o oxigênio é usado com função terapêutica, como um medicamento, e por isso é necessário ser dosado e prescrito adequadamente. Quando usado em quantidade insuficiente pode não ter o efeito necessário para o tratamento e, em excesso, pode causar complicações na saúde.

O oxigênio é tóxico

O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão. Isso ocorre devido à falta do nitrogênio, que mantém as estruturas pulmonares infladas, para que a troca gasosa ocorra perfeitamente.

Em condições normais, o ar respirado é composto por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Sem a presença do nitrogênio há um esforço maior para efetuar a oxigenação no sangue, comprometendo o funcionamento de todo o organismo.

Sintomas da intoxicação com oxigênio

canula-nasal-oxigenoterapia

O uso excessivo de oxigênio ou sem a recomendação médica traz incômodos e desconfortos respiratórios, além de riscos à saúde. Em cada pessoa, a intoxicação pode apresentar sintomas diferentes. Os mais comuns são:

Dificuldade respiratória: a pessoa passa a fazer um esforço cada vez maior para inspirar e expirar o ar;

Parestesia: sensação de dormência nas extremidades do corpo, como mãos e braços, pés e pernas;

Dispneia: respiração rápida e curta, semelhante à de pessoas com doença cardíaca;

Inquietação: estado de desassossego e agitação, sintoma similar ao de pessoas com ansiedade;

Fadiga: sensação de enfraquecimento no esforço físico, cansaço em mínimos movimentos do corpo;

Tontura e mal-estar: sensação de falta de equilíbrio e vertigem, indisposição ou perturbação desagradável, uma aflição não definida.

Riscos à saúde de pacientes em oxigenoterapia

A administração inadequada de oxigênio em pessoas com alguma doença crônica nos pulmões, como enfisema pulmonar, edema pulmonar, insuficiência respiratória, embolia pulmonar e câncer, traz graves riscos à saúde como o mal funcionamento das trocas gasosas devido ao uso excessivo de oxigênio.

concentrador-oxigenio-portatil-oxigenoterapia

Os sintomas variam de acordo com o paciente, e se agravam com o decorrer do tempo e da frequência que usa o concentrador de oxigênio.

Uso contínuo de 12 a 24 horas: tosse seca, redução da capacidade respiratória do pulmão, dor subesternal;

Uso contínuo de 24 a 36 horas: sensação de dormência nas mãos, nos pés e no corpo, náuseas e vômito;

Uso contínuo de 36 a 48 horas: diminuição da expansão pulmonar, exigindo maior esforço para respirar, além da redução da capacidade de transferir oxigênio ao sangue;

Uso contínuo de 48 a 60 horas: as estruturas do pulmão se comprimem, dificultando a respiração e atividade do pulmão, além de aumentar o líquido na estrutura pulmonar;

Uso contínuo acima de 60hrs: insuficiência respiratória aguda grave, o que leva a óbito.

Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para sua terapia respiratória! Caso tenha alguma dúvida na hora de escolher os produtos mais apropriados para seu caso, conte com nossa equipe de especialistas, que pode te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Os riscos de usar oxigênio sem indicação médica' 6 Comentários

  1. 21 de junho de 2019 @ 20:15

    Tive um familiar qfamiliar que teve inntoxicação por oxigenio,foi usado mais que devia.ptecisava de 2litros e foi adicionafo mais fe 10 litros por mais de 15hr.hj vive fe maneira vegetativa gostaria que houvesse mais imformaçoes pras pessoas que trabalham,pois aconteceu dentro de um hospital

    • 22 de junho de 2019 @ 09:00

      Bom dia Tania. Obrigada pelo seu relato.
      Vale o aviso, para quem faz a suplementação em casa. É muito importante seguir a recomendação médica, e todos precisam estar cientes e vigilantes de que a terapia está sendo feita de forma correta.
      Sentimos muito pelo que ocorreu com seu familiar.

  2. 2 de novembro de 2019 @ 22:21

    Uso oxigênio já faz 4 anos os médicos me disseram que era para usar no número 2 só que passar do tempo estou no 4 e não ando me sentindo bem!vou aí medico mas eles não me dão atenção não me explica nada agora estou preocupada alguém pode me ajudar?

    • 4 de novembro de 2019 @ 10:48

      Bom dia Adriana! Tudo bem?
      É natural a sua necessidade de suplementação de oxigênio aumentar com o tempo.
      Entretanto, somente o médico responsável pelo seu tratamento pode te orientar quanto a litragem prescrita e a frequência que precisa utilizar o concentrador ou cilindro em casa, ok?
      Recomendamos que procure um médico pneumologista para que ele faça novos exames e uma nova avaliação da sua terapia.

  3. 7 de dezembro de 2019 @ 20:51

    meu avo usa 2 litros de oxigenio, mas continua com muita falta de ar, posso aumentar para 2,5 litros

    • 11 de dezembro de 2019 @ 08:26

      Bom dia Carla! Tudo bem?
      O oxigênio em demasia é tóxico, por isso, é importante sempre consultar o médico que acompanha o paciente quando notar que a oxigenação não está sendo eficiente.
      Dessa forma, ele poderá, com segurança, prescrever uma nova litragem ao seu avô.
      Tenha um ótimo dia!

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook