agua-umidificador-cpaps

Qual tipo de água devo usar no umidificador?

Tempo de leitura 4 minutos

Uma dúvida muito frequente sobre o umidificador de CPAP entre os usuários é saber qual tipo de água deve ser utilizada para trazer o melhor resultado ao tratamento da apneia do sono. Neste post, a CPAPS vai responder essa questão e explicar um pouco mais sobre os umidificadores, os equipamentos destinados a promover a umidade adequada do ar que é liberado para o paciente no uso do aparelho CPAP. Continue lendo e entenda!

Veja também: Umidificador ajuda no tratamento da apneia do sono para quem tem alergia?

Umidificador de CPAP: qual tipo de água é indicado?

A utilização de uma água não adequada pode resultar no acúmulo de resíduos de sais minerais no umidificador de CPAP e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes.

“O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, no umidificador de CPAP e BiPAP, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, por meio do vapor que fica no recipiente. A água destilada é a única indicada por fabricantes de CPAP, BiPAP e VPAP, pois ela potencializa o funcionamento dos dispositivos e previne possíveis danos aos acessórios”, explica o fisioterapeuta Eduardo Partata.

Na CPAPS você encontra a água Destilada para umidificador de CPAP e BiPAP/VPAP, que possui composição de fácil aquecimento, potencializando a condensação e, consequentemente, a umidificação eficiente no tratamento dos distúrbios do sono.

Lembre-se: a água que sobrar no reservatório do umidificador de CPAP não deve ser reutilizada. Troque a água do seu umidificador todos os dias. Outro ponto importante é que a água destilada é imprópria para beber no lugar da água mineral ou filtrada, já que ela não dispõe de propriedades minerais.

Mas, quais são os benefícios da água destilada?

A água destilada é a única indicada para uso nos umidificadores de dispositivos CPAP, BiPAP e VPAP. Selecionamos os 3 principais benefícios deste tipo de água para que você entenda melhor:

1- Quantidade reduzida de sais minerais e calcário

Ao contrário da água mineral e a comum, que podem deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras, a água destilada preserva o aspecto limpo do recipiente do umidificador, pois o processo de destilação da água pura ocasiona a separação de uma quantidade significativa de sais e calcário presentes na água comum.

2- Acidez ideal para melhor condensação

Devido às quantidades reduzidas de sais neutralizantes em sua composição, a água destilada tem uma acidez ligeiramente mais elevada. Essa acidez favorece seu aquecimento na base de umidificação, atingindo rapidamente a temperatura ideal. Dessa forma, os níveis de umidade escolhidos na configuração de conforto do dispositivo, são correspondidos de maneira mais eficiente.

3- Segurança na durabilidade do equipamento e acessórios

A utilização de água comum pode causar a aglomeração de sais minerais e calcário no dispositivo, afetando a absorção do aquecimento da água no recipiente e, consequentemente, prejudicando a condutividade térmica e diminuindo a vida útil do aparelho. O uso da água comum ainda pode cristalizar os sais minerais no interior do tubo para CPAP, afetando seu pleno funcionamento, e favorecer o acúmulo de microrganismos e bactérias.

Quando o umidificador de CPAP é indicado?

Alguns usuários do aparelho CPAP reclamam de efeitos colaterais, como congestão nasal, ressecamento do nariz e da garganta. O umidificador é um acessório opcional de conforto que pode prevenir ou evitar esses incômodos, pois tem a função de umidificar o ar e aliviar os possíveis efeitos colaterais do uso do CPAP.

“O umidificador torna o tratamento com o aparelho CPAP mais confortável, pois ele umidifica o ar e evita o ressecamento e ainda pode ajudar a amenizar as crises alérgicas para quem tem rinite. O dispositivo pode ser encontrado como um acessório para acoplar ao dispositivo CPAP, mas alguns aparelhos CPAP que já vêm com umidificador embutido”, acrescenta o fisioterapeuta.

O umidificador de CPAP também é indicado para pessoas que moram em regiões de clima seco, que utilizam pressão de tratamento muito elevada (acima de 12 cmH2O) ou de acordo com o tipo de máscara utilizada. As máscaras de almofada nasal e almofada facial, por exemplo, podem gerar o ressecamento das narinas e da boca.

Clique aqui e descubra como o umidificador de CPAP ajuda na adaptação ao tratamento da apneia do sono!

Umidificador: higienização é indispensável!

Quem opta por um CPAP com umidificador embutido ou utiliza o dispositivo como acessório, deve ter alguns cuidados adicionais! Os equipamentos e acessórios do umidificador de CPAP precisam ser limpos pelo menos uma vez por semana, para evitar o acúmulo de fungos e bactérias, consequentemente o desenvolvimento de alergias e outras doenças que eles podem causar no paciente.

Para garantir a durabilidade e a assepsia do equipamento, utilize apenas sabonete neutro. O Kit Higiene Básica, por exemplo, é indicado para remover a sujeira acumulada sem causar danos ao dispositivo. O kit inclui sabonete neutro e antisséptico, e uma escova para limpar a parte interna da traqueia do aparelho CPAP. O produto também é ideal para limpar máscaras, cateter, copo do umidificador, entre outros acessórios.

Lembre-se também de fazer a higienização correta da máscara e do CPAP!

Vale a pena investir em um CPAP com umidificador embutido?

Alguns aparelhos CPAP que já contam com umidificador embutido. “Esses dispositivos já são projetados para dar mais conforto ao usuário, evitando sintomas como ressecamento e congestão nasal”, completa Eduardo Partata.

Uma das opções é o CPAP S10 AirSense, da Resmed, que, além de umidificador embutido, ainda conta com ajuste automático de pressão e alívio de pressão expiratória. Conheça também o lançamento, CPAP automático SleepStyle , da Fisher&Paykel, que conta com ajuste automático de pressão e recursos de última geração.

Conheça a CPAPS!

Está em busca de um sono mais saudável e confortável? Em nossa loja online, você encontra os melhores umidificadores para o seu tratamento. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp.

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

CPAP com Umidificador: veja opções e os benefícios!

Como o CPAP com Umidificador pode ajudar seu tratamento para apneia?

Ressecamento nasal com CPAP: dica, truques e produtos

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

85 comentários

    • Olá Rafael Bruno! Ambas podem ser usadas no umidificador do CPAP. A diferença entre elas é que a água desmineralizada retém suas substâncias orgânicas e inorgânicas sem carga elétrica. Portanto, o líquido não é puro. Já a água destilada não contém elementos orgânicos, a parte inorgânica fica no resíduo da destilação. Assim, a água destilada quase sempre é pura. Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à disposição! Equipe CPAPS
        • Olá Gentil! O fabricante recomenda o uso somente de água destilada ou água filtrada. Não aconselhamos o uso de essências ou folhas medicinais. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
        • Olá Álvaro! O ideal é que seja filtrada. Ou, pelo menos, de uma fonte segura. Pois o senhor vai inalar o vapor dessa água. Entretanto, pode sim usar água de torneira, se não houver água filtrada disponível. Se por possível fervê-la, é ainda melhor. Mas lembre de lavar o reservatório de água do seu umidificador, pois a água não filtrada vai deixar resíduos no fundo do reservatório, que precisam ser limpos com uma esponja e sabonete neutro. Tenha uma ótima viagem!
        • Bom dia Galdenir! Tudo bem? A água da torneira pode conter uma grande quantidade de micro-partículas que, com o tempo, podem se acumular no fundo do reservatório e comprometer a eficiência do aparelho. O recomendado é que seja utilizada água destilada. Se não for possível, pode usar água filtrada, após fervê-la. Tenha um ótimo dia!
    • Uso CPAP há muitos anos, com água mineral Ph 10. Contudo, quero passar a usar água ozonificada. Ha indicação da CPAP para adequado equipamento para ozonificar a água?
      • Olá Fernando, como vai? É recomendado pelos fabricantes que seja utilizada a água destilada no reservatório do Umidificador. O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, através do vapor que fica no recipiente. A água destilada pode ser encontrada em farmácias ou lojas de materiais hospitalares como água de injeção. Em nosso site também temos disponível, segue link: https://www.cpaps.com.br/agua-destilada-para-umidificador-de-cpap-e-bipap-vpap
  1. O unico motivo pelo qual determina que a água mineral não pode ser usada no umificador do aparelho de oxigenoterapia e devido os sais minerais?
    • Olá Ana! Obrigada pelo contato. Isso mesmo, a utilização de uma água mineral pode ocasionar o acúmulo de resíduos de sais minerais no aparelho e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Equipe CPAPS
    • Olá sr. Dacio! Obrigada pelo contato conosco. O sr. pode usar água deionizada no umidificador. Estamos à sua disposição para quaisquer dúvidas. Equipe CPAPS
    • Olá Valéria! No umidificador do aparelho não pode usar solução fisiológica, pode ser utilizada apenas água destilada ou água filtrada. A solução fisiológica não é recomendada pelo fabricante, por isso não recomendaríamos. Se precisar de qualquer esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Elenice! Infelizmente não temos essa informação para te fornecer. O fabricante recomenda apenas água destilada. Nós já fizemos alguns testes e identificamos que a água filtrada não danifica o equipamento e nem interfere na qualidade do tratamento. Sabemos que a água da torneira ou mineral pode deixar o recipiente do umidificador com manchas e aspecto de sujo que não tem como remover ou limpar. Mas quanto a água esterilizada, não recomendamos, pois não sabemos como o dispositivo pode reagir ao uso dessa água, ou se pode afetar a sua saúde. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Tadeu! Tudo bem? Se o umidificador estiver ligado e o reservatório estiver vazio poderá danificar o equipamento sim. A base do reservatório pode superaquecer e isso levar ao desgaste e furos no acessório. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Wilhan! O fabricante recomenda somente água destilada para usar no umidificador. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá sr. Narbal! Obrigada pelo contato conosco. A água destilada pode ser trocada ao menos a cada duas noites de uso. A troca regular pode evitar mau odor no recipiente. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Jéssica! O umidificador que nos referimos nesse post é para usar com o CPAP e não tem o intuito de refrescar o ambiente. O umidificador aquecerá a água e gerará umidade para o fluxo enviado pelo equipamento CPAP ou BiPAP, com objetivo de reduzir os sintomas de ressecamento nas vias respiratórias. Portanto não pode ser utilizado o umidificador com gelo na água. A água deve estar em temperatura ambiente. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Aloysio! O consumo da água do reservatório depende de muitos fatores, como o modo de funcionamento do umidificador, o nível de umidade escolhido, o modelo do equipamento, o nível de umidade ambiente da região que o usuário mora e entre outros. Existe, ainda, umidificadores que são equipados com sensores que monitoram a umidade ambiente, para adaptar o nível de umidade de acordo com a necessidade momentânea. Por isso, nem sempre, conseguimos exatidão nessa informação de consumo de água. Se precisar de mais esclarecimentos, conte conosco, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Alair! Você pode usar a água da torneira, se ela for fervida antes de usar. Mas, além da água destilada, a única água que recomendaríamos seria a filtrada. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Valdir! A umidade é gerada a partir do aquecimento da água do umidificador, que passa do estado líquido para gasoso. Com isso, a água é consumida na medida do nível de umidade que é escolhido no equipamento. A lógica de consumo da água do umidificador é simples: quanto maior o nível de umidade, maior será o consumo da água. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  2. Boa noite, posso usar água destilada não estéril? A mesma que vende em lojas de autoclave? Compreenda marca Repos e fiquei receosa se pode ser respirado esse tipo de água. https://www.coprobel.com.br/agua-destilada-5-litros-repos-9337329/p?uam=true&mobile=4. Obrigada
    • Olá Bibiana! Sim, pode utilizar esse tipo de água também, assim como a destilada. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Kelly! Pode usar a água destilada para autoclave sim, ela vai atender também ao uso no equipamento. Qualquer dúvida estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Eunilva! Se a água purificada que se refere for a que utilizada em filtros que purificam a água, sim, ela poderá ser usada no seu umidificador. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Silém! Os fabricantes não recomendam o uso de óleos essenciais para colocar na água do umidificador de CPAP. Pois os odores podem incomodar a sua respiração e influenciar na eficácia do sono. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Ismael! O ideal é que a água esteja em temperatura ambiente. Se estiver gelada, aguarde alguns minutos antes de colocar no recipiente, isso ajuda no funcionamento do dispositivo. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Laerte! Tudo bem? Pode colocar água fria no umidificador sim, mas não gelada, para não correr o risco de trincar o reservatório de água. O ideal é utilizar somente água destilada, em temperatura ambiente mesmo. A água destilada pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos médicos. Ou até mesmo encomendada pela internet. É um produto com valor bem acessível e que dura bastante. O ideal é trocar a água do umidificador diariamente. Ao acordar, esvazie o reservatório e deixe-o secar até a noite. Lembrando de nunca colocar água além da marca que indica o nível máximo.
  3. alguns pops descreve sorofisiologico para sabemos que ele tem sódio na composição o que pode fazer uma absorção e inplicara no paciente com hipernatremia
  4. Bom dia. Caso eu use apenas água filtrada e a troque todo dia, ainda sim poderei ter algum problema no reservatório a longo prazo por não usar a água destilada? Agradeço desde já!
    • Olá Marcos, boa tarde! Para prolongar a vida útil dos seus produtos, a recomendação que o fabricante passa é que utilize água destilada. A água, mesmo que filtrada, pode acumular fungos no interior do umidificador em longo prazo. Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem através do 0800 601 9922.
    • Olá Lilian, como vai? É recomendado pelos fabricantes que seja utilizada a água destilada no reservatório do Umidificador. O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, através do vapor que fica no recipiente. A água destilada pode ser encontrada em farmácias ou lojas de materiais hospitalares como água de injeção. Em nosso site também temos disponível, segue link: https://www.cpaps.com.br/agua-destilada-para-umidificador-de-cpap-e-bipap-vpap
    • Olá Iris, como vai? O processo de fabricação usado para criar o acabamento polido da superfície de metal dentro do reservatório de água do Umidificador resulta em ligeiras variações de nivelamento que tornam algumas unidades mais propensas a descoloração quando combinadas com o seguintes fatores: • O uso de níveis maiores de umidificação em ambientes com temperaturas mais baixas. • Água destilada (contém menos impurezas, resultando em uma maior probabilidade de descoloração devido a a interação entre a superfície metálica dentro do reservatório e a água).
  5. Ótimo os comentarios , qual o nivel ideal de agua para usar com segurança no reservatorio (uso baixa temperatura e a regiao que moro não é tão seca)
    • Olá Jose, como vai? Espero que esteja bem! O reservatório de água possui marcação de nível máximo e mínimo. Deve-se sempre respeitar estas marcações e colocar água abaixo da linha de marcação de nível máximo. Para maiores informações, permanecemos à disposição!
  6. Boa tarde. Gostaria de saber se é possível utilizar água deionizada no umidificador do CPAP e se ela vai proteger a durabilidade do umidificador assim como a água destilada. Queria saber também caso seja possível o uso da água deionizada, se o reservatório também deverá ser esvaziado todos os dias. Obrigada
    • Olá Jéssica, como vai? Obrigado por entrar em contato! O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, no umidificador de CPAP e BiPAP, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, por meio do vapor que fica no recipiente. A água destilada, também conhecida como água de injeção é a única indicada por fabricantes de CPAP, BiPAP e VPAP, pois ela potencializa o funcionamento dos dispositivos e previne possíveis danos aos acessório. A água que sobrar no reservatório do umidificador de CPAP não deve ser reutilizada. Troque a água do seu umidificador todos os dias. Para maiores informações, entre em contato com um de nossos especialistas no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas!
  7. Olá, gostaria de saber como armazenar a àgua destilada que uso no umidificador do cpap? Compro de 1litro, coloco no umidificador, oq sobra posso deixar em local fresco, precisa ser geladeira? Depois de aberta a garrafa da àgua destilada quanto tempo tenho para usá-la? Obrigada
    • Olá Helen Caroline, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É recomendado armazenar o produto em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e umidade.
    • Olá Samuel, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. A utilização de uma água não adequada pode resultar no acúmulo de resíduos de sais minerais no umidificador de CPAP e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes. O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, no umidificador de CPAP e BiPAP, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, por meio do vapor que fica no recipiente. Permanecemos à disposição!
  8. Bom dia Onde encontrar água destilada para comprar e usar no Cepap? Tenho usado água mineral fervida , porém li aqui que não é indicada .
    • Olá Francisca, como vai? É possível localizar a água destilada em lojas de produtos hospitalares, ou em farmácias. Em nosso site também comercializamos esse produto, acesse o link para verificar mais informações: https://www.cpaps.com.br/agua-destilada-1l-vittoria
    • Olá Carlos, como vai? A utilização de uma água não adequada pode resultar no acúmulo de resíduos de sais minerais no umidificador de CPAP e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes. Esse tipo de água pode ser trocada a cada 2 dias. O uso da água filtrada deve ser realizada a troca diariamente, e deve ser fervida antes de cada utilização. Para mais informações, estamos à disposição através do 0800 601 9922 opção 2!😊
    • Olá Ione, como vai? É recomendado pelos fabricantes que seja utilizada a água destilada no reservatório do Umidificador, não sendo necessário ferver para utiliza-la.
  9. Boa noite sou a Marta bem a très anos que uso a maquina da apenia sono em frança com agua nunca me diseram que tinha que ser filtrada pois tenho usafo tempo todo da torneira e estes dois ultimos anos tive duas ambulis pulmoneres e bronquites gostava de saber se pode ser a causa de usar agua da torneira respirar a noite toda o vapor da agua obrigada
    • Olá Marta, como vai? A água da torneira conta com diversos tipos de micróbios, minerais e contaminantes que podem danificar o seu umidificador. A água mineral também pode ser bem danosa ao seu equipamento, isso porque, tanto ela quanto a da torneira, contam com cálcio magnésio, ferro e outros minerais que, ao longo do tempo, podem descolorir e danificar o recipiente do seu umidificador. Quando fervemos e filtramos a água, podemos acabar com parte do problema, matando os micróbios e diminuindo a quantidade de minerais. Contudo, as águas da torneira contam com muitos componentes químicos que, ao entrarem em contato com as vias respiratórias e pulmões, podem causar diversos problemas à sua respiração. A água destilada, é a mais indicada para uso do CPAP, devido a sua pureza. Indicamos buscar um profissional médico para verificar quanto as possíveis causas do problemas relatados e quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!
  10. Olá! Meu reservatório está vazando água entre a placa metálica e o acrílico. Já é terceiro em dois anos de uso. Isso tá certo, a vida útil do reservatório é tão pequena??
    • Olá Luis, como vai? Dependendo das condições de uso, a troca do reservatório deve ocorrer entre 1 e 2 anos, seria importante avaliar algumas informações para auxiliá-lo. Nós da CPAP temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922.
  11. Gostaria de saber um problema no meu cpap s10 resmed. Algumas noites ouço um assovio e não consigo dormir Quando coloco água acima do limite para de emitir o assovio. O que pode ser?
    • Olá Marcos, como vai? O assovio que você está ouvindo no seu CPAP S10 ResMed pode ser causado por um vazamento de ar. Quando você coloca água acima do limite, pode estar reduzindo ou eliminando temporariamente o vazamento de ar, o que pode explicar por que o assovio para de ocorrer. Por isso é muito importante verificar se a máscara está bem ajustada, se possui algum vazamento vísivel tanto na máscara quanto no tubo, e também a pressão do seu aparelho, pois se a pressão estiver muito alta, pode causar vazamentos de ar e consequentemente o assovio. Se o problema persistir ou se você tiver dificuldades em resolver o assovio, fique à vontade para nos contatar através da central 0800 601 9922. Estamos à disposição!
    • Olá Turibio, como vai? Não é recomendado usar água destilada usada em radiadores de automóveis no CPAP. O CPAP requer o uso de água destilada pura, livre de impurezas e minerais, para evitar o acúmulo de depósitos e a formação de bactérias. A água destilada usada em radiadores de automóveis pode conter resíduos e substâncias que não são adequadas para uso no CPAP. É importante seguir as instruções do fabricante do CPAP e usar água destilada própria para uso médico, que pode ser encontrada em farmácias ou lojas especializadas. Isso garantirá a segurança e eficácia do seu equipamento CPAP. Estamos à disposição!
  12. Pode ser utilizada água destilada não estéril, para autoclave, da marca SS Plus, de 5 litros? A embalagem diz ser imprópria para injetáveis e diz para não ingerir. O site é excelente, mas indico que deveria ser mais claro a respeito de qual a água destilada correta, e não apenas dizer "água destilada". Existem tipos e tipos de água destilada: para autoclave, pra veículos, outras em garrafinhas pequenas como que feitas para ingerir...
    • Olá Enrico, como vai? O fabricante indica a utilização de água destilada, pois ela potencializa o funcionamento dos dispositivos e previne possíveis danos aos acessórios. A água destilada para autoclave pode ser utilizada no umidificador do CPAP, já o modelo indicado para veículos não é recomendado. Agradecemos o seu feedback referente ao post destinado para o assunto, iremos repassar internamente para que possa ser avaliado =)
    • Olá Ricardo, como vai? Ao usar um umidificador de CPAP, é importante ter cuidado com o tipo de óleo essencial que você utiliza, pois alguns óleos podem danificar o equipamento ou causar irritação nas vias respiratórias. Óleos essenciais não são geralmente recomendados para uso em umidificadores de CPAP. No entanto, se você quiser adicionar um aroma agradável ao ambiente, considere usar um difusor de óleos essenciais separado, que é projetado especificamente para esse fim e não afeta o seu equipamento. Estamos à disposição!
  13. Preciso que alguém lave meu CPAP inteiro, inclusive a mangueira e a máscara. Já mandei higienizar uma vez, mas não sei lavar o resto do equipamento (mangueira e máscara). Por isso, tenho medo de usá-lo e o mantenho fechado sem usá-lo. Também não consegui me adaptar ao seu uso e tenho múltiplas apneias durante o sono constatadas em exame. Não sei o que fazer, me ajudem!
    • Olá Cláudia, como vai? Para orientações sobre a higienização do seu CPAP e máscara, por favor, entre em contato com nosso time de especialistas através da central 0800 601 9922. Além disso, é fundamental persistir no uso do CPAP para tratar suas apneias. Caso continue tendo dificuldades para se adaptar, consulte seu médico ou um especialista em sono. Eles podem ajustar as configurações do aparelho ou sugerir alternativas para melhorar sua adaptação. Se precisar de mais alguma orientação, estou à disposição para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *