A oxigenoterapia é um procedimento que administra o oxigênio. Ele é realizado para corrigir as falhas ocasionadas por distúrbios pulmonares e pode ser um tratamento vitalício ou temporário. Este método de terapia consiste em diversas etapas, além de contar com equipamentos próprios para contribuir com a saúde e qualidade de vida dos pacientes.
Você tem dúvidas sobre como funciona a oxigenoterapia? Então continue a leitura do conteúdo de hoje para saná-las com a CPAPS!
Leia também – Tudo o que você precisa saber sobre aparelhos de oxigênio
A oxigenoterapia é indicada para quem?
A oxigenoterapia é indicada para pacientes diagnosticados com quadros de doenças respiratórias como a pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar ou displasia broncopulmonar, pois são síndromes que provocam deficiência de oxigênio ou hipóxia e comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue.
Como a oxigenoterapia auxilia no tratamento?
Quando o paciente realiza a oxigenoterapia, o procedimento contribui na manutenção das taxas de oxigênio e as mantêm em volta de 90% no corpo, o que é a quantidade ideal para o organismo funcionar sem complicações.
Afinal, o que é e como funciona a oxigenoterapia?
A oxigenoterapia é um conjunto de métodos de terapia respiratória que conta com a utilização de equipamentos para concentrar o oxigênio e enviá-lo para as vias respiratórias de quem o utiliza. Isso acontece por meio de uma pressão superior à pressão encontrada na atmosfera.
O equipamento utilizado pela oxigenoterapia é um concentrador de oxigênio. Contudo, seu uso precisa ser recomendado por um médico especialista a partir da realização de exames e de acordo com a necessidade de cada paciente.
Concentrador de oxigênio: qual escolher?
Responsável por captar e filtrar o oxigênio para enviá-lo para o usuário, o concentrador de oxigênio é um equipamento essencial para equilibrar a taxa de oxigênio no sangue e no organismo humano.
Nele, é possível ajustar a quantidade de oxigênio no fluxômetro – seguindo as orientações do especialista de acordo com o seu tratamento. Para o seu tratamento, você pode escolher entre dois tipos de concentrador de oxigênio:
Estacionário
Este tipo de concentrador de oxigênio depende de energia elétrica para funcionar. É mais indicado para tratamentos em ambientes hospitalar e domiciliar.
Portátil
Já o concentrador de oxigênio portátil depende apenas de uma bateria para funcionar – em qualquer lugar, dentro ou fora de casa.
Conte com a CPAPS!
Agora que você descobriu como a oxigenoterapia funciona e os tipos de aparelhos para contribuir com o sucesso do seu tratamento, que tal conhecer algumas dicas para aprimorar sua qualidade de vida com a CPAPS?
Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem dicas, novidades e tendências relevantes para melhorar sua qualidade de vida e de sono. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
- Recuperar o sono no fim de semana reduz doenças cardíacas - 1 de novembro de 2024
- Saiba como a amamentação melhora a respiração dos bebês - 30 de outubro de 2024
- Divórcio do sono: dormir separado é bom para o casal? - 29 de outubro de 2024