Blog CPAPS

Oxigênio portátil: Concentrador ou Balão de Oxigênio

fotos_877X590_blog
  • Anelise Marques
  • 7 de novembro de 2019

Quando o assunto é mobilidade para pessoas que precisam de oxigenoterapia, a dúvida frequente é: Concentrador de oxigênio ou balão de oxigênio, qual usar?  A oferta de gás oxigênio (O2) com fins terapêuticos, realizados em ambientes hospitalares e ambulatoriais, através equipamentos portáteis – concentrador ou balão de oxigênio, conhecido também como cilindro de oxigênio – são necessários para manter a estabilidade dos níveis de oxigênio no organismo.

O QUE É BALÃO DE OXIGÊNIO?

O balão de oxigênio – ou cilindro de oxigênio como costumam nomear – é um reservatório de oxigênio feito de alumínio ou aço e tem seu volume medido em litros. Há balão de oxigênio portátil, que tem uma media de volume de 1,7 a 7 L e balão de maior capacidade, chegando até 50 litros.

O balão de oxigênio recebe vários acessórios para que o usuário comece o tratamento, entre eles:

  1. Manômetro: Consiste em uma válvula que tem como objetivo regular a pressão interna, semelhante a um relógio de ponteiro.
  2. Fluxômetro: Mede o volume de saída de oxigênio por minuto
  3. Umidificador: Copo que recebe a água destilada para evitar o ressecamento das vias aéreas
  4. Cateter nasal: Acessório conectado para levar o oxigênio concentrado ao usuário

CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO PORTÁTIL

O concentrador de oxigênio é um equipamento que se conecta a energia elétrica ou bateria, se for concentrador portátil. Este equipamento utiliza o ar ambiente para filtrar o oxigênio, purifica o ar e envia em dosagens ajustadas a necessidade do usuário.

A produção de O2 no concentrador de oxigênio, é em uma concentração acima de 93%. Diferentemente do balão de oxigênio, o concentrador tem o fluxômetro já acoplado, e precisa apenas adicionar o umidificador e a cânula nasal a ser acoplada. Entretanto, a desvantagem do concentrador de oxigênio portátil, diferentemente do balão de oxigênio, tem a capacidade de concentração limitada entre 0,5l/min e 2l/min, com isso, as pessoas que precisam de alto nível de concentração precisam optar pelo cilindro de oxigênio.

Mas, se a concentração estiver limitada a 2l/min, o concentrador  de oxigênio portátil pode ser uma opção mais econômica e pratica, devido a sua ergonomia e pela não necessidade de uma recarga de oxigênio periódica.

QUAL OXIGÊNIO PORTÁTIL ESCOLHER

Oferecer mobilidade as pessoas que precisam de concentração de oxigênio é devolver a liberdade e autonomia em atividades simples do dia a dia, como ir a uma consulta médica, jantar em família e até mesmo a passeio com parentes e amigos. Mas, afinal, qual a melhor opção? Apesar dessa decisão depender de muitos fatores, tanto o balão de oxigênio quanto o concentrador de oxigênio portátil são opções adequadas para complementação de oxigênio. Vale analisar as necessidades do paciente e conciliar a decisão juntamente com a equipe terapêutica de acompanhamento.O concentrador portátil de oxigênio oferece essa conveniência, pois seu funcionamento é a base de baterias recarregáveis.

O balão de oxigênio também pode permitir que o usuário se desloque, porém, é necessário ter sempre um outro em reserva, para que o usuário não fique sem a complementação de oxigênio, enquanto um deles estiver na assistência para ser preenchido. Além disso, especialistas recomendam que o cilindro de oxigênio seja utilizado em situações emergenciais, já que o concentrador de oxigênio portátil é um aparelho eletrônico e está sujeito a apresentar defeito ou não contenha bateria suficiente para manter o período que estará sem acesso à energia elétrica.

SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OXIGÊNIO

Se dividem em sistemas de baixa ou alto fluxo. O sistema de baixo fluxo usa-se máscaras faciais comuns e cateter nasal, ofertando até 5 L de oxigênio por minuto, onde   o   fluxo   de   O2   e   a   capacidade   reservatória   não   são   suficientes   para   atingir   a ventilação total do paciente. No sistema de alto fluxo pode-se ofertar de 5 a 10 L/min, e tanto o fluxo quanto o reservatório são suficientes para atender a necessidade do paciente.

Dispositivos para administrar oxigênio

  • Cânula nasal: usados quando o paciente necessita de uma concentração média ou baixa de oxigênio. É um dispositivo simples, que permite a alimentação e fala usando sem interromper o uso.
  • Máscara simples e com reservatório: pode ser administrado com concentração de 35 a 100% e fluxo de 6 a 15L/min. O reservatório tem como objetivo a reutilização parcial do O2 ofertado no próximo ciclo ventilatório.
  • Máscara de Venturi: indicada para fluxo de 4 a 15L/min e concentração de 02 entre 24 e 50%. É o método mais seguro e preciso para liberação de oxigênio, exerce um princípio de captação do ar onde a pressão do jato seja constante na mistura.

A IMPORTÂNCIA DO OXIGÊNIO NO ORGANISMO

Quaisquer   alterações   na   concentração   da   hemoglobina   responsável   pelo transporte de O2 no sangue ou na mecânica ventilatória pode alterar a troca gasosa, promovendo   então   alterações   patológicas.   Sendo   então   necessário   a   oferta   de   gás complementar.

Chamamos de hipoxemia a deficiência de oxigênio no sangue arterial, e hipoxia a deficiência   deste   nos   tecidos.   Sendo   assim, é   essencial   a   caracterização do diagnostico, através da monitorização   das   variáveis   fisiológicas   e   então   conduzir o tratamento ao paciente. Portanto, é indispensável a verificação da oximetria de pulso e a coleta da gasometria arterial. É indicado para:

– Melhora de oxigenação tecidual;

– Redução da sobrecarga cardíaca;

– Amenizar os quadros de insuficiência respiratória aguda ou crônica

– Redução dos sintomas causados pela apneia obstrutiva do sono (SAOS).

EFEITOS DELETÉRIOS DO OXIGÊNIO

Os efeitos causados devido ao tempo de exposição e administração equivocada podem levar comprometimento ao sistema nervoso central, respiratório e cardiovascular.

Dentre os efeitos destacam-se: diminuição do sistema respiratório e aumento da concentração do dióxido de carbono, atelectasia por absorção, redução da capacidade vital, aumento do shunt pulmonar, alteração na relação ventilação/perfusão, diminuição do surfactante pulmonar e desidratação das mucosas.

Quer saber mais? Na CPAPS.com.br você encontra o que há de melhor para o seu tratamento e suporte com especialistas por telefone e chat online! Clique aqui e confira.

Outros artigos sobre terapia respiratória e oxigenoterapia, também encontra nos links a seguir, confira:

Como higienizar o concentrador de oxigênio?

Oxigenoterapia: qual é o médico responsável por indicar?

Oxigenoterapia domiciliar: 3 dúvidas mais comuns sobre o tratamento

 

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook