A festa mais aguardada dos primeiros meses do ano é, com certeza, o Carnaval! Esse evento marcado na história do País garante dias de curtição para pessoas ao redor do Brasil. Mas com toda a folia vem também o cansaço, a sonolência durante o dia. O motivo? A falta de um sono reparador.
É comum que as pessoas fiquem até tarde da noite aproveitando cada segundo da comemoração mais agitada do ano, mas as consequências para o organismo podem não compensar muito. O sono é o momento em que o corpo mais trabalha para regular as nossas funções hormonais. É quando ele se recupera de um dia para se preparar para o que está por vir.
Como não comprometer o sono no Carnaval?
Quer saber como não prejudicar o sono e ainda assim aproveitar tudo o que o Carnaval proporciona? Confira as nossas dicas!
- Estabeleça horário de sono – Se a cada dia você dormir em um horário diferente, o seu corpo não se acostumará a ter um determinado momento para dormir.
- Evite bebidas alcoólicas em excesso – Já falamos aqui no blog que o excesso de substâncias como o álcool e a cafeína retardam o sono.
- Deixe a cama apenas para relaxar e dormir – Evite realizar atividades como assistir aos desfiles pela TV na cama.
- Vá com calma na agitação – na hora de ir dormir, procure relaxar antes. Tome um bom banho após a folia e descanse. Quando o nosso corpo está muito agitado, pode atrapalhar a vinda do sono.
- Evite comer antes de dormir – Além de poder causar a sensação de mal estar, comer perto do horário de dormir pode provocar refluxos gastroesofágicos e prejudicar o sono.
Siga as dicas da CPAPS e curta o Carnaval com saúde!