incnetivador

Como o incentivador respiratório ajuda em exercícios físicos

Tempo de leitura 2 minutos

A terapia respiratória consiste na otimização do transporte de oxigênio, que contribui e previne disfunções, além de promover a qualidade de vida do paciente e um bom funcionamento dos órgãos responsáveis pelo trabalho respiratório.

Os pulmões são músculos responsáveis pelas trocas gasosas no organismo e no sangue, além de eliminar o dióxido de carbono do corpo. Assim como qualquer outro músculo, o pulmão também pode ser exercitado para expandir-se e permanecer forte por muito mais tempo.

Existem inúmeras técnicas para melhorar o condicionamento respiratório, e entre elas, o uso do Respiron, um incentivador respiratório, como especificaremos logo mais.

respiron_classic_1__2

Como funciona o incentivador respiratório

O Respiron é um aparelho portátil, exercitador respiratório, que trabalha profundas inspirações, que são sustentadas pela insuflação dos pulmões.

Ao inspirar em seu bocal, as esferas se movimentam subindo, fornecendo um incentivo visual. As tubulações são projetadas para proporcionar um fluxo diferente e assim incentivar o uso da força muscular respiratória, treinando o sistema respiratório.

incentivador-exercicios

O seu uso funciona como um treino; no aparelho, é possível graduar o nível de dificuldade e a cada dia melhorar o desempenho do sistema respiratório como um todo.

Indicações de uso

O aparelho melhora a performance pulmonar, então pode ser indicado e utilizado em diferentes situações, como para pessoas sadias, sedentárias, crianças, idosos, cantores e, principalmente, atletas.

Resultado nos exercícios

Os exercícios físicos exigem muito da capacidade respiratória, e o seu progresso em determinado esporte ou até mesmo em uma simples caminhada matinal depende da resistência respiratória.

As atividades físicas podem ajudar a reforçar o sistema respiratório, mas o uso do Respiron potencializa esse processo, pois aumenta a capacidade respiratória.

É possível perceber resultados a curto prazo, quando o aparelho torna-se parte integrante da atividade física. São recomendadas ao menos 3 sessões de 30 a 40 repetições, duas vezes ao dia (manhã e noite), que são equivalentes a 15 minutos de treino respiratório diário.

Após passar por todas as etapas do modelo de níveis, o nível de dificuldade do exercício poderá ser aumentado: tentando mantê-las elevadas por mais tempo, ou avance para outro modelo de Respiron que ofereça mais resistência.

Se você procura acessórios que irão melhorar o seu condicionamento físico e sua respiração, bem como otimizar seu tratamento com CPAP, visite nossa loja CPAPS.com.br e encontre os melhores incentivadores respiratórios do mercado!

41 comentários

  1. Tenho problema de apneia e uso o cpap com 11 de pressão. Esta é titulação correta, mas mesmo assim, acordo no meio da noite com o coração acelerado. No exame de titulação não deu apneia central, mas entendo q acordar com o coração acelerado é fruto de uma parada respiratória. Será que esse aparelho "Respiron" pode ajudar?
    • Olá Sergio! O Respiron pode te ajudar a fortalecer e exercitar os pulmões, mas não irá diminuir a apneia e seus sintomas. Se mesmo fazendo o tratamento da apneia com CPAP, os sintomas persistem, você precisa consultar novamente o médico para apresentar esses quadros, para que ele ou o fisioterapeuta recomende o melhor procedimento para solucionar esse problema. Se precisar de ajuda ou esclarecimentos, pode contar conosco, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  2. Tivemos que passar por um procedimento cirúrgico toracocentese no qual tivemos um derrame pleural devido a uma pnemonia que não foi bem conduzida pelo colega. E graças a equipe de cirurgiões torácico foi drenado todo material e graças a deus estamos com o uso do respiron em casa e fisiologicamente nos sentimos bem melhor. Obrigado a Deus e a equipe de cirurgiões torácico aqui de Joao Pessoa - Paraíba chefiada pelo dr. Moreira.
  3. Boa tarde. Tenho 70 anos e sou asmático de nascença. Com atividade física de treinos em academia e corridas sumiram todos os sintomas da doença. Porém parei de correr há dois anos, mas continuo com ótima condição cardio respiratória e não deixei a academia. Recentemente surgiu uma pequena tosse e tem expelido uma pequena secreção transparente. Fui ao pneumologista que receitou corticoide, mas isso não vai resolver o problema sei que é paliativo. Então decidi resolver usando o respiron para melhorar minha condição pulmonar. Minha duvida é por quanto tempo tenho que prender a respiração quando chego ao final da inspiração?
    • Olá Valentim, como vai? São recomendadas ao menos 3 sessões de 30 a 40 repetições, duas vezes ao dia (manhã e noite), que são equivalentes a 15 minutos de treino respiratório diário. No momento da inspiração, é importante puxar o ar pelo nariz devagar, e segurar em média 3 segundos, e soltar devagar o ar completamente pela boca. Seria interessante que o senhor entrasse em contato com um profissional médico para auxiliá-lo na execução correta do exercício, afim de verificar a sua real necessidade. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
      • Olá Valentim, tudo bem? É importante utilizar o Respiron conforme a orientação do profissional que fez a indicação, no entanto, o utilizar uma vez por dia não lhe traz problemas.
  4. quando eu uso o respirol, so consigo fazer umas 4 vezes e fico com dor no pescoço, eu tenho asma,isso é normal?
  5. quando eu coloco o aparelho na boca devo inspirar pelo nariz? e soltar o ar pela boca sem tirar o aparelho da boca?
    • Olá Adriana, obrigada pela sua dúvida. A maneira correta de fazer os exercícios com o incentivador respiratório, é esvaziar os pulmões, colocar o bucal entre os lábios e inspirar profundamente pela boca fazendo as três bolas do incentivador subirem. Tente mantê-las nessa posição por 5 segundos. Expire pela boca esvaziando os pulmões e descanse um pouco antes de repetir o exercício por dez vezes. Qualquer dúvida estamos à disposição!
    • Olá Jair, como vai? O incentivador respiratório é muito utilizado para fortalecer a musculatura e auxiliar no controle da respiração, seria interessante que o senhor buscasse um profissional médico especializado na área, para auxiliá-lo na indicação de um melhor tratamento.
  6. Olá; estou fazendo exercício com o respiron há 15 dias, mas aumentei o nível e comecei a sentir um desconforto na hora de respirar. Sinto uma dor meio cansada no peito e também sinto essa dor quando ne é exigido esforço respiratório. Já falei com minha fono, mas gostaria da opinião de vcs.
    • Olá Suzanne, como vai? O uso do Respiron é bem particular, pois cada patologia requer uma frequência de exercícios específicas. Seria de suma importância relatar esse desconforto ao profissional que acompanha o seu tratamento.
  7. Fiz cirurgia com implantação de 2 safenas e 1 mamarias. Vivo esquecendo de fazer diariamente, pq eles pedem que faça de hora em hora. Poderia também fazer 3 vezes ao dia? Heriberto Gurgel
    • Olá Heriberto, como vai? A frequência de uso e de exercício varia para cada quadro clínico, o ideal é que seja realizado conforme a orientação do profissional que prescreveu o uso.
  8. Boa tarde! Tive conv em junho 2020 . Depois de curada graças a Deus fiquei com a respiração pesada. Mim indicaram usar o respiron para exercitar . Gostaria de saber a sua opinião com o uso e como devo usar?
    • Olá Elicleide, como vai? O Respiron é um incentivador respiratório. A atividade muscular, principalmente do diafragma e demais músculos intercostais, é responsável pelo movimento respiratório. Como outros músculos, podem ser treinados, melhorando força e resistência à fadiga. A frequência deve ser prescrita pelo profissional, pois pode varia para cada paciente.
    • Olá André, como vai? O Respiron é uma marca de um exercitador/incentivador respiratório. A atividade muscular, principalmente do diafragma e demais músculos intercostais, é responsável pelo movimento respiratório. Como outros músculos, podem ser treinados, melhorando força e resistência à fadiga. A frequência deve ser prescrita pelo profissional, pois pode varia para cada paciente.
  9. Utilizo CPAP com pressão 5.8 por orientação médica, mas acordo pela manhã com uma espécie de dor ou pressão no peito e costas. Este mau estar pode ser proveniente do uso do CPAP? Como tenho dores articular nos ombros durmo sempre com as costas no colchão. Essas dores podem ser por esta posição?
    • Olá Fernando, como vai? Seria de suma importância retornar ao profissional médico para que o seu relatório do sono seja analisado clinicamente, afim de verificar se há necessidade de alterar a pressão do seu tratamento.
  10. Boa tarde meu esposo teve covid em junho de 2020, a médica passou pra ele fazer exercícios com o repiron só que ele só fez dois meses e parou, apois 6 meses ele apresentou um problema de distúrbio ventilatorio será que foi por causa que ele parou o tratamento. Assim e ele pode continuar fazendo o exercício.
    • Olá Fernanda, como vai? O uso do Respiron é prescrito por um profissional e deve ser seguido à risca, nada mais é do que um exercício que possui a finalidade de fortalecer o pulmão. Caso desejem retomar o uso, é importe realizar o acompanhamento com o profissional.
    • Olá Adriana, como vai? O Respiron é uma marca de exercitador/incentivador respiratório. Sua utilização e frequência de exercícios deve ser prescrita por um profissional. O Respiron auxiliar no fortalecimento muscular, principalmente do diafragma e demais músculos intercostais, que são responsáveis pelo movimento respiratório. Como outros músculos, podem ser treinados, melhorando força e resistência à fadiga.
  11. Boa tarde, comprei o Respiron Athletic 1 para melhorar meu fôlego, a fim de que possa ajudar na minha aprovação em testes de aptidão física, tais como corridas de 2 km em 12 minutos e natação de 50 m em 1 minuto. Estava lendo o manual e vi que consta a seguinte informação: "ATENÇÃO 1- Para as situações cuja indicação é a de expandir os pulmões, a inspiração deve ser profunda, continua e homogênea, isto é, o tempo de inspiração não pode ser curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente. ATENÇÃO 2 - Para as situações cuja indicação é a de fortalecer a musculatura respiratória recomenda-se que a inspiração seja explosiva, rápida e intensa, inspirando o maior volume de ar possível, elevando as esferas de maneira explosiva." Portanto, gostaria de saber qual seria a maneira adequada para que eu utilizasse o equipamento para a minha finalidade, qual seja, a melhora de fôlego para os exercícios que descrevi. Devo buscar expandir os pulmões ou fortalecê-los? Obrigada, Fernanda
    • Olá Fernanda, como vai? Obrigada por entrar em contato. Com o Respironics o mais interessante é o fortalecimento pulmonar, no entanto, é interessante o auxílio de um fisioterapeuta para que seja feita a respiração diafragmática. Permanecemos à disposição!
  12. Tenho Hipertensão Pulmonar há doze anos em tratamento e uso de Bipap Respironics. Gostaria de saber se o Respiron auxiliaria no fortalecimento pulmonar, já que tenho pouca capacidade respiratória.
    • Olá Eliane, como vai? O Respiron é uma marca de exercitador/incentivador respiratório. Sua utilização e frequência de exercícios deve ser prescrita por um profissional. O Respiron auxiliar no fortalecimento muscular, principalmente do diafragma e demais músculos intercostais, que são responsáveis pelo movimento respiratório. Como outros músculos, podem ser treinados, melhorando força e resistência à fadiga.
    • Olá Carla, como vai? O Respiron é indicado para pessoas que irão melhor o seu condicionamento físico e a sua respiração. O aparelho melhora a performance pulmonar, então pode ser indicado e utilizado em diferentes situações, como para pessoas sadias, sedentárias, crianças, idosos, cantores e, principalmente, atletas. Os exercícios físicos exigem muito da capacidade respiratória, e o seu progresso em determinado esporte ou até mesmo em uma simples caminhada matinal depende da resistência respiratória. Para mais informações, estamos à disposição pelo 0800 601 9922 opção 1! 😁
  13. Olá tudo nem minha mãe tem 93 anos muito sedentária anda 5 metros fica com imensa falta de ar,Será que ela pode fazer uso do aparelho?
    • Olá Milton, como vai? Para comprar o aparelho CPAP não é necessário apresentar prescrição médica. No entanto, o acompanhamento de um médico do sono é altamente indicado para identificar a gravidade da apneia do sono e até mesmo se há algum tipo de contraindicação. Ao usar o CPAP sem prescrição médica, o usuário pode apresentar alguns sintomas, como tontura e dores de cabeça ou no corpo. Isso pode acontecer caso o indivíduo não tenha necessidade de fazer a terapia respiratória ou pelo uso da pressão inadequada. O primeiro passo é procurar um profissional e fazer uma polissonografia, um exame que monitora a qualidade do sono por meio de sensores fixados no corpo do paciente. Ter esse acompanhamento médico é de suma importância, após o resultado da polissonografia, será orientado o modelo de CPAP ideal para as características daquele indivíduo, conforme identificado no resultado do exame. Estamos à disposição!
    • Olá Jorge, como vai? Entre em contato com seu médico para esclarecer suas dúvidas e receber as orientações corretas para o seu caso específico, pois ele conhece seu histórico médico completo, os detalhes da cirurgia e sua condição atual, e será capaz de fornecer recomendações personalizadas com base nessas informações. Ele poderá avaliar se o uso do Respiron é seguro e apropriado para você, levando em consideração fatores como a sua recuperação pós-cirúrgica e quaisquer outras condições de saúde que você possa ter. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *