Os aparelhos biníveis, BiPAP e VPAP, possuem uma função muito importante no tratamento da esclerose lateral amiotrófica (ELA), você sabia? Os dispositivos melhoram a qualidade de vida e aumentam o tempo de sobrevida da pessoa em tratamento. Nós conversamos com nossa fisioterapeuta Aline Erika, que nos explicou melhor sobre como é feita a terapia respiratória. Leia mais!
O que é esclerose lateral amiotrófica (ELA)?
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença que causa a degeneração e morte dos neurônios motores no córtex, no tronco e na medula espinhal. Em geral, a patologia atinge pessoas entre 50 e 60 anos, acometendo duas vezes mais homens do que mulheres.
De acordo com Aline Erika, a ELA é uma doença progressiva e pode ser fatal ao paciente. “A esclerose lateral amiotrófica evolui com prejuízo, debilidade e atrofia da musculatura respiratória de membros inferiores, superiores e do tronco. Isso causa consequências como o desenvolvimento de distúrbios do sono, stress psicossocial e até o óbito”, explica.
BiPAP: como o dispositivo é utilizado no tratamento da ELA?
Com a evolução da doença, as complicações respiratórias acabam aparecendo, uma vez que a musculatura respiratória enfraquece ao ponto de não ser mais capaz de ventilar oxigenar de forma autônoma.
É nesse momento que o BiPAP pode contribuir para a terapia respiratória. O dispositivo auxilia na mobilidade da caixa torácica, debilitada com o enfraquecimento da musculatura respiratória, como explica Aline. “Com a fraqueza do diafragma e a dificuldade de respirar durante o sono, o BiPAP é utilizado para dar um reforço para a musculatura, evitando que o sistema respiratório fique sobrecarregado”, esclarece.
Indicações
O uso do BiPAP no tratamento da ELA nos casos em que o paciente apresenta redução de 50% da capacidade vital forçada, diminuição da saturação de oxigênio (SpO²) por mais de cinco minutos e queda da pressão parcial de oxigênio arterial.
De acordo com a Aline Erika, o BiPAP também pode ser utilizado em pacientes com alteração bulbar importante, além de ajudar a diminuir a incidência de pnseumonia em pacientes com ELA.
A CPAPS possui uma seção completa de aparelhos BiPAP, e mais uma disponibilidade de ventilador mecânico para estágios mais avançados da esclerosa lateral amiotrófica, confira!
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024