A oxigenoterapia pediátrica existe e pode ajudar muito! Se a criança já sofre de alguma doença respiratória e está mais cansado do que o normal, isso pode significar que a saturação de oxigênio em seu organismo pode estar abaixo do normal, o que é um risco para a saúde! Então, leia mais e informe-se melhor sobre a oxigenoterapia para crianças!
Oxigenoterapia pediátrica: quando é indicado?
Em geral, a oxigenoterapia funciona como uma terapia complementar ao tratamento de doenças respiratórias, que comprometem a troca de gases pelo corpo e prejudicam a absorção de oxigênio no organismo. Um estudo feito no Pronto-Socorro Pediátrico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, mostrou que as principais patalogias tratadas por oxigenoterapia pediátrica afetavam diretamente as vias aéreas superiores, como a pneumonia, asma e bronquiolelite.
De uma forma geral, essas doenças respiratórias apresentam como sintomas a febre, obstrução nasal, cansaço e falta de ar. Mas atenção! A oxigenoterapia não é necessária em todos os casos de doenças respiratórias, apenas em estágios muito avançados. Além disso, o período de tratamento varia muito de acordo com a necessidade de cada paciente, já que em alguns casos, a oxigenoterapia é recomendada apenas durante atividades físicas ou enquanto a criança dorme.
Como confirmar se é necessário fazer o tratamento?
Para verificar a necessidade da oxigenoterapia, existem dois métodos que podem verificar a saturação de oxigênio no sangue e, assim, indicar a necessidade da prescrição da oxigenoterapia. Um deles é a gasometria de sangue arterial, procedimento em que é retirado uma fração de sangue que percorre a artéria. O exame é feito por um enfermeiro através de uma pução de ramo arterial.
Quando a oxigenoterapia deve ser contínua, há a necessidade de verificação constante da saturação do sangue. O oxímetro de pulso é o aparelho que aparece como uma solução nesses casos, já que permite que os pais verifiquem por eles mesmo a saturação do sangue.
Em nossa loja virtual, nós fornecemos oxímetros de pulso das melhores marcas para você garantir o melhor tratamento de oxigenoterapia domiciliar para seu filho. Confira!
Meu filho vai precisar fazer oxigenoterapia para sempre?
Tudo depende de cada caso! Nos quadros de doenças crônicas, a oxigenoterapia pediátrica deve ser usada por tempo prolongado, enquanto em infecções o tratamento é feito por um período curto. Mesmo quando a terapia respiratória é prolongada, nem sempre ela é constante. Em alguns casos, ela deve ser realizada apenas durante o sono, que é quando a absorção do oxigênio é melhor para o corpo.
Quanto a isso, fique tranquilo! A partir do diagnóstico, o médico irá especificar por quanto tempo a oxigenoterapia deve ser feita. Caso, ele necessite prosseguir com o tratamento em casa, você irá necessitar de um concentrador de oxigênio.
O aparelho armazena o oxigênio que será transferido para as vias aéreas de seu filho. Dentre nossos produtos, o concentrador de oxigênio Everflo da Philips Respironics é reconhecido e aprovado por nossos clientes. Além disso, caso seu filho necessite de oxigênio suplementar fora de casa, ele pode contar com o concentrador de oxigênio portátil SimplyGo, também da Philips Respironics.
Confira mais em nosso blog!
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024