Bruxismo e apneia: entenda a relação entre as doenças

O bruxismo e a apneia são distúrbios que prejudicam a noite de muitas pessoas e que podem, inclusive, ter relação. Alguns sintomas podem explicar a ligação entre as doenças como a ansiedade, depressão, e até mesmo o consumo de cafeína podem acarretar os distúrbios. Com isso, pode ocorrer problemas relacionados ao sono, como roncos, cansaço, ranger dos dentes, entre outros.

A apneia do sono e o bruxismo, quando não tratados, podem levar a ter noites conturbadas e, consequentemente, mudanças de humor, fadiga, sonolência diurno e, em alguns casos, até diabetes.

Causas da apneia e do bruxismo

Apneia do sono e o bruxismo são dois distúrbios do sono que acometem grande parte da população. A relação entre eles existe porque podem acontecer simultaneamente. Essas síndromes, ainda, possuem sintomas em comum, confira mais:

A apneia obstrutiva do sono é considerada um transtorno respiratório que tem como principais características as pausas frequentes na respiração durante o sono. Estas paradas podem ter relação com várias doenças.

Na apneia do sono, a pessoa pode apresentar ronco alto e persistente como sintoma mais comum, assim como acordar cansada, ter sonolência durante o dia e/ou ter dor de cabeça repetidamente, entre outros sintomas.

Já o bruxismo é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono, que tem como característica um desequilíbrio na musculatura da mastigação, manifestado pelo ato de ranger ou apertar dos dentes, que podem ocorrer de forma consciente ou inconsciente.

A pessoa que sofre de bruxismo pode acordar com dor na mandíbula ou doloridos, dor de cabeça e inclusive sentir os dentes soltos, doloridos e literalmente, desgastados.

Tratamentos

Existem tratamentos específicos para cada tipo de distúrbio, e é necessário um diagnóstico aprofundado para saber a causas. No caso de tratamentos contra o bruxismo, existem protetores e algumas opções como placas miorrelaxantes para alcançar um sono mais tranquilo.

protetor-bruxismo

Para os casos de apneias, existem aparelhos que avançam a mandíbula e aumentam a passagem de ar. A CPAPS.com.br possui produtos que auxiliam na evolução do padrão respiratório do paciente durante todo o tempo em que dorme. Por isso, esses aparelhos são indicados para quem sofre dos dois distúrbios, pois o tratamento melhora a qualidade do sono, e diminui a intensidade do bruxismo.

homem-dormindo-com-cpap

Para evitar tais distúrbios, o ideal é fazer atividades físicas regularmente, que vão ajudar você a manter o peso ideal e diminuir os níveis de tensão e estresse. Com isso, você terá noites de sono mais tranquilas, saúde e bem-estar.

Compartilhe esse conteúdo

3 comentários

    • Olá Ana, como vai?

      Existem tratamentos específicos para cada tipo de distúrbio, e é necessário um diagnóstico aprofundado para saber a causas. É muito importante buscar um profissional especializado para identificar quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *