Tratamentos contra o câncer: quais os tipos e como se cuidar

O câncer é uma doença que pode ter mais de 100 diferentes tipos. Ele se caracteriza pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos ou órgãos. O câncer é uma doença maligna, já que as células se dividem e atacam o organismo de maneira muito agressiva. Um tumor pode se originar em um órgão e, com o seu desenvolvimento, espalhar-se para outros tecidos e órgãos – o que é conhecido como metástase. E um tema em constante discussão são os tratamentos contra o câncer.

Atualmente, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que sejam diagnosticados mais de 700 mil novos casos de câncer no Brasil para cada triênio entre 2023 e 2025. Existem diagnósticos de câncer que podem ser tratados de acordo com o seu estágio, mas você sabe quais são os tipos de tratamento contra essa doença? No conteúdo de hoje, você vai conhecer os tipos de tratamento contra o câncer que são conhecidos e como você pode se cuidar para evitar o câncer. Boa leitura!

Quais são as origens de um câncer?

A origem de um câncer é a alteração do DNA do paciente, que pode ser uma mutação genética herdada entre as gerações, como pode ser a origem do câncer de mama, ou pode ser um erro na multiplicação das células do paciente – desenvolvido a partir de fatores de risco externos, como o tabagismo ou a exposição direta ao sol por muitas horas.

Quais são os principais tratamentos contra o câncer?

A medicina estuda e desenvolve diversas maneiras para tratar o câncer e, atualmente, existem três principais para cuidar desta doença:

Cirurgia

A cirurgia é um dos tipos de tratamento contra o câncer mais antigos que existe na medicina e pode ser realizada especialmente nos estágios iniciais da doença com efeito de retirar o tumor. É claro que a cirurgia é um procedimento que deve ser recomendado pelo médico especialista a partir da análise de exames e da saúde do paciente.

Além de ter efeito curativo, a cirurgia também pode ser realizada no intuito de coletar biópsias, proporcionar o alívio de alguns sintomas e até mesmo retirar metástases.

Quimioterapia

A quimioterapia é um procedimento realizado por seções longas de medicamentos anticancerígenos, que podem ser aplicados por via oral ou venosa. Esse tipo de tratamento pode ter propósito:

  • Curativo, para controlar totalmente o tumor e curá-lo;
  • Adjuvante, para eliminar as células cancerígenas remanescentes após a realização de cirurgia e para diminuir a probabilidade de incidência do câncer;
  • Neoadjuvante, para reduzir o tamanho do tumor e, assim, aumentar as chances de retirada completa do tumor por meio cirúrgico;
  • Paliativa, para proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente.

Radioterapia

Assim como a quimioterapia, a radioterapia é um procedimento que é realizado em seções. Nelas, é utilizado radiação com o intuito de destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas. Ela pode ser o principal tratamento contra o câncer como também pode ser utilizada antes ou após o procedimento cirúrgico (neoadjuvante ou adjuvante, respectivamente) ou de maneira paliativa.

quimioterapia

Existem outros tratamentos contra o câncer?

Com o passar dos anos e a evolução medicinal, surgem outras possibilidades de tratamento contra o câncer. Elas já têm sido constantemente utilizadas como ações isoladas ou em conjunto a outras práticas para combater a doença. Conheça algumas:

Hormonioterapia

A hormonioterapia é um procedimento que busca impedir que os hormônios ajam em células sensíveis. Isso acontece porque hormônios como estrogênio, progesterona e androgênios são responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerígenas – e a hormonioterapia pretende impedir a ação deles.

Assim como a quimioterapia e a radioterapia, a hormonioterapia pode ser uma prática isolada no tratamento contra o câncer ou pode ser uma entre várias ações contra a doença.

Terapia-alvo

A terapia-alvo possui tipos específicos para a sua atuação e todos eles promovem a alteração do desenvolvimento de células cancerígenas – em como elas crescem, se dividem, se auto-reparam e como interagem com outras células. Para isso, a terapia-alvo faz uso de medicamentos para atacar as células cancerígenas e promover pouco impacto nas células normais.

Imunoterapia

A imunoterapia é um procedimento biológico que atua diretamente no sistema imunológico, com o intuito de fortalecê-lo. Assim, a imunidade do organismo do paciente se torna mais potente e capaz de combater o câncer – entre outras doenças. Ao realizar a imunoterapia, a intenção é estimular a resposta imune, ou seja, estimular a defesa das células a partir do momento em que elas reconhecerem os agentes agressores – neste caso, o câncer.

Como prevenir o câncer

Os diversos tipos de câncer podem ser prevenidos se as pessoas adotarem em sua rotina hábitos mais saudáveis, como:

  1. Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  2. Adotar uma dieta adequada de alimentação;
  3. Exercitar-se regular e constantemente;
  4. Realizar os exames preventivos;
  5. Estabelecer uma rotina adequada de sono.

Acompanhe a CPAPS

Agora que você conhece os principais tipos de tratamentos contra o câncer, como eles atuam e como você pode prevenir o desenvolvimento de tumores, que tal acompanhar o blog da CPAPS para conferir mais dicas para cuidar da sua saúde?

Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem dicas, novidades e tendências relevantes para melhorar a sua qualidade de vida e de sono. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog para se atualizar!

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Oncoguia.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *