A relação entre obesidade e apneia do sono é mais próxima do que você imagina. Esses dois problemas de saúde estão frequentemente conectados, e muitas pessoas não têm ideia dos riscos que essa combinação pode trazer.
Entenda com a CPAPS essa conexão e como cuidar da sua saúde, mantendo um peso corporal saudável. Boa leitura!
Leia também – Ozempic serve para tratar a apneia do sono?
A obesidade e seus riscos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, que pode prejudicar a saúde. Pessoas com um índice de massa corporal (IMC) superior a 30 são classificadas como obesas. Essa condição aumenta o risco de várias doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, pressão alta e, claro, distúrbios respiratórios, como a apneia do sono.
Causas e fatores de risco
A obesidade é uma condição complexa que pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Entre as causas mais comuns estão o consumo excessivo de calorias, especialmente de alimentos ricos em gorduras e açúcares, e a falta de atividade física regular, que resulta em um desequilíbrio energético, onde se consome mais calorias do que o corpo gasta. Além disso, fatores hormonais, distúrbios metabólicos, padrões de sono inadequados e até questões emocionais, como o estresse e a ansiedade, podem contribuir para o aumento de peso. A genética também desempenha um papel, influenciando a forma como o corpo armazena gordura e regula o apetite.
Leia também: O açúcar pode agravar os sintomas da apneia?
A relação entre sobrepeso e obesidade x apneia do sono
O sobrepeso e a obesidade estão diretamente ligados ao aumento da apneia do sono. Isso ocorre porque o excesso de gordura ao redor do pescoço e da área das vias aéreas pode obstruir o fluxo de ar, causando pausas na respiração durante o sono. Essas interrupções frequentes não só afetam a qualidade do sono, como também podem resultar em graves complicações de saúde, como aumento da pressão arterial e maior risco de doenças cardíacas.
Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica apontam que a apneia do sono atinge cerca de 70% das pessoas obesas. Nos casos mais graves, de obesidade mórbida, o número de pessoas com apneia chega a 80%. As chances são ainda maiores em pacientes do sexo masculino, obesos, entre 40 e 60 anos de idade.
Os homens tendem a sofrer mais com a apneia do sono por causa de diferenças anatômicas, hormonais e na forma como a gordura corporal é distribuída. Eles acumulam mais gordura na área do abdômen, pescoço e tronco, o que pode aumentar o risco de obstruções nas vias aéreas durante o sono.
Leia também: Mitos e verdades da apneia do sono
Como manter um peso saudável
Levando em conta as questões genéticas e os casos graves de obesidade mórbida, é importante buscar um acompanhamento médico para a manutenção do peso corporal saudável. Mas, você pode auxiliar neste tratamento, adotando hábitos saudáveis. Aqui estão algumas dicas rápidas:
- Alimentação balanceada: opte por uma dieta colorida e rica em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras.
- Exercícios regulares: alguns minutos de atividades físicas diárias ajudam a manter o peso e melhorar a qualidade do sono.
- Sono adequado: uma boa noite de sono contribui para a regulação do metabolismo e controle do peso.
- Controle do estresse: o estresse pode afetar o apetite e a qualidade do sono, por isso, pratique atividades relaxantes, como meditação e ioga.
+Leia mais: Como uma alimentação adequada contribui para a sua noite de sono
Viva com mais bem-estar com a CPAPS
Agora que você já sabe tudo sobre a relação entre obesidade e apneia do sono, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Gastroenterite: quais os sintomas, causas e tratamento
Conheça 10 benefícios da corrida para saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
- Qual a importância da hidratação para o sono? - 20 de janeiro de 2025
- Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Qual é o exame para descobrir a apneia do sono? - 14 de janeiro de 2025