Os casos de gripes e resfriados, além de problemas alérgicos, aumentam durante o inverno porque as pessoas ficam mais tempo aglomeradas em lugares fechados, o que facilita a proliferação de vírus e bactérias. Os sintomas de congestão nasal e coriza trazem desconforto e muitos incômodos durante o sono, principalmente para quem faz tratamento com CPAP e precisa encaixar a máscara no nariz.
Adotar algumas medidas simples, como lavar as mãos e beber água, pode ajudar a diminuir os riscos de contaminação e a vencer os vilões do inverno. Confira as dicas que preparamos para fortalecer sua saúde e te ajudar a ficar longe de gripes e resfriados na temporada fria do ano, garantindo um sono de qualidade e com conforto!
Dicas para vencer os vilões do inverno
Lave as mãos
Sempre que andar em transporte público ou passar em algum lugar com muitas pessoas, lave as mãos em seguida. Elas são as principais vias de transmissão de germes e micro-organismos que facilitam o surgimento de gripes e resfriados.
Beba água
Apesar de sentirmos menos sede no inverno, a necessidade de água do nosso corpo continua a mesma. Além disso, a água desintoxica o organismo, diminuindo a chance de contrair uma infecção viral.
Deixe o ar circular
Ainda que faça frio no inverno, abrir as janelas e deixar o ar circular é muito importante para dispersar os vírus e bactérias, e reduzir as chances de pegar gripes e resfriados.
Movimente-se
Por mais que a disposição para praticar atividades físicas diminua no inverno, é importante se exercitar. As atividades fortalecem o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente às doenças típicas da estação.
Tenha uma boa alimentação
Uma alimentação adequada também fortalece o organismo e evita o desenvolvimento de problemas de saúde. Alguns alimentos em especial têm o poder de combater gripes e resfriados. Frutas críticas como limão, laranja e, principalmente, a acerola, por exemplo, são ricos em vitamina C e reforçam a imunidade.
Durma bem
É durante o sono que nosso corpo descansa e repõe as energias para enfrentar o dia seguinte com disposição. Um estudo realizado no Instituto do Sono mostra que a privação do sono diminui a produção das células de defesa, afetando a imunidade e aumentando as chances de contrair infecções como gripes e resfriados.
Se você utiliza o CPAP, confira nossas dicas para adaptar o seu equipamento e ter resultados melhores durante o inverno. E se você tem dificuldades para dormir por causa de distúrbios do sono, como apneia e ronco, por exemplo, conte com a CPAPS para resolver seus problemas. Há uma equipe de especialistas à sua disposição nos telefones 4007-2922 e 0800 601 9922. Escolha CPAPS.com.br para cuidar da sua saúde!
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023