Com a proximidade do verão, as academias tendem a ficar cada vez mais cheias de pessoas que buscam ficar em forma para aproveitar as praias com aquele corpo tão desejado! Entre os hábitos adotados, aumentar a intensidade dos exercícios e controlar a alimentação se destacam. Uma coisa, porém, não pode ser esquecida: dormir bem contribui para ganhar massa muscular.
Ao fazer os exercícios, o nosso corpo fica fadigado, ocorrendo a chamada “destruição” muscular. Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.
Os profissionais da área apontam que apenas 30% da massa muscular é obtida por meio de exercícios físicos regulares como a musculação. Os outros 70% dependem de dieta balanceada e o do repouso noturno.
Vale salientar que dormir bem não é somente em quantidade de horas, que varia de 06h a 08 para jovens e adultos. A qualidade do sono é fundamental para proporcionar o repouso por completo, fazendo com que a massa muscular seja adquirida no terceiro estágio do sono, o sono profundo.
Dicas para dormir bem
Entre as dicas para ter uma boa noite de sono, comer alimentos leves durante a noite, desconectar-se dos aparelhos eletrônicos, dormir sempre no mesmo horário e ter um ambiente reservado para o repouso noturno são fundamentais para aumentar a qualidade do descanso.
Além disso, é importante que a pessoa observe o seu comportamento e disposição no dia seguinte. Pessoas com apneia do sono, por exemplo, apresentam indisposição, déficit de atenção e o sistema imunológico mais enfraquecido.
A CPAPS é especializada em apneia do sono e terapia respiratória. Conte com a gente para melhorar a sua qualidade de vida!
Muito bem lembrado. De nada adianta se matar na academia e dormir 5h diariamente. Pura perda de tempo e gasto desnecessário com suplementos. Valeu, galera.
Olá Rogério, como vai?
Ficamos muito felizes por estar satisfeito com a nossa publicação. Conte sempre com o pós-venda CPAPS!
Estamos à disposição para ajudá-lo a ter noites de sono confortáveis.
Central de atendimento: 0800 601 9922
Gosto de malhar antes de ir para o trabalho de 5:00 am as 6:30 ; e durmo 8 hrs sempre que possível , tenho 56 anos, tenho um bom físico mais um pouco de barriga, posso fazer algum exercício a tarde na academia para diluir a barriga ? Pois de manhã; faço apenas 150 abdominais .moro na Flórida, USA. Obrigado
Olá Jocimar, como vai?
É importante ser bem orientado por um educador físico ao exercer qualquer atividade. Uma dieta equilibrada e exercícios regulares poderão te auxiliar muito em alcançar seus objetivos.
Como para mim esta difícil aqui os médicos não da muita importância te tenho apenas durmo má faco. Academia mais e muito difícil ganhar massa e tenho medo até de. Toma remédio pra dormir e so posso dormir do lado direito
Se eu trabalhasse 11 horas por dia e estudar também. Eu dormiria 6 horas por dia. Dormir 6 horas por dia é o suficiente?
Olá Matheus, como vai?
Cada pessoa tem seu relógio biológico e uma quantidade de sono específica. O sono é individual e mais importante do que a quantidade é qualidade do sono. Dormir bem é importantíssimo para a consolidação da memória, assim como para a produção de hormônios como o cortisol, que só é produzido durante o sono e atua controlando o nível de açúcar no sangue e o stress. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, criou uma tabela com os períodos de sono médios para cada faixa etária. Veja qual é a média ideal para você:
Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia
Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia
Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia
Idade pré-escolar (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia
Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia
Adolescentes (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia
Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia
Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia
Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia
Estamos à disposição!