Com a proximidade do verão, as academias tendem a ficar cada vez mais cheias de pessoas que buscam ficar em forma para aproveitar as praias com aquele corpo tão desejado! Entre os hábitos adotados, aumentar a intensidade dos exercícios e controlar a alimentação se destacam. Uma coisa, porém, não pode ser esquecida: dormir bem contribui para ganhar massa muscular.
Ao fazer os exercícios, o nosso corpo fica fadigado, ocorrendo a chamada “destruição” muscular. Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.
Os profissionais da área apontam que apenas 30% da massa muscular é obtida por meio de exercícios físicos regulares como a musculação. Os outros 70% dependem de dieta balanceada e o do repouso noturno.
Vale salientar que dormir bem não é somente em quantidade de horas, que varia de 06h a 08 para jovens e adultos. A qualidade do sono é fundamental para proporcionar o repouso por completo, fazendo com que a massa muscular seja adquirida no terceiro estágio do sono, o sono profundo.
Dicas para dormir bem
Entre as dicas para ter uma boa noite de sono, comer alimentos leves durante a noite, desconectar-se dos aparelhos eletrônicos, dormir sempre no mesmo horário e ter um ambiente reservado para o repouso noturno são fundamentais para aumentar a qualidade do descanso.
Além disso, é importante que a pessoa observe o seu comportamento e disposição no dia seguinte. Pessoas com apneia do sono, por exemplo, apresentam indisposição, déficit de atenção e o sistema imunológico mais enfraquecido.
A CPAPS é especializada em apneia do sono e terapia respiratória. Conte com a gente para melhorar a sua qualidade de vida!
- Existem cirurgias para apneia do sono? - 22 de fevereiro de 2021
- CPAP: Qual o custo-benefício no tratamento da apneia do sono? - 25 de janeiro de 2021
- Quais são os tipos de apneia do sono? - 5 de janeiro de 2021
4 comentários