Blog CPAPS

Tudo sobre circuitos para ventilação mecânica

tudo-sobre-circuitos-de-ventilacao-mecanica
  • Cpaps
  • 13 de janeiro de 2020

A ventilação mecânica ou suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.

O circuito de ventilação mecânica é uma tubulação que fica conectada ao aparelho de suporte ventilatório, para levar ar aos pacientes incapazes de realizar uma respiração independente e natural.

Um acessório também conhecido como circuito respiratório, os circuitos de ventilação mecânica se dividem entre circuitos de ventilação invasiva e circuitos de ventilação não invasiva. Confira a seguir mais detalhes sobre esses acessórios!

Circuito para ventilação não invasiva 

Nos procedimentos realizados em clínicas e hospitais, o circuito de ventilação não invasiva pode receber outros nomes, como circuito passivo, circuito de ramo simples ou apenas circuito simples. Mas a finalidade é a mesma, entregar o fluxo de ar aos pacientes que precisam de suporte ventilatório apenas na inspiração, pois a exalação é feita naturalmente pelo paciente.

O circuito de ventilação não invasiva consiste em uma única tubulação com diâmetro de 22mm e aproximadamente 1,80m de comprimento. Em alguns modelos de circuito para ventilação não invasiva, pode conter um frasco de drenagem para evitar o acúmulo de umidade no interior da tubulação, decorrente do uso do umidificador de ar no ventilador mecânico.

CIRCUITO PARA VENTILAÇÃO INVASIVA

Os circuitos de ventilação invasiva, comumente são chamados de circuito ativo ou circuito de ramo duplo. Isso porque especificamente, este circuito contém duas tubulações, sendo um para administrar o fluxo de ar da inspiração e outro para administrar o fluxo de ar da expiração.

Seu funcionamento é destinado ao uso em pacientes entubados ou com traqueostomia, cujo todo o ciclo respiratório é desenvolvido pelo aparelho de ventilação mecânica, a fim de manter a estabilidade da oxigenação do paciente, e a vitalidade do organismo.

Alguns modelos de ventilação mecânica, contém encaixes específicos, por isso, é preciso ficar atento quanto a compatibilidade da tubulação com o tipo de circuito para ventilação invasiva.

O que compõe um circuito de ventilação mecânica? 

O circuito respiratório se diferencia por sua estrutura, porém, os equipamentos básicos que o compõe são os são: traqueia de silicone, dreno para circuito, conector reto, conector Y para o circuito escolhido.

Ao escolher um circuito respiratório é necessário conferir a compatibilidade com o ventilador, uma vez que os encaixes podem ser diferentes em cada modelo ou marca de aparelho de ventilação mecânica.

 Adaptações de circuitos de ventilação mecânica

 Ao adaptar o circuito no paciente e no ventilador mecânico, o profissional deve atualizar os parâmetros de acordo com o diâmetro do circuito adquirido. Pois, o ventilador ajusta a quantidade de fluxo de acordo com o tipo e o diâmetro do circuito.

Nos casos em que seja necessário formar um circuito de ramo simples em duplo, deve-se adquirir mais duas unidades do circuito de ramo simples e incluir um conector Jackson.

Modos de uso

No modo de ventilação não invasiva (VNI) a administração é feita através de uma máscara, sendo normalmente do tipo máscara facial. A VNI utiliza pressão inspiratória para ventilar o paciente (pressão inspiratória positiva – IPAP) ou pressão de suporte (PSV) e uma pressão positiva expiratória (EPAP) ou pressão expiratória positiva (EPAP), que é necessária para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhor oxigenação.

Um conector com orifício no final do circuito é necessário para reduzir a reinalação de gás carbônico (CO2) durante a inspiração. Desta forma, através do orifício há um vazamento continuo de ar, eliminando o CO2 exalado pelo paciente.

Nas duas situações a ventilação superficial ocorre pela aplicação de pressão positiva nas vias aéreas. A diferença entre a ventilação não invasiva e a ventilação mecânica invasiva se dá pela forma de liberação da pressão: na ventilação invasiva é introduzido uma prótese na via aérea, podendo ser um tubo oro ou nasotraqueal ou uma cânula de traqueostomia.

O acesso direto das vias aéreas é feito como um procedimento cirúrgico, em que o paciente é medicado e anestesiado para amenizar dores ou incômodos. Para pacientes traqueostomizados, é indicado o uso de umidificação na traqueia durante a ventilação mecânica. Nesse caso, é importante que o profissional da saúde opte por uma máscara de traqueostomia. A mesma possui tira de borracha para fácil colocação e um conector com rotação de 360°.

Recomendações

A ventilação mecânica substitui parcial ou totalmente a respiração espontânea, e é indicada para pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Através da ventilação mecânica é possível obter melhores trocas gasosas e reduzir o esforço respiratório.

Na CPAPS.com.br você encontra estes e outros acessórios de ventilação mecânica acesse aqui e confira mais. Se precisar de ajuda ou orientações, contate a nossa equipe de especialistas através da Central de Atendimento 0800 601 9922, ou pelo chat online em nosso site.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook