Blog CPAPS

Traqueostomia: o que é, para que serve e modos ventilatórios

fotos_877X590_blog_traqueio
  • Anelise Marques
  • 7 de novembro de 2019

A traqueostomia (TQT) é em um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo. Este procedimento é indicado quando há acumulo de secreção traqueal, inativação da musculatura respiratória ou para promover uma via aérea estável em paciente com intubação traqueal prolongada.

PARA QUE SERVE TRAQUEOSTOMIA

O principal objetivo da traqueostomia é servir como uma alternativa segura para que o indivíduo faça um ciclo respiratório através de outro meio. A única contraindicação para a realização do procedimento é a alteração homeostática. Das indicações podemos citar:

A traqueostomia pode ser usada pode ser dividida entre várias finalidades: preventiva (para complementar outros procedimentos cirúrgicos), curativa (situação onde assegura a manutenção da via aérea) e paliativa (para conforto respiratório). Quanto ao tempo apropriado para a realização pode ser tanto de urgência como eletiva. E por fim, quanto ao tempo de permanência podem ser temporárias ou definitivas.

Quando comparado à intubação orotraqueal, a traqueostomia é benéfica, pois facilita a alimentação do paciente, a higiene brônquica, assim como o retorno precoce da fala e entre outros.

A escolha da cânula (metálica ou plástica) é realizada antes do procedimento, devendo ser levado em conta a individualidade e necessidades de cada paciente. Assim que for determinado, diversos calibres devem ser colocados na mesa cirúrgica para definir o tamanho correto somente após a exposição da traqueia.

A incidência de complicações após a traqueostomia varia de 4 a 10% e a taxa de mortalidade fica em menos que 1%. A morbidade mais frequente é a hemorragia, presente no pós-operatório imediato, seguida pela obstrução da cânula por secreção e então pelo deslocamento da cânula.

A traqueostomia é um procedimento capaz de promover inúmeros benefícios aos pacientes, devendo ser realizado com as técnicas adequadas e profissionais especializados para evitar complicações.

MODOS VENTILATÓRIOS PARA TRAQUEOSTOMIA

A ventilação mecânica na traqueostomia consiste em oferecer suporte a vida do paciente. Seu objetivo é manter o ciclo respiratório constante, mesmo que não haja espontaneidade na respiração, e assim aconteça as trocas gasosas adequadamente. Principalmente quando não houver o trabalho da musculatura respiratória.

Na traqueostomia, o suporte ventilatório é invasivo, e ocorre por aparelhos que emitem intermitentemente volumes de ar nas vias aéreas. A indicação varia de acordo com os objetivos almejados, os principais são:

  • Reanimação pós parada cardiorrespiratória
  • Alguns tipos de cirurgia de cabeça e pescoço
  • Insuficiência respiratória em situação de emergência
  • Pessoas que precisam de respirar por ajuda de aparelhos por um tempo

Os ciclos respiratórios são controlados pelo ventilador que contém parâmetros e modos ventilatórios que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada paciente, entre eles temos:

Ventilação mecânica volume controlada

No modo de ventilação mecânica a volume controlado, tanto a frequência respiratória quanto o volume corrente são contínuos e pré-definidos. Este modo ventilatório está indicado para pacientes que não conseguem exercer o mínimo ou nenhum esforço respiratório. Sendo ajustado o volume, a pressão e uma pressão de suporte.

Ventilação assistida controlada

Neste modo de ventilação o equipamento permite um mecanismo misto de disparo, de fase inspiratória por tempo ou por pressão. A pressão é ativada através do esforço inspiratório do paciente (assistido) e então o tempo de disparo acontece pelo aparelho (controlado), esse mecanismo garante que haja uma frequência mínima.

O ajuste de sensibilidade está presente neste modo e garante o controle do nível de esforço inspiratório, necessário para ativar a fase inspiratória.  É indicado quando há drive respiratório, mas inaptidão dos músculos respiratórios.

Ventilação com pressão de suporte

Usado somente quando há drive respiratório do paciente. Se caracteriza por ser um modo de ventilação espontânea. Isso significa que o disparo é feito pelo próprio paciente e o ventilador assiste à ventilação através da manutenção da pressão positiva pré-estabelecida.

Pressão positiva continua nas vias aéreas

A ventilação ocorre espontaneamente pelo paciente, porém há uma pressurização continua na inspiração e na expiração. Desta forma, o volume corrente vai depender do esforço inspiratório do paciente e de sua mecânica respiratória.

A traqueostomia e suas modalidades de ventilação mecânica são feitas de acordo com o que é mais adequado para cada paciente e vai depender de suas individualidades clinicas, dos tipos de equipamentos disponíveis, assim como da experiência da equipe multidisciplinar com o manuseio do mesmo.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a traqueostomia exige cuidados especiais, que podem ser realizados pelo paciente ou por seu cuidador. A aspiração do tubo, por exemplo, pode ser feita pelo cuidador, a fim de que que fique livre de secreções e afasta possíveis infecções.

Para saber mais sobre ventilação mecânica acesse nosso conteúdo clicando aqui.

Na CPAPS você encontra ventiladores e acessórios para pacientes traqueostomizados, acesse a nossa categoria Terapia Respiratória e saiba mais!

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook