Quem já fez uma viagem longa de avião sabe como pode ser desafiador dormir bem nesses momentos. Seja por causa do desconforto da cabine, da mudança de fusos horários ou do ambiente agitado a bordo, encontrar o sono reparador não é tarefa fácil.
Com algumas estratégias simples, você pode transformar o voo em um momento de relaxamento e preparação para as aventuras que o aguardam. Confira com a CPAPS 5 dicas essenciais para dormir melhor em viagens de avião. Boa leitura!
Leia também – Turismo do sono: descubra a nova tendência
1. Escolha o assento ideal para sua viagem
A localização do assento pode definir o sucesso do seu descanso. Opte por poltronas próximas à janela para apoiar a cabeça sem interrupções ou prefira fileiras de saída se precisar de mais espaço para as pernas. Evite assentos próximos a banheiros ou áreas de serviço, onde o movimento é constante.
Assentos na saída de emergência ou na parte dianteira da cabine, por exemplo, costumam proporcionar uma experiência mais tranquila. Verifique também as políticas da companhia aérea e, se possível, faça a seleção antecipada do seu lugar.
2. Crie um “kit sono” para viagens
Invista em acessórios que bloqueiem distrações:
- Máscara de dormir;
- Fones com cancelamento de ruído para neutralizar barulhos do motor ou conversas;
- Travesseiro cervical compacto que se adapte ao espaço limitado;
- Meias térmicas para manter a circulação ativa.
Para quem usa CPAP em viagens, leve dispositivos portáteis certificados e confira nosso guia sobre como garantir o conforto do CPAP durante o voo.
+Leia mais: Como usar o CPAP em uma viagem de avião?
3. Opte por refeições leves
A digestão pesada pode atrapalhar o sono durante a viagem. Por isso, evite refeições gordurosas ou muito pesadas antes e durante o voo. Uma alimentação leve e balanceada algumas horas antes do embarque ajuda a manter o conforto e a evitar desconfortos estomacais que possam dificultar o descanso. Leve também lanches práticos, como iogurtes, frutas, nozes ou barras de cereais, ou opte por eles ao escolher seu serviço de bordo.
4. Sincronize-se com o fuso horário do destino
Assim que entrar no avião, ajuste seu relógio para o horário local do destino. Se você está saindo de São Paulo às 22h com destino a Lisboa, onde são 2h da manhã, inicie sua rotina noturna: escove os dentes, use pijama confortável e bloqueie estímulos luminosos. Reproduzir hábitos de casa ajuda o cérebro a entender que é hora de dormir.
Leia também: Como manter o tratamento para apneia nas férias?
5. Evite remédios para dormir e álcool
Medicamentos não testados podem causar efeitos imprevisíveis em altitude. Se precisar de auxílio para dormir, consulte seu médico com antecedência e peça uma receita específica para a sua necessidade. Já ingerir álcool a bordo, embora relaxante inicialmente, fragmenta o sono e piora a desidratação. Prefira chás calmantes, como camomila ou erva-doce, oferecidos pela tripulação.
Conte com a CPAPS
Agora que você já sabe como dormir melhor na sua viagem, que tal descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Anvisa aprova detecção de apneia do sono pelo Apple Watch
Recuperar o sono no fim de semana reduz doenças cardíacas
Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025
Fonte: Estadão