O ronco na gravidez é um problema que muitas mamães se deparam durante a gestação. Isso acontece principalmente depois dos primeiros seis meses de gestação. Neste post, você vai conhecer três possíveis causa para isso acontecer. Veja!
Gravidez e ronco: inchaço ao redor das vias aéreas
O ronco na gravidez acompanha muitas mulheres durante a gestação e a explicação está no aumento de peso e o ganho de gordura corporal. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, a pesquisa demonstrou que, ao ganhar peso, a mulher acumula mais gordura em músculos como o da faringe ou em tecidos moles do pescoço e ao redor das vias aéreas superiores. Com isso, a passagem de ar fica prejudicada e provoca o ronco.
Esse fenômeno também é relacionado ao aumento da produção de estrogênio no corpo da mulher, o que também contribui para a ocorrência do ronco ao promover o inchaço dos tecidos moles localizados no pescoço.
Congestão nasal
O ronco na gravidez também pode ser relacionado à chamada rinite gestacional, outra consequência do aumento da produção de estrogênio pelo organismo da mulher neste período.
Estima-se que entre 30 a 40% das futuras mamães sofrem com esse problema, uma das causas do ronco na gravidez. Com a rinite gestacional, são comuns sintomas como o aumento da produção de muco e a congestão nasal, que dificultam a respiração pelo nariz e contribuem para que a mulher passe a roncar.
Pressão alta
Outro ponto que é importante ficar atento é o aumento da pressão arterial. Durante a gravidez, o fluxo de sangue circulando pelo corpo da mulher aumenta cerca de 50% para nutrir o bebê. Isso tende a aumentar a pressão arterial, o que pode ser um perigo em mamães que roncam, principalmente se o sintoma for relacionado à apneia do sono!
De acordo com o American Journal of Obstetrics and Gynecology, mulheres que sofrem com o ronco na gravidez têm tendência a desenvolver doenças cardiovasculares.
Diante disso, o diagnóstico da causa do ronco nas futuras mamães deve ser feito por um especialista, para que ele indique o melhor tratamento. Caso for necessário o uso de um CPAP, conte com a CPAPS!
Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre o ronco!
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024