Qual é a história da descoberta da apneia do sono?

A história da apneia do sono se iniciou em 1918. Nessa data, o Sir William Olser usou pela primeira vez um termo que ele inventou, chamado de “Pickwickian”, para descrever pacientes que estavam obesos e com hiper-sonolência.

A história da apneia do sono se iniciou em 1918. Nessa data, o Sir William Olser usou pela primeira vez um termo que ele inventou, chamado de “Pickwickian”, para descrever pacientes que estavam obesos e  com hiper-sonolência. Olser era, obviamente, um leitor de Charles Dickens! Vale ressaltar que Dickens Pickwick Papers tinha um personagem que era semelhante aos dos pacientes que ele havia identificado com esses sintomas comuns.

Por volta de 1956, o Dr. Burwell foi muitas vezes o tratamento de pacientes que tinham insuficiência cardíaca congestiva, sonolência e fadiga extrema, bem como o fluxo de ar para os pulmões ou insuficiência respiratória. Ele denominou esses tipos de pacientes como tendo Síndrome de Pickwick.

 

Diagnóstico precoce e tratamento

Em 1965, um grupo de franceses e alemães médicos liderado pelo Dr. Gastaut começou a fazer pesquisas sobre o que hoje é chamado de ‘Apneia Obstrutiva do Sono’ e registrou a respiração e padrões de sono de um paciente com Síndrome de Pickwick. Foram descobertos padrões distintamente únicos dos três tipos de apneias.

A partir de 1969, a OSA (Apneia Obstrutiva do Sono) foi muitas vezes tratada com uma traqueostomia, ignorando a passagem de ar superior completo, criando uma incisão ou abertura na traqueia e inserindo um tubo de respiração.

 

Invenção da máquina de CPAP

Em 1981, um pesquisador australiano com o nome de Dr. Colin Sullivan e seus colegas Berthon-Jones, Issa e Eves, apresentou as suas conclusões sobre o tratamento da SAOS com uma máquina chamada de ‘Continuous Positive Airway Pressure’ ou CPAP.

O plano de tratamento começou com um motor de aspirador de pó invertido que soprava ar na passagem nasal da pessoa atingida, usando um tubo de Silastic para manter as vias aéreas abertas. As máquinas CPAP iniciais eram grandes, volumosas e barulhentas, mas no final dos anos 1980, muitas melhorias foram feitas à máquina e máscaras. Logo, o método tornou-se o preferido de tratamento para aqueles que sofrem de apneia do sono.

 

Compartilhe esse conteúdo

6 comentários

  1. Muito interessante saber a origem dessa poderosa invenção que se não fosse ele, hoje muitos de nós até morreriam de apineia. Viva a ciência!!!!

  2. Realmente, desconhecia por completo essa invenção. E atualmente uso o aparelho quando vou dormir durante toda a noite, e tenho observado bastante melhorias. E, tem um detalhe interessante: meu pai morreu do coração, meu tio também, e este aparelho ajuda e muito a melhorar a qualidade de nosso sono, mesmo porque nesses tempos em que estamos vivendo com inflação alta e outros problemas, o meu estado emocional e stress tem diminuído e muito.

    ,

    • Olá João, como vai?

      Ficamos felizes com o seu feedback, realmente é um aparelho incrível. E que sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP =)

  3. Dia 04 de novembro e dia do inventor ,pesquisador .
    Quero deixar aqui minha gratidão a Deus por capacitar todos os inventores e pesquisadores , em especial o inventor do CPAP.Um grupo de australianos que salvarem inúmeras pessoas do AvC e do infarto.
    A eles minha gratidão. E reconhecimento .
    57 anos
    Há 17 anos usando o CPAP vida normal..
    Sempre são alta
    Sem sonolência.
    Sem apneias.

    • Olá, Rogério! Esperamos que você esteja bem. Que linda mensagem de gratidão! Fico feliz em saber que o CPAP tem feito uma grande diferença na sua qualidade de vida. A invenção desse dispositivo realmente mudou a vida de muitas pessoas, como você, permitindo um sono mais seguro e saudável, e prevenindo problemas sérios como AVC e infartos. O trabalho de inventores e pesquisadores é fundamental para nosso bem-estar, e reconhecer suas contribuições é uma forma maravilhosa de valorizar tudo o que eles fazem. Parabéns por seus 57 anos e por estar desfrutando de uma vida sem apneias e com energia renovada! Que sua história inspire outros a buscar o tratamento certo e transformar suas vidas também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *