Durante o Novembro Azul, é levantada a importância da conscientização do homem para com sua própria saúde. Segundo o Ministério da Saúde, em uma pesquisa realizada com mais de 5 mil homens, um terço deles não tem o hábito de ir ao médico. Entre os entrevistados, 55% disseram que não vão porque não veem necessidade ou “não precisam”.
Além disso, em pesquisas realizadas nos Estados Unidos, país onde homens também não vão ao médico como as mulheres, indicam que esse é um fenômeno cultural. Em suma, homens não vão ao médico por acharem que isso significa demonstrar fraqueza.
No entanto, é preciso mudar essa mentalidade. Campanhas como o Novembro Azul demonstram que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, e que cuidar de si é um sinal de autossuficiência e, na verdade, muita coragem.
No post de hoje, separamos os 3 principais males para a saúde do homem e dicas de como driblar problemas que podem ser facilmente evitados. Confira!
1. Obesidade
A obesidade está ligada a inúmeros fatores, desde sociais, comportamentais e psicológicos. E, normalmente, excesso de peso está relacionado com um estilo de vida perigoso. Sedentarismo e dietas ricas em gorduras saturadas e açúcares são o caminho para outros problemas mais graves, como doenças cardiovasculares e diabetes.
A obesidade também está diretamente atrelada ao ronco e a apneia do sono, que podem trazer riscos à saúde, uma vez que se trata de um distúrbio respiratório. O excesso de peso dificulta a respiração, uma vez que a gordura corporal fica acumulada nos órgãos, como na parede da traquéia e nos músculos da língua, favorecendo a obstrução das vias aéreas.
Então, para evitar riscos de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca e a hipertensão arterial, os homens precisam fazer consultas médicas periodicamente, controlando o peso e realizando avaliações físicas e nutricionais.
2. Câncer de pulmão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de fumantes diminuiu em nível mundial. Em análise entre os anos 2000 e 2018, o número de homens que fumam aumentou, chegando a 1,093 bilhão. No entanto, para 2020, a previsão é que esse número reduza para 1,091 bilhão.
Porém, é possível perceber que o número continua alto e homens fumam mais que as mulheres. Com isso, o tabagismo é a principal causa para o câncer de pulmão, que tende a ser extremamente agressivo e se tornar metastático. Ou seja, pode espalhar-se rapidamente para outros órgãos.
3. Câncer de próstata
Como foco da campanha do Novembro Azul, o câncer de próstata atinge especialmente homens na fase da terceira idade. É o tipo de câncer mais comum entre o público masculino, e por isso a importância de visitar um especialista para realizar exames a partir dos 45 anos. Quando descoberto em estágio precoce, os riscos de mortalidade são reduzidos.
LEIA TAMBÉM
+ Má qualidade do sono x problemas físicos e sociais
+ Saiba como a posição para dormir pode interferir nos seus sonhos
+ Dormir muito pode fazer mal à saúde?
- 3 motivos para você trocar máscara, filtro e outros acessórios do CPAP - 22 de janeiro de 2021
- ResComf: como utilizar o ozônio para higienizar CPAP e máscaras - 6 de janeiro de 2021
- Sono e tecnologia: como o seu celular atrapalha o descanso - 30 de dezembro de 2020