Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica | CPAPS

Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica

Tempo de leitura 4 minutos

Cuidar da saúde ainda é um assunto delicado para muitos homens – mas não deveria ser. Especialmente em novembro, a saúde deles é o foco de diversas campanhas de conscientização, mas eles continuam evitando as consultas médicas. E, como maneira de incentivar a prevenção, o Novembro Azul reforça alguns cuidados simples e necessários – como ir a consultas regularmente e realizar os exames com periodicidade.

No conteúdo de hoje, você vai descobrir 4 dicas para convencer os homens a ir a uma consulta médica. É uma missão fácil e que nós, da CPAPS, vamos te ajudar a realizá-la. Boa leitura!

Leia tambémTratamentos contra o câncer: quais os tipos e como se cuidar

O que é o câncer de próstata

Para entender esta doença, é preciso compreender, primeiro, o órgão: a próstata é uma glândula masculina que se localiza abaixo da bexiga. Ela é responsável por produzir parte do sêmen e ainda envolve a parte inicial da uretra, tubo que elimina a urina armazenada na bexiga.

Assim, o câncer de próstata pode acometer pacientes na faixa dos 40 anos de idade, porém é mais conhecido como o câncer da terceira idade, já que 75% dos casos costuma acometer pacientes acima dos 60 anos, como indica o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além disso, este é o tumor mais incidente entre os homens no Brasil e no mundo, sendo esperados cerca de 704 mil novos casos da doença por ano entre o triênio 2023-2025.

Como convencer os homens a ir a uma consulta médica

Apesar de não falarem abertamente sobre isso, é comum os homens terem receio de ir a uma consulta médica devido ao exame do toque. Mas, quando existe o incentivo necessário, eles se sentem mais à vontade em cuidar da saúde com dedicação.

Realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição (Nhanes) dos EUA, um estudo mostrou que 44% dos homens concordam que o encorajamento dos cônjuges os incentivaram a ir a uma consulta médica.

Imagem representa um homem em uma consulta médica, com detalhes de lembrança ao novembro azul.

Conheça abaixo 4 dicas de como convencer os homens a ir a uma consulta médica, especialmente ao longo do Novembro Azul:

1. Compartilhe fatos

Um fato importante e válido de ser compartilhado com os homens é que eles costumam viver menos que as mulheres. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que eles vivem cerca de 7 anos a menos que a população feminina e possuem maior taxa de mortalidade que elas – em praticamente todas as faixas etárias.

Logo, para diminuir essa diferença, é preciso adotar hábitos saudáveis na rotina, especialmente aqueles que são reforçados durante o Novembro Azul: consulte-se com regularidade e faça seus exames regularmente – e mais importante: todos os anos.

2. Inicie um diálogo, não uma briga

Apesar de não ser difícil, convencer um homem a ir a uma consulta médica pode provocar discussões devido à falta de paciência. O estudo do CDC e do Nhanes aponta que 42% dos pacientes entrevistados ao longo da pesquisa ocultam parte das informações sobre a sua saúde – da família, dos amigos e especialmente das mulheres – para evitar que as discussões surjam.

E, muitas vezes, isso acontece principalmente por teimosia, mas também pode ser por receio. A pesquisa estadunidense mostra que 12% dos participantes costumam ocultar alguns hábitos de vida ou esconder costumes por medo de receber um sermão – de especialistas, familiares, amigos e cônjuges.

O segredo para não iniciar uma discussão acalorada é evitar o tom de voz grosseiro e impaciente. Ao utilizá-los durante uma conversa, a resistência e a teimosia em relação a se consultar com regularidade podem aumentar.

3. Torne-se o exemplo a ser seguido

A preocupação que você tem com o próximo deve ser direcionada, em primeiro lugar, a você. Por isso, se ainda não é, se torne o exemplo a ser seguido no que diz respeito aos cuidados com a saúde masculina. Assim, além de ficar em dia com a sua própria saúde, você incentiva amigos e familiares a irem regularmente ao médico, a vivenciarem hábitos mais saudáveis e a ter uma vida mais equilibrada.

4. Organize um estilo de vida para seguir em conjunto

Adotar um estilo de vida para ser seguido em conjunto pode ser uma saída para garantir que a saúde de todos esteja em dia. Comece com hábitos simples e fáceis de serem inseridos na rotina:

    • Alimentação: elabore uma dieta que todos possam seguir, com acompanhamento nutricional e físico frequentes;
    • Exercícios físicos: crie uma rotina de atividades (caminhar, correr ou fazer academia juntos);
    • Sono: estabelecer uma rotina de higiene do sono é essencial para ter uma qualidade melhor de sono enquanto você dorme e pode ser uma prática em grupo – um incentivando o outro.

Conheça a CPAPS!

Agora que você já conhece dicas para convencer os homens a irem a consultas médicas, especialmente durante o Novembro Azul, que tal conhecer mais dicas – desta vez para aprimorar a qualidade do seu sono com a CPAPS?

Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes para melhorar sua qualidade de vida e de sono. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!

Fontes: CDC e Nhanes.

IBGE.

INCA.

Oncoguia.

CPAPS

2 comentários

    • Olá Adilton, como vai? Iremos te contatar por e-mail com as informações necessárias. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *