A máscara é um acessório fundamental para garantir o sucesso do tratamento da apneia do sono com CPAP. Para evitar desconforto e usufruir de todos os benefícios da terapia, é preciso que a máscara tenha uma vedação correta, ou seja, de modo que não escape. Apesar de parecer um desafio encontrar um ajuste ideal – principalmente nos primeiros dias de uso – nós, da CPAPS, vamos te explicar neste post o que fazer para facilitar a adaptação. Confira!
Veja também: Top 3: máscaras para CPAP mais vendidas
O que fazer quando a máscara estiver escapando do rosto?
O vazamento é uma das principais queixas dos usuários na hora de encontrar o ajuste correto da máscara CPAP. E, isso não pode acontecer de maneira nenhuma, já que uma máscara mal posicionada faz com que o ar escape, o que pode comprometer sua noite de sono e o tratamento.
Se você já tentou soltar e ajustar gradativamente os fixadores da máscara de modo a encontrar o ajuste perfeito e, mesmo assim não solucionou o problema, é bem provável que o tamanho esteja inadequado – seja do fixador, da máscara ou das almofadas.
Como escolher o tamanho ideal da máscara?
O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que diferente do que muitas pessoas pensam, o tamanho da máscara CPAP não deve ser escolhido de acordo com a idade, altura, gênero ou peso, ele dependerá de algumas medidas específicas do seu rosto. Para utilizar o ideal é preciso medir o rosto utilizando o guia de tamanho, próprio da máscara. Na descrição de cada um dos nossos produtos você encontra esse guia. Clique aqui para conferir.
Se mesmo após os ajustes no fixador, a sua máscara ainda estiver escapando do rosto, orientamos que entre em contato com nosso atendimento por meio do número 0800 601 9922. Nossa equipe de fisioterapeutas lhe orientará passo a passo de como proceder com o ajuste. É preciso obter um ajuste da máscara CPAP ideal e cômodo, ou seja, nem muito frouxo e nem apertado demais.
Como colocar a máscara corretamente?
Ajustar a máscara antes de conectar o tubo ou de ligar o CPAP é a maneira ideal para garantir uma boa vedação. Depois que ela estiver bem posicionada sobre o rosto – sem correr o risco de vazamento – ative o fluxo de ar. Como cada modelo tem um passo a passo específico, o ideal é seguir as etapas descritas no manual da sua máscara CPAP.
Partata aconselha a praticar em casa durante o dia. “Quanto mais você se acostumar com a máscara, melhor será a adaptação e, consequentemente, o tratamento. Uma ótima dica é ir treinando, tente colocá-la, retirá-la e desprendê-la da traqueia. Assim, se sentirá mais confiante na hora de fazer isso à noite”, completa.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para o seu tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Limpeza da máscara CPAP para prevenir o coronavírus
Incômodo com a máscara para CPAP: dicas, truques e produtos
Máscara para apneia do sono: o que é, como usar e como escolher a sua?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Dia 3/6 recebi a máscara mas não consigo usá-la direito. Hora fica larga,
hora apertada, está machucando meu nariz e deixando marcas no rosto.
O que fazer ? Devo devolve-la para troca ?
Também estou ficando com a boca e nariz secos, preciso retirá-la para
tomar água, e meu aparelho tem umidificador.
Por favor responda rápido para eu poder trocá-la, se for o caso.
Obrigada.