Além de ser desagradável, causar constrangimento e até mesmo problemas conjugais, o ronco pode causar muitos problemas de saúde.
Acesse também: Dormir mal pode trazer riscos à saúde. Confira alguns!
Para ajudar no tratamento desse mal que afeta grande parte da população mundial, o Laboratório do Sono, do Instituto do Coração em São Paulo desenvolveu uma série de exercícios anti-ronco para ajudar a diminuir a frequência e a intensidade do ronco. São exercícios rápidos, simples e que podem ser feitos em casa. Continue lendo e confira!
Atenção! Os exercícios anti-ronco devem ser feitos sempre com a boca fechada, e cada exercício deve ser repetido 20 vezes antes de pular para o próximo da sequência.
No começo, a pessoa pode precisar de algum treino para executar cada exercício corretamente, mas, com o tempo, essa sequência de exercícios anti-ronco deve ficar fácil e passar a fazer parte da rotina.
1º Exercício:
*Posicione a ponta da língua atrás dos dentes superiores.
*Faça o movimento de “varrer” para trás, até o fim do céu da boca (palato duro).
2º Exercício:
*Posicione a língua no alto do céu da boca.
*Empurre para cima e, sem desgrudar a língua do céu da boca, relaxe a base da língua, fazendo um movimento de “empurre e solte” mas sem tirar a ponta da língua do céu da boca.
3º Exercício:
*Cole toda a língua no céu da boca.
*Abra e feche os dentes. Lembre-se de repetir o movimento 10 vezes, sem desgrudar a língua do céu da boca.
4º e 5º Exercícios:
*Abaixe a parte de trás da língua.
*Contraia a garganta e a úvula.
*Segure na posição contraída por 5 segundos.
6º Exercício:
*Com os dentes fechados, coloque o dedo entre a bochecha e os dentes.
*Com a bochecha, empurre o dente até encostá-lo nos dentes.
*Repita o mesmo procedimento do outro lado.
Você pode conferir o vídeo com a forma correta de executar os exercícios anti-ronco acessando o link clicando aqui
Outras formas de eliminar o ronco.
Existem outras formas de tratar ou, ao menos, amenizar o ronco e os riscos que ele traz para a saúde. Algumas medidas simples e mudanças de hábitos podem trazer diversos benefícios para o sono, como:
- Perder peso.
- Parar de fumar.
- Parar de ingerir bebidas alcóolicas.
- Suspender o uso de medicação para dormir, se o médico estiver de acordo.
- Dormir sempre de lado, nunca de barriga para cima.
- Praticar atividades físicas.
- Aderir a uma alimentação saudável.
- Não comer alimentos pesados à noite e, não ingerir nenhum alimento uma hora antes de dormir.
- Usar a faixa anti-ronco.
Prevenindo o ronco desde a primeira infância!
O ronco é causado pela flacidez muscular na faringe, que permite que toda a estrutura de músculos e tecidos moles desabem sobre a traqueia, estreitando a passagem do ar e causando o ruído do ronco durante a respiração forçada.
Diversos estudos confirmam que crianças que são amentadas exclusivamente no seio, sem o auxílio de mamadeiras e que não fazem uso de chupeta têm muito menos chances de desenvolverem respiração bucal e ronco.
Isso porque o exercício de sucção correta, feito no seio, desenvolve e fortalece a musculatura e favorece o correto e harmonioso desenvolvimento da estrutura óssea do rosto.
Nenhuma medida funcionou?
Se os exercícios contra-ronco e as demais medidas para controlar o ronco não foram eficientes, está na hora de buscar um médico especialista em sono (clínico geral, pneumologista ou otorrinolaringologista) e realizar o exame do sono, chamado de Polissonografia.
O ronco é o principal sintoma da Apneia Obstrutiva do Sono. Uma síndrome que pode trazer consequências gravíssimas para o organismo, como infarto e AVC.
Além do ronco, quem sofre com a Apneia do Sono sente-se frequentemente cansado, pode ter dores de cabeça diurnas, problemas de concentração, dificuldade para perder peso e nunca sentir que dormiu bem, não importa por quantas horas a pessoa dormiu.
A boa notícia é que a Apneia do Sono pode ser facilmente tratada com o aparelho CPAP. Um gerador de fluxo de ar que mantém as vias aéreas sempre desobstruídas, enviando um fluxo de ar suave e controlado através de um sistema de tubo e máscara.
Na loja da CPAPS você encontra os melhores aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e ronco! Acesse o site e converse com um de nossos consultores!
- Exercícios anti-ronco para silenciar a sua noite de sono - 20 de fevereiro de 2020
- Conheça o CPAP automático da BMC: RESmart GII E25AJ - 20 de fevereiro de 2020