No dia 07 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, e a CPAPS te convida a ler o depoimento do nosso cliente, Leonardo Rocha, para entender como é a vida de alguém que sofre com a apneia do sono e como o tratamento com o CPAP pode devolver a saúde e qualidade de vida de quem vive com a doença.
A vida antes do tratamento da apneia do sono
“Estava numa situação que quase não dormia e nunca tinha um sono profundo e vivia cansado. Eu cheguei a quase ter “pânico” de deitar para dormir. E quando descansava, eu precisava levantar e ficar acordado. Horrível! Tudo por causa da obesidade.
Eu chegava a dormir sentado no trabalho e, algumas vezes, passava mais de 2 horas “apagado”. Chega a ser humilhante para gente, claro que a gente tenta não transparecer, mas é complicado.
Esse é o meu testemunho e pode usar com outras pessoas! Eu quero que as outras pessoas que têm o mesmo problema saibam que é verdade a melhora. Vencendo os primeiros 15 dias fica fácil e até confortável.”
Adaptando-se ao tratamento da apneia do sono
Quando questionado sobre o período de adaptação, o Sr. Leonardo descreveu quais aspectos da terapia foram mais desafiadores nos primeiros dias, e como o apoio familiar foi fundamental para superar essa fase e alcançar o sono reparador que há anos não experimentava.
“Eu demorei um pouco para me acostumar, dava uma sensação de “sufocamento” no início, mas agora só o ressecamento que é ruim. De mais, acho que vou usar o resto da vida. Quando passei a usar, nos momentos de “sufocamento”, eu sinceramente pensava em abandonar o tratamento. Seja pelo incômodo inicial ou até por preguiça de usar. Afinal, acaba sendo meio que uma parafernália na hora de dormir.
Foi pela ajuda que meu filho me deu, dizendo que era maravilhoso como ele via o meu sono muito mais tranquilo e como eu respirava melhor, que eu tive forças para passar por este início. Ele me falou que a apneia assusta muito quem ouve o nosso sono e que ele ficava com muito medo. Hoje eu não penso em parar mais e acostumei completamente com tudo. Quem vê de fora pode achar muito ruim, mas é porque não sabe da diferença que faz na nossa vida.”
Tecnologia que promove conforto
O Sr. Leonardo nos contou sobre sua adaptação com a terapia enquanto adquiria um novo aparelho CPAP com umidificador, o que resolveu o seu problema com o ressecamento da garganta e nariz.
Muitas pessoas acabam abandonando o tratamento da apneia do sono logo no início e algumas não conseguem se adaptar ao CPAP por problemas simples, como ressecamento da boca, garganta e nariz. Isso pode ser facilmente resolvido com um umidificador. Há, inclusive, aparelhos que já vêm com o acessório incluso, como o CPAP Automático AirSense 10 AutoSet, da ResMed.
Vale lembrar que a terapia com o CPAP, embora seja feita no conforto do seu lar, é um tratamento sério, responsável por controlar um distúrbio que pode desencadear diversas outras doenças graves, como insuficiência cardíaca, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão além do câncer e até mesmo infarto e AVC.
Por isso, se você experimenta sintomas como fadiga e sonolência extrema durante o dia, perda de memória e concentração, sofre alterações de humor e acorda com dores de cabeça ou costuma acordar várias vezes durante a noite, procure um médico e relate esses problemas. Através de um exame chamado polissonografia (o exame do sono) é possível detectar se você sofre com algum distúrbio do sono e determinar o melhor tratamento para você.
Se o distúrbio for confirmado e seu médico receitar o uso do CPAP, adquirir o aparelho e a máscara é apenas o começo do seu tratamento. Lembre-se de que a fase de adaptação pode trazer alguns desafios, mas a CPAPS está aqui para te ajudar a passar por todos eles! Mantenha o pensamento positivo e foque no seu objetivo: recuperar sua saúde e qualidade de vida! Entre em contato conosco através do Chat Online, do nosso Plantão do Sono ((27) 3045-0605) ou no tele-vendas nos números: 4007 2922 para Regiões Metropolitanas ou 0800 601 9922 para demais localidades!
Lembre-se que o tratamento da apneia do sono sozinho não é suficiente para que você viva sua vida ao máximo! A prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares são fundamentais para a saúde! E podem potencializar seu tratamento da apneia do sono, eliminando os sintomas do distúrbio e devolvendo sua energia e bem-estar!
E lembre-se de que qualidade de vida começa com uma boa noite de sono!
Gostei muito da matéria. Tenho apnéia do sono e estou na fase adapatação com o uso do cpap. Tenho dormido bem, sem roncos e diminuiram as idas ao banheiro a noite. tenho acordado com mais disposição e melhorou bastante minha respiração.
boa tarde
gostaria de dizer que minha vida agora é outra me acostumei no primeiro dia hoje ja sou outra pessoas noites tranquilas ,antes acordava umas 5 vezes na noite
mas agora tiro um sono só nem acordo mais ate meus pés ja desinchou
hoje nao consigo mais dormir sem o aparelho vale a pena .
comprei pela internet economisei $1700,00 pq o preço aqui na minha cidade (sorocaba-sp) custa $4,700,00 paguei na internet $3,100,00
pode comprar pela internet é uma empresa honesta tenho o watts da empresa e sempre que preciso de orientação ele me da maior atenção….recomendo
Olá Manoel! Muito obrigada pelo seu relato.
É importantíssimo para quem está receoso sobre iniciar a terapia do sono.
Desejamos muito sucesso em sua terapia do sono. O suporte pós-venda está sempre à disposição para ajudar no que for possível, para que o senhor tenha uma ótima noite de sono!
Tenha um excelente final de semana 😉
bom dia a todos ,começei meu tratamento com o cpap a 5 dias no inicio é desconfortável mais depois a gente se adapta eu ja parei com os roncos e nao estou indo mais ão banheiro a noite e meu sono esta melhor
Bom dia Mauro! Muito obrigada pelo seu relato! Ele é muito importante para ajudar àqueles que foram diagnosticados com a síndrome, mas ainda estão receosos em iniciar a terapia do sono.
O tratamento da Apneia do Sono vai muito além de eliminar o ronco. Ele devolve a qualidade de vida ao permitir um sono ininterrupto, oxigenação sanguínea adequada e o alcance de todos os estágios do sono.
Desejamos muito sucesso em sua terapia respiratória!
Se precisar de qualquer suporte, o pós-venda está à disposição.
Central de Atendimento: 0800 601 9922
Bom dia!!! Como vocês se sentia antes do diagnóstico de apneia do sono?
Eu utilizo CPAP desde 2016, tinha problema de sono acordava cansado, cheguei dormir no volante, mas hoje graças a Deus eu durmo bem não tenho ronco, e muito menos apneia, aconselho outros utilizarem, pois vale a pena, eu tinha medo de dormir hoje durmo normalmente chego ter 06 a 07 horas de sono profundo, pra mim valeu a pena, através de mim meu filho também utiliza, por isto dei de presente a ele um aparelho.
Inclusive o ajudou muito, pois roncava e tinha muita apneia, passou a usar e nunca mais parou, já fazem 04 meses, sarou por completo Graças a Deus.
Uso há 10 anos aparelho atual Airsense 10 recebi agora depois de revisado e higienizado pela primeira vez depois de dois anos de uso. Ultimamente venho sentindo problemas de rejeição nariz entupido, sempre gripado, quando para de usar a gripe vai embora, as vezes uso com o umidificador desligado resseca a boca demais. Estou sem alternativa.
Alguém sabe informar se a agua do umidificador utilizado por 10 anos não prejudica os pulmões, existem pesquise sobre?
Olá Franklin, como vai?
É indicado pelos fabricantes que a água utilizada no reservatório do Umidificador seja substituída diariamente, também é recomendado que seja utilizada a água destilada no reservatório do Umidificador. O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. Isso acontece devido a aglomeração de sais minerais e calcário, através do vapor que fica no recipiente.
A água destilada pode ser encontrada em farmácias ou lojas de materiais hospitalares como água de injeção.
Em nosso site também temos disponível, segue link: https://www.cpaps.com.br/agua-destilada-para-umidificador-de-cpap-e-bipap-vpap
CORRIGINDO A ULTIMA FRASE DA MINHA PERGUNDA. USO UMIDIFICADOR HÁ DEZ ANOS A UMIDADE PODE PREJUDICAR OS PULMÕES?