Blog CPAPS

Coronavírus e Apneia do Sono: qual a relação?

apneia-do-sono-e-coronavirus

coronav

Nas últimas semanas, os meios de comunicação têm um tema em comum: a COVID-19. A doença causada pelo novo Coronavírus, o SARS-CoV-2, causa sintomas semelhantes ao de uma gripe, mas tem um alto poder de contágio e se espalhou rapidamente ao redor do mundo.

Preparamos esse post para explicar melhor a relação do ronco e da apneia com o novo Coronavírus e como fazer para se proteger. Continue lendo para saber mais sobre a doença e a relação do vírus com a Apneia do Sono.

COVID-19: Sintomas e medidas de precaução:

Os cientistas ainda têm muito o que descobrir sobre essa nova doença, que tem afetado principalmente idosos, mas, o que se sabe ao certo é que o sistema imunológico baixo é o principal fator de risco da COVID-19.

Os sintomas da COVID-19 são os de uma gripe comum:

  • Dor de cabeça.
  • Dor de garganta.
  • Dificuldade para respirar (nos casos mais graves da doença).

Ao sentir algum desses sintomas, aconselha-se que a pessoa se isole em casa por 15 dias, sem contato físico com nenhum familiar e que procure ajuda médica apenas em caso de dificuldade para respirar ou na persistência de febre alta por mais 3 dias.

A Organização Mundial da Saúde recomenda as seguintes medidas para evitar o contágio e a disseminação do vírus:

  • Lave as mãos constantemente com água e sabão ou álcool a 70%.
  • Não coloque a mão na boca, olhos ou nariz.
  • Espirre sempre em um lenço de papel ou na dobra do cotovelo.
  • Evite aglomerações. Fique em casa e só saia se for extremamente necessário.
  • Utilize uma máscara quando precisar sair de casa.

Apesar das notícias alarmantes sobre os casos mais graves da doença, estima-se que 80% das pessoas infectadas pelo novo Coronavírus não apresente nenhum sintoma, ou tenha apenas sintomas leves de uma gripe.

O vírus tem manifestações mais graves em idosos e pessoas com a imunidade baixa, e como ainda não existe uma vacina ou remédio para a COVID-19, as medidas de precaução para evitar que a doença se espalhe são fundamentais.

 

Coronavírus x Apneia do Sono:

apneiaA Apneia do Sono é uma doença que causa paradas respiratórias durante o sono, com duração superior a 10 segundos, e cujos episódios podem se repetir até centenas de vezes durante uma única hora de sono.

O principal sintoma da doença é o ronco, mas podem haver muitos outros, como:

  • Dor de cabeça.
  • Fadiga Diurna.
  • Dificuldade para se concentrar.
  • Hipertensão.
  • Engasgo antes do ronco.
  • Boca seca.
  • Acordar muitas vezes para ir ao banheiro.
  • Variações de humor.
  • Depressão.

A parada respiratória acontece por uma obstrução da passagem de ar devido ao relaxamento dos músculos da língua e garganta.

Após alguns segundos sem respirar, o cérebro percebe a falta de oxigênio e dispara adrenalina na corrente sanguínea, fazendo com que a pessoa desperte brevemente para voltar a respirar, sem sequer perceber que acordou. Essa ação traz grandes prejuízos ao organismo.

As constantes sobrecargas de adrenalina sobrecarregam o coração e desencadeiam hipertensão arterial sistêmica.

Outra grave consequência dos micro-despertares provocados pelo ronco é a interrupção do ciclo do sono.

O corpo humano precisa passar pelos cinco estágios do sono pelo menos 4 ou 5 vezes em uma noite inteira de sono para que todas as funções corporais funcionem corretamente e o organismo se recupere do dia vivido e se prepare para o dia seguinte.

Quando ocorre um micro-despertar devido a uma apneia, o estágio do sono é interrompido e retorna ao início, atrapalhando a passagem correta dos ciclos do sono, o que faz com o que o organismo produza substâncias anti-inflamatórias que atrapalham o sistema imunológico, causando uma grande redução da sua eficiência.

A consequência do sono de má qualidade para o sistema imunológico é muito grave no período em que vivemos, mas essa é apenas uma das relações da Apneia do Sono com o Coronavírus.

A Apneia também está relacionada a hipertensão e a diabetes, dois outros fatores de risco para a COVID-19.

Portanto, se você está sempre precisando de um cochilo durante o dia, sofre com o ronco alto, sente-se sempre indisposto ou apresenta algum dos outros sintomas da Apneia do Sono, é hora de procurar um médico do sono e realizar o exame de Polissonografia.

Com esse exame, o médico será capaz de indicar o aparelho CPAP e máscara adequados para a sua terapia.

Se já é um usuário de CPAP, continue sua terapia com disciplina. Faça a higienização e a manutenção adequada dos seus acessórios. Não deixe a apneia do sono colocar sua saúde em perigo, e o ronco perturbar seu sono!

Esperamos que esse post tenha esclarecido suas dúvidas sobre a relação do ronco com a Apneia do Sono. Na loja da CPAPS você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória! Acesse o site e converse com um de nossos consultores!

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook