Como o umidificador ajuda na adaptação ao CPAP

Algo que pode te ajudar no tratamento da apneia do sono é a utilização de um umidificador junto ao CPAP. Com as nossas dicas você consegue tratar a apneia, enquanto tem noites de sono mais confortáveis e uma vida mais saudável. Saiba mais neste post que o Blog CPAPS preparou para você!

Para que usar um umidificador?

Cerca de 40% dos pacientes que fazem uso do CPAP reclamam de efeitos colaterais como: congestão nasal, ressecamento do nariz e da garganta. Isso acontece devido ao fluxo de ar constante que corre nas vias respiratórias e pode ser resolvido com o uso de um umidificador ou um aparelho CPAP com o aparelho embutido, como o CPAP automático AirSense 10 AutoSet com Umidificador, da ResMed.

O umidificador previne o ressecamento e ajuda na adaptação ao CPAP. Ele é indicado, principalmente, para quem mora em regiões de clima seco e para quem utiliza pressão de tratamento elevada (acima de 12cmH2O). O tipo de máscara também interfere na necessidade ou não do aparelho. As máscaras faciais ou de almofadas nasais, por exemplo, podem gerar o ressecamento das narinas e da boca.

Umidificador reduz a congestão nasal

A congestão nasal devido à rinite alérgica, sinusite ou resfriados pode ser amenizada com o uso do umidificador.

O ar seco causa irritação na mucosa nasal e nas vias respiratórias, o que faz com que elas fiquem inchadas e dificultem a passagem ar, enquanto a umidade diminui essa irritação e deixa as vias respiratórias mais propícias para a passagem do ar nas vias aéreas e, consequentemente, um adormecer mais natural.

Evita o ressecamento nasobucal

As pessoas que usam a máscara nasal e sentem ressecamento nas narinas podem corrigir esse incômodo adicionando o umidificador ao tratamento. Ele adicionará umidade ao ar enviado na máscara, evitando o ressecamento.

Usar o CPAP com uma máscara oronasal/facial pode causar ressecamento na boca, na garganta e no nariz. O umidificador também controla o ressecamento nasobucal, uma vez que o ar umidificado entrará pela boca e pelo nariz.

Mas se você usa uma máscara nasal, com umidificador ou não, e sente ressecamento na boca e na garganta também, é provável que esteja abrindo a boca durante o sono. Pois ao abrir a boca usando uma máscara nasal, parte do ar que entra pelas narinas, escapa causando o incômodo, além de influenciar na qualidade do tratamento. Nesse caso, a solução é utilizar uma máscara oronasal/facial, além de aderir ao umidificador, caso ainda não tenha.

Ajuda a adormecer naturalmente

No processo respiratório natural, sem o uso de CPAP ou BiPAP, o ar é naturalmente aquecido e umidificado nas narinas antes de ser enviado às vias respiratórias. Já com o uso do dispositivo, esse processo não é feito devido a uma pressão de ar contínua nas vias respiratórias.

O uso do umidificador deixa a respiração mais próxima do natural, favorecendo um sono mais tranquilo, e o usuário pode adormecer com mais facilidade, com o ar umedecido e aquecido.

Quando devo usar o umidificador

O umidificador não é uma peça obrigatória no tratamento, porém é indispensável no favorecimento do processo de adaptação, já que aliado ao tratamento com CPAP ajuda a adormecer de forma mais natural.

O ideal é que o umidificador seja usado todas as noites, mesmo durante as estações em que a umidade não cai, uma vez que o ressecamento é causado pelo próprio fluxo do ar enviado pelo CPAP. Por isso é importante que, mesmo em um nível mais baixo, o umidificador esteja ligado.

Cuidados com o umidificador

Para aproveitar toda a ajuda que o umidificador pode proporcionar na adaptação ao tratamento com CPAP, os seus equipamentos e acessórios devem ser limpos ao menos uma vez por semana. Assim, você evita o acúmulo de fungos e bactérias e o desenvolvimento de alergias e doenças respiratórias.

Na CPAPS.com.br, você encontra diversas opções de umidificadores e CPAPS com umidificador embutido para não sentir incômodo nenhum durante a adaptação ao CPAP e no resto do tratamento para apneia do sono. Conte, também, com uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online no WhatsApp (27) 99575-6948 ou por telefone, no número 0800 601 9922.

Aproveite para conhecer o site CPAPS e encontre o aparelho ideal para o seu tratamento de apneia do sono durante o outono no nosso site. Visitar o site CPAPS agora!

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34 comentários

  1. Não sei como injetar a água umidificadora na minha máscara respironics tamanho médio boca/ nariz. Meu cpap tb é phillips e branco, o mais moderno. Como faço? Solicito instrução curta e objetiva.

    • Olá Aparecida! O umidificador é um acessório que pode ser adquirido separadamente para conectar no CPAP.
      Se não tiver o umidificador ainda, a senhora precisa adquirir o modelo compatível ao seu CPAP, para que o umidificador adicione umidade ao ar e evite o ressecamento.
      Em nosso site temos vários modelos de umidificador da marca Philips, que atende a muitos modelos disponíveis no mercado.
      Confira clicando neste link https://www.cpaps.com.br/umidificadores/umidificador-philips-respironics.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  2. Ola boa tarde, gostaria de uma informação, uso este CEPAP a 3 anos no começo o umidificador estava me incomodando ai adquiri a mangueira correta , mesmo assim não me adaptei , agora por conta do ar muito seco voltei a usar esta semana, mas acho que meu aparelho esta descontrolado, gostaria de fazer uma aferição nele, sou de Guarulhos sp , como faço

    • Olá Louriva!
      Os testes podem ser feitos facilmente com a ajuda de nosso suporte técnico.
      Enviamos para o seu e-mail algumas informações, e nós aguardamos o seu retorno para darmos sequência no atendimento.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  3. Boa tarde!
    Comprei um CPAP ResMed S9tm SD Card , e não me adaptei com o aparelho. Vários sintomas como: ressecamento do nariz, garganta seca e sangramento do nariz. E estou procurando o umidificador deste CPAP. Gostaria de saber de vocês tem e qual o preço.

  4. Bom dia!
    Uso mascara Amara View, Cpap Resmed S10, minha pressão de tratamento é 9,2, com umidade nível 6. Entretanto tenho tido problemas por excesso de salivação (baba). Como posso resolver isso, visto que o acumulo de saliva na máscara causa incomodo? Se reduzir a umidade ou desligar, isso pode ser resolvido?

    • Boa tarde Marcelo! Tudo bem?
      Vários fatores podem estar causando o excesso de salivação, e nem todos eles estão relacionados à sua terapia do sono.
      Entretanto, não custa nada fazer alguns testes!
      Indicamos que reduza a umidificação em um nível por noite, até sentir melhora. Porém, se não melhorar até chegar no nível 03, não reduza mais, para não sentir ressecamento.
      Um travesseiro um pouco mais alto pode ajudar a manter a boca mais fechada e diminuir a salivação também.
      Entretanto, se nada disso ajudar, aconselhamos que procure um médico para que a salivação excessiva seja investigada e tratada.

    • Olá Everton! Tudo bem?
      A limpeza do reservatório de água do umidificador é bem simples.
      Recomendamos que seja feita com sabonete líquido neutro, como o NOBAC.
      Entre em contato pelo whatsapp de pós-venda que podemos enviar um vídeo explicativo: (27) 997042306

  5. A água do meu umidificador está sendo consumida rapidamente. Antes, chegava pela manhã a água ficava quase no mesmo nível, agora fica pela metade. O que pode estar acontecendo?

    • Olá Rubens, como vai?

      O consumo de água no reservatório de seu Umidificar, é relativo, pois atua de acordo com a temperatura do ambiente e, também com o nível em que está configurado o acessório. Por exemplo, caso o ambiente em que o paciente está utilizando o equipamento, esteja muito seco ou o Umidificar esteja configurado em um nível elevado, exigirá maior consumo de água para proporcionar a umidificação necessária.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  6. Bom dia!
    Tenho um CPAP automático RESmart G2 com Umidificador – BMC. De vez em quando ele joga toda a água do reservatório prá fora cerca de 10 a 15 min depois de ligado.
    Não consegui visualizar nenhum vazamento. Não está quebrado, não sofreu queda. Não vaza onde existem as borrachas de vedação quando o retiro do aparelho.
    O que pode estar acontecendo? O que fazer?

    • Olá Dimas, como vai?

      A base aquecedora do Umidificador do CPAP RESmart G2 consegue alcançar elevadas temperaturas, podendo causar a ebulição da água. Nestes casos, o ideal é que o senhor diminua o nível de umidade, reduza um pouco a quantidade de água em seu reservatório e coloque o CPAP próximo ao chão, ou mesmo no chão, de forma que a traqueia fique bem esticada.

      Qualquer dúvida ou necessidade, permanecemos à disposição para ajudar!

  7. Olá, estou usando o cpap a um mês, tenho usado o umidificador, mas tenho notado muito excesso d’água na máscara, e acordo com o pulmão como se estivesse afogado, até tossindo. já tentei no nível 3, 1 fui para o 4 e voltei para o menos pior 1. meu aparelho é da Gasvile YH 560. também já abaixei o aparelho em relação a cama, já levantei a traquéia. também já desliguei o umidificador mas dá ressecamento. Por favor vocês podem me ajudar a resolver esse problema? obrigado desde já.

    • Olá Vanderlei, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O que está ocorrendo é uma condensação de água no tubo, que é ocasionando quando há uma diferença da temperatura pelo ar do ambiente e o fluxo gerado pelo CPAP. Peço que realize os seguintes procedimentos. Caso o seu ambiente possua ar condicionado, indico aumentar a temperatura do mesmo, quanto mais gelado o ar de fora, mais condensação poderá ocorrer. Deixe o CPAP o mais próximo do chão, se possível deixá-lo no chão, assim a condensação da água retornará para o umidificador e não irá gerar esse barulho. Caso permaneça, ou não se sinta confortável em utilizar o CPAP no chão, a utilização de um tubo aquecido resolverá a situação. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas para verificar a respeito do tubo aquecido compatível com o CPAP!

    • Olá João, como vai? Agradecemos imensamente o contato. 😊 A congestão nasal devido à rinite alérgica, sinusite ou resfriados pode ser amenizada com o uso do umidificador. O ar seco causa irritação na mucosa nasal e nas vias respiratórias, o que faz com que elas fiquem inchadas e dificultem a passagem ar, enquanto a umidade diminui essa irritação e deixa as vias respiratórias mais propícias para a passagem do ar nas vias aéreas e, consequentemente, um adormecer mais natural. Ele é indicado, principalmente, para quem mora em regiões de clima seco e para quem utiliza pressão de tratamento elevada. Para maiores informações, permanecemos à disposição no 0800 601 9922! Até logo! ☺

  8. Ja quase 2 anos uso a maquina da apneia não consigo me adaptar ao fim de 2 horas de a colocar começa a deitar ar para fora parece que vou sofucar tenho de a desligar, que faço

  9. Há um mês comecei a usar o CPAP, por ter apneia em grau GRAVE. Não estou me adaptando, acordo várias vezes a noite com coceira na garganta, tosse seca e sufocada. O que fazer neste caso? É comum isto acontecer?

    • Olá Lurdinha, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. A adaptação ao tratamento com CPAP é uma etapa muito importante da jornada de quem vai começar a usar o equipamento. Os modelos de CPAP possuem muitas configurações e, em algumas versões, as tecnologias de conforto são avançadas, permitindo o ajuste de acordo com a necessidade de cada usuário. Fazer a higienização, manutenção e troca dos seus acessórios para CPAP é essencial para a integridade do tratamento. Além do mais, você conta com auxílio de um time de especialistas para gerar o relatório do sono, acompanhamento da terapia, dicas de ajuste. Essa suporte é gratuito. Para maiores informações, entre em contato como nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! Te esperamos!! 😁😄

  10. Comecei usar o cipap com umidificador mas quando acordo pela manhã passo por um processo alérgico isso tem acontecido desde que comecei usar o umidificador

    • Olá Delma, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. A manutenção preventiva do CPAP é a substituição regular do filtro de ar. Realizando no prazo determinado pelo fabricante evita que a sujeira do filtro cause danos no aparelho e possíveis alergias ao paciente. Caso utilize o aparelho CPAP com Umidificador, é importante verificar à respeito do nível configurado, caso esteja sentindo ressecamentos, poderá elevar o nível de umidade para lhe proporcionar um maior conforto. É importante também atentar-se a respeito da higienização com regularidade dos acessórios.
      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, opção 2, e converse com um de nossos especialistas. Te esperamos!! 😊😁

  11. Olá, boa tarde!!!

    Estou com certa dificuldade com uso umidificador. No uso que estou fazendo há aproximadamente 20 dias, em, alguns momentos a água começa a condensar na traqueia e máscara nasal, gerando gotículas na máscara durante uso noturno, gerando desconforto. Alguma dica para lhe dar com está situação? Já realizei diversas configurações no aparelho, umidificador desligado, no 1, 2 até 3 no grau que vai até 5, coloquei mais água até indicação do limite, menos água. Uso aparelho CPAP BMC G3 com umidificador embutido, máscara nasal almofadada, traqueia sem auto aquecimento, uso água destilada, com média de uso em torno de 5 a 7 horas por noite 8 cmh20

    • Olá Eduardo, como vai?

      Para te ajudar a diminuir os efeitos da condensação sugerimos reduzir o nível de umidificação ao mínimo que não cause ressecamento, reduza o nível de água do reservatório respeitando sempre as marcações com os limites e coloque o CPAP em um nível abaixo da cama, ou seja, no chão ou próximo dele, assim parte da umidade irá escorrer de volta para o umidificador, evitando a formação de gotículas d’água ao longo do tubo. Estamos à disposição!

    • Olá Darci, como vai?

      Agradecemos o seu contato! Nossa equipe de especialistas fará contato muito em breve para te apresentar os modelos disponíveis e passar mais informações quanto aos prazos e valores. Caso prefira, também pode entrar em contato conosco através da central 0800 601 9922, será um prazer te atender. Estamos à disposição!

  12. Boa tarde , tenho um cpap da res med com umidificador, estou bem adaptado, mas observo que o nível da água não abaixa ou muitíssimo pouco, será que estou com regulagem errada?

    • Olá Antonio, como vai?

      A diminuição do volume de água no reservatório é bem relativa, a ideia é que quanto maior o nível de umidificação, maior a quantidade de água que o aparelho irá necessitar. Dessa forma, não significa que o umidificador não está em funcionamento devido ao nível de água ter se mantido ou não diminuído. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!

  13. Bom dia.
    O meu é o modelo “TANGO” da Resmed.
    O que tenho que adquirir para funcionar com umidificador.
    Grato.

    • Olá Renato, tudo bem?

      Agradecemos pelo seu contato! Para utilizar o modelo Tango da Resmed com um umidificador, você precisará adquirir o umidificador compatível, que é o H4i Heated Humidifier. Nossa equipe de especialistas entrará em contato em breve para fornecer mais informações sobre valores e prazos. Se preferir, você também pode nos contatar diretamente através da nossa central pelo número 0800 601 9922. Será um prazer atendê-lo, estamos à disposição!

  14. Bom dia tenho um aparelho cpap ResMed já faz um ano e meio troco a água 2 vezes por semana
    e lavo todos os acessórios
    No restante dos dias só aumento a água uso a água destilada está correto
    Embora o tratamento está bem gostaria de mais informações aguardo obrigada

    • Olá Maria, como vai?

      Nós da CPAPS temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!

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