Como iniciar um tratamento com CPAP?

Tratar a apneia do sono não pode ser motivo de problemas. Por isso, hoje preparamos algumas dicas que podem te ajudar no início do seu tratamento com CPAP. Confira!

O tratamento mais comum indicado para casos de apneia obstrutiva do sono é o uso de aparelhos CPAP. Com eles, é possível ter noites mais tranquilas e uma grande melhora na sua qualidade de vida e de seu sono. Além disso, o tratamento adequado para esse distúrbio evita doenças que podem estar relacionadas a ele, como problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.

No entanto, o uso do CPAP ainda é cercado de mitos e medos por grande parte das pessoas. Entenda que o aparelho é feito para ajudar a solucionar um problema e não ser motivo de outro! Por isso, hoje preparamos algumas dicas que podem te ajudar no início do seu tratamento com CPAP.

Escolha os produtos certos

Os equipamentos para a terapia do sono estão cada vez mais modernos, silenciosos, menores e mais leves. Além disso, possuem vários recursos para te auxiliar nessa etapa de início do tratamento, para lhe oferecer o máximo de conforto possível, como o ajuste automático de pressão.

A máscara é um item de extrema importância para você passar uma boa noite de sono com CPAP. Ela deve ser confortável e oferecer vedação segura. Existem diferentes tipos de máscara para atender necessidades especiais. Escolha uma máscara que encaixe bem em seu rosto e se adeque bem a você!

Utilize o CPAP e máscara enquanto estiver acordado

Uma boa dica para adaptar-se ao uso de CPAP é usá-lo em outros momentos, como quando estiver lendo ou assistindo televisão. Assim, você consegue tirar a atenção do aparelho e da máscara e o seu corpo se acostuma aos poucos, sem nem perceber.

Ajuste a máscara adequadamente

Depois de escolher a máscara ideal para você, é necessário ajustá-la corretamente ao seu rosto para que não haja escape de ar durante a noite e, também, para não sentir ela te incomodar. Então, fique em frente ao espelho e coloque a máscara de acordo com as instruções do fornecedor. Ela deve ficar firme, mas sem te apertar. Você deve conseguir colocar, com facilidade, o dedo indicador entre a tira do fixador e seu rosto.

Como respirar com o CPAP

Durante o uso do CPAP você pode respirar normalmente, mas quando acabar de colocar a máscara, nos primeiros momentos, respire bem devagar e profundamente para se adaptar mais rápido à pressão do CPAP.

Aumente as horas de uso aos poucos

Começar o tratamento utilizando o CPAP durante toda a noite pode ser difícil, então aumente as horas de uso gradualmente. O importante é não desistir! Então tente dormir uma hora, depois aumente para duas, três e assim sucessivamente.

Está iniciando o seu tratamento com CPAP? Aproveite essas dicas e conte com nossa loja online CPAPS.com.br na hora de encontrar os melhores produtos para terapia do sono.

Compartilhe esse conteúdo

8 comentários

    • Olá José Afonso!

      O micro CPAP é o sonho de todos nós, também queremos muito e estamos esperando chegar para te entregar a notícia de primeira.
      Garantimos que vamos te avisar quando o produto chegar!

      Abraços,
      Equipe CPAPS

  1. Muito boas dicas.
    Estou tento arrotos de ar e tb gases logo ao acordar. Vi que é normal. Pergunto: O ressecamento na boca pode ser pelo tipo de mascara usada. Será que a mascara somente nasal causa ressecamento da boca e lábios? melhor seria a mascara que pega nariz e boca?

    • Olá Loni! Tudo bem?
      A máscara nasal, apesar de ser o modelo mais indicado pelos médicos, só pode ser usada por quem tem uma boca respiração nasal e consegue respirar somente pela boca.
      Isso porque, se durante a terapia, o paciente abrir a boca, o ar enviado para as narinas vai escapar pela boca, ocasionando uma fuga de ar alta que, ao ser detectada pelo aparelho, fará com que o cpap aumente muito o fluxo de ar, tentando compensar essa fuga. O fluxo forte de ar continuará escapando pela boca,ressecando boca e garganta e não tratando a apneia do sono.
      Quem abre a boca enquanto dorme, deve usar a máscara nasal com uma queixeira, para manter a boca fechada durante a terapia, ou trocar a máscara por uma oronasal (também conhecida como facial), que cobre nariz e boca.
      Se precisar de suporte, entre em contato com nossos consultores através do número 0800 601 9922
      Um abraço!

  2. Comprei um cpap air sense 10 resmed e nao ha maneira de me acostumar. Tomo dois tipos de remedios para dormir e mesmo assim nao consegui trolls uma noite sequer por fim retiro eles e posso dormir ainda com dificuldades fiz duas cirurgias nasais e continuo com problemas.sem solucao?

    • Olá Carlos, bom dia! Tudo bem? Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimentos no 0800 601 9922 e selecione a opção 2 para conversar com um de nossos especialistas do Suporte Pós Vendas. O nosso Pós Vendas contempla dicas de ajuste, emissão e análise do relatório do sono e apoio em todas as dúvidas relacionadas a terapia. Esperamos o seu retorno!😁

  3. Muito interessante essas orientações. Vou começar o tratamento e estou bem insegura. Tenho apneia grave. Obrigada .

    • Olá Evanice, como vai?

      Nos primeiros dias, pode parecer um grande desafio começar a usar o CPAP a noite inteira. No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas. Portanto, utilize o seu CPAP por esse período, para que o seu organismo também comece a se acostumar com o uso do CPAP. À medida que perceber que está se familiarizando com o equipamento, aumente o tempo diariamente. Quando menos perceber, conseguirá dormir a noite inteira com o CPAP. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *