No CPAP e no BiPAP a única manutenção necessária é a limpeza ou substituição dos filtros na entrada de ar para conservar as partes internas limpas.
No entanto, existem outras recomendações para cuidar de sua máquina:
- Mantenha limpa a área em torno de sua máquina. Remova toda poeira ao redor para melhorar a qualidade do ar recebida pela máquina e entregue a você;
- Mantenha a entrada de ar desbloqueada. Cortinas, roupas de cama e outros artigos podem facilmente bloquear a entrada de ar da sua máquina, reduzindo o fluxo de ar.
Outras recomendações
Se você tiver um umidificador, sugerimos que não transporte a máquina com o umidificador encaixado. Na maioria das máquinas, é fácil “derramar” água a partir do umidificador para dentro da máquina e causar danos. Para evitar isso, sugere-se a separação da máquina e do umidificador, em vez de transportá-los em conjunto.
Você também pode esvaziar a água da câmara todas as manhãs. Acidentes acontecem, se um animal de estimação ou membro da família move a máquina com umidificador quando há água na câmara, é possível que a água escorra para a parte interna do CPAP, danificando seu equipamento. Todos os fabricantes não cobrem danos causados pela água no período de garantia.
Se você foi negligente na manutenção do seu equipamento, é recomendado que faça uma manutenção preventiva. Sintomas que indicam uma necessidade de manutenção preventiva estão listados abaixo:
- Nível sonoro acima do normal;
- Odores incômodos ao ligar o dispositivo;
- Congestão nasal constante (Este sintoma pode estar ligado a falta de umidade);
- A manutenção preventiva irá abrir seu equipamento, limpar, desodorizar, lubrificar e realizar a troca dos filtros.
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