apneia-bruxismo-sono

Bruxismo pode atrapalhar o sono

Tempo de leitura 3 minutos

Todo mundo sabe como é importante ter uma boa noite de sono. Noites bem dormidas trazem diversos benéficos e deixam as pessoas bem despostas e com mais qualidade de vida. Alguns distúrbios podem atrapalhar o sono, como por exemplo, o bruxismo. É uma doença que tem como característica um desequilíbrio na musculatura da mastigação.  Existem dois tipos de bruxismo: o excêntrico (ranger dos dentes) ou cêntrico (apertar dos dentes).

bruxismo-atrapalha-sono

Esse distúrbio influencia na qualidade do sono, e dormir mal pode causar problemas graves como ansiedade, dificuldade de se concentrar, e até mesmo complicações cardiovasculares. Ainda não há estudos específicos que explicam a causa, mas a origem do bruxismo pode estar relacionada ao mecanismo neurossensorial, onde há um descontrole na comunicação entre o cérebro e os músculos de mastigação. O estresse também pode estar ligada com a doença, entre outros fatores.

Pessoas que têm bruxismo dormem mal e muitas vezes não sabem por qual motivo acordam cansadas ou sonolentas ao longo dia. A doença leva a ter um sono artificial, pois atingir o sono profundo se transforma mais complexo enquanto a pessoa range ou aperta os dentes.

bruxismo-qualidade-sono

Consequências do Bruxismo

Geralmente, quem possui este mau hábito raramente percebe. A doença é muito comum em crianças, mas pode aparecer também em adultos. Além de ser desconfortante para quem ouve, o bruxismo pode causar diversas consequências como: desgastes na arca dentária, dores musculares na face, zumbidos nos ouvidos, enxaquecas, entre outros sintomas.

Apneia e Bruxismo

A apneia e o bruxismo são distúrbios do sono que atingem grande parte da população, e inclusive podem acontecer ao mesmo tempo. Existem alguns fatores explicam a ligação entre as duas como: ansiedade, respiração ofegante, ranger dos dentes e até mesmo a depressão.

Diagnóstico

O diagnóstico do bruxismo é feito por uma equipe multiprofissional formada com dentistas especialistas, psicólogo e médico, que avaliam transtornos como dores na mandíbula, na face, na cabeça, dores incomuns no ouvido, além de sensação de quente e frio nos dentes.

Tratamento

A escolha do tratamento ideal dependerá do diagnóstico da equipe que faz a avaliação, em razão do motivo que ativa o bruxismo. E com base no grau dos danos causados aos dentes e a causa provável, poderão ser utilizados estes tratamentos:

Dispositivo para dormir: Uma placa sob medida é feita pelo dentista e ajustado aos dentes. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para tratar o bruxismo, ele não é uma cura.

Meios de relaxamento: A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e qualquer prática que faça a pessoa relaxar pode contribuir, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. A terapia também auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.

Igualar a mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

A CPAPS.com.br é especialista em produtos para tratamento da apneia do sono e de outros distúrbios. Na loja virtual você encontra os melhores produtos e uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *