A apneia do sono, quando não tratada de forma correta, pode favorecer um dos problemas que mais tem atrapalhado a sociedade nos dias atuais: o aumento de peso. Ele traz diversos reflexos maléficos à saúde, principalmente para as pessoas que sofrem de apneia do sono e merecem atenção médica. Sabe por quê? Continue lendo o post!
A apneia obstrutiva do sono (AOS), caracterizada por episódios repetidos de apneia e hipopneia que ocorrem durante o sono, pode criar ou favorecer alterações cardiovasculares, hipersonolência diurna e também o acúmulo de gordura. Segundo estudo da Revista da Associação Médica Brasileira, estima-se que até 4% da população é afetada pela AOS, em sua maioria homens obesos entre 40 e 60 anos.
A falta de sono é um empecilho para a perda de peso, pois é quando dormimos que o corpo libera hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Se não temos o descanso necessário e falta o hormônio, o corpo sente que precisa de mais comida e passamos a comer além do necessário. Com a sonolência, ainda temos menos disposição para a prática de exercícios físicos, impossibilitando a melhora do quadro.
Por isso, o peso dos pacientes com apneia do sono merece atenção. Ao iniciar o tratamento, uma das medidas é também passar a ter uma alimentação regrada e, por consequência, conseguir reduzir o peso para evitar o acúmulo de gordura em todo o corpo.
E por falar em tratamento…
O tratamento da apneia do sono inclui também o uso do aparelho CPAP, um aparelho que oferece pressão positiva nas vias aéreas e evita que aconteçam os episódios da apneia. Você pode comprar CPAP na CPAPS, a loja que é referência em apneia do sono e terapia respiratória.
Cuide da sua saúde do seu sono e viva melhor!