Para que serve o umidificador?

O que é umidificador?

O fluxo de ar correndo em suas vias respiratórias poderá causar ressecamento. Os umidificadores adicionam umidade ao ar do gerador de fluxo (CPAP, BiPAP ou VPAP), reduzindo/eliminando ressecamento, congestão e irritação decorrentes do fluxo de ar.

O fluxo de ar pode ser irritante, em nível diferente, para todos. O ressecamento também pode causar inchaço, excesso de mucosa, congestão, espirros e até sangramentos. A irritação pode ser imediata ou cumulativa, construindo-se ao longo do tempo. A única maneira de reduzir a irritação é adicionar umidade. A umidificação é uma parte crítica da terapia CPAP, principalmente em regiões de baixa umidade.

 

O que é umidificador aquecido?

Todos os umidificadores comercializados em nossa loja virtual são aquecidos. O umidificador aquecido utiliza o calor para fornecer mais umidade. A água é aquecida, tornando mais volátil, para levar mais umidade ao paciente. O nível de aquecimento é ajustável, aumentando e diminuindo o nível de umidificação.

Algumas empresas comercializam umidificadores sem o recurso de aquecimento, isto é, não aquecem a água para fornecer mais umidade. Este umidificadores são chamados de “umidificador de passagem”.

 

Quais são os benefícios de utilizar o umidificador?

Eliminar/reduzir os sintomas de congestão nasal e ressecamento do nariz, boca e/ou garganta durante o tratamento. Isto é especialmente problemático aos novos usuários, pois pode condenar sua adaptação ao tratamento.

 

Qual manutenção devo realizar no meu umidificador?

O único cuidado os umidificadores exigem é que você esvazie e limpe o reservatório de água após o uso – recomendação dos fabricantes.

Certifique-se de utilizar apenas água destilada no tanque. O uso de água destilada ajuda a manter seu umidificador limpo e livre de depósito mineral. Se você fosse usar água mineral, ela irá evaporar e deixar os sais minerais no reservatório de água, eles são rígidos e brancos e dão um aspecto de falta de higiene em seu tanque.

Casos de doenças pulmonares foram ligados ao uso de água contaminada em um umidificador de CPAP.* Fonte

Se não for possível obter água destilada use água limpa e potável. Você vai precisar de lavar o tanque a cada manhã e não deixe água armazenada no reservatório, sempre troque todos os dias.

Os reservatórios de água podem ser substituídos, as peças de reposição são encontradas aqui.

Dúvidas sobre Apneia do Sono

Dúvida sobre Umidificação

Dúvidas sobre Máscaras

Dúvida sobre Umidificação